Buscar

O Ministério da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

_O Ministério da Educação-MEC assinou a Portaria nº 1.679, de 2 de Dezembro de 1999, que “Dispõe sobre os requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições”. Na ocasião da aprovação deste decreto, a Universidade Estadual de CampinasUNICAMP já contava com um projeto em andamento, originalmente planejado para ser implantado na Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-BIBIFCH, e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP: “Integração do pesquisador Acessibilidade – discurso e prática no cotidiano das bibliotecas Acessibilidade e inclusão 12 portador de deficiência física às atividades de pesquisa: estação de trabalho adaptada e adequação à NBR9050 da ABNT.” (proc. 1998/09212-9). A idéia partiu da diretora da BIBIFCH e a elaboração do projeto ficou a cargo de sua bibliotecária de referência, em maio de 1998.
_Uma Biblioteca acessível é um espaço que permite a presença e proveito de todos, e está preparada para acolher a maior variedade de público possível para as suas atividades, com instalações adequadas às diferentes necessidades e em conformidade com as diferenças físicas, antropométricas e sensoriais da população.
Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas / organizado por: Deise Tallarico Pupo, Amanda Meincke Melo, Sofia Pérez Ferrés. -- Campinas, SP : UNICAMP/Biblioteca. Central Cesar Lattes, 2006.

Outros materiais