Buscar

teste de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Em sua análise sobre o Estado, Gramsci, afirmou, que as ideias hegemônicas devem prevalecer sobre a coerção, pois, quando a coerção, subjetivamente, ultrapassa o pensamento hegemônico este Estado tende a desaparecer. A decadência das ditaduras na América Latina obedeceu fielmente esta ordem, enquanto a sociedade acreditava que era necessário uma mudança, aceitaram até mesmo às ditaduras, mas quando a violência do Estado e a ausência de liberdade ultrapassaram os limites da concordância, as ditaduras ruíram. Mas, economicamente, como se apresentavam os países latinos nos fins dos anos ditatoriais?
	
	
	
	
	
	A Argentina e o Uruguai viveram tempos de penúria, no fim da ditadura, mas a causa foi a guerra que os dois países empreenderam contra os EUA pelo controle das Ilhas Malvinas. Os uruguaios apoiaram seus vizinhos e pagaram um preço alto, a ditadura uruguaia não sobreviveu à derrota.
	
	
	O único caso de país que saiu da ditadura no seu auge econômico foi o Paraguai, o governo de Alfredo Stroessner foi eficiente na aplicação das medidas econômicas e permitiu que a sociedade paraguaia vivesse um apogeu desenvolvimentista. Havia liberdade, mesmo considerando o governo ditatorial, houve investimento no trabalho, na educação, na saúde e se realizou a tão sonhada reforma agrária. Uma ilha de prosperidade em meio a crise generalizada na América Latina.
	
	 
	A aplicação de medidas de desenvolvimento industrial, com atração de investimentos internacionais. foi a base dos modelos econômicos das ditaduras, que investiram no mercado consumidor interno, mas sem distribuição de renda. Resultado, em todas os países que tinham ditaduras de cunha capitalista a crise se estabeleceu com aumento da inflação, a necessidade de tomada de empréstimos do FMI e a consequente aplicação das medidas chamadas de neoliberais, como controle inflacionário, privatizações, retiradas de investimentos em áreas sociais e o arrocho salarial.
	
	
	Os casos de Brasil e Chile são bem típicos, viviam um apogeu econômico, o chamado milagre. No início dos anos 1980 este dois países tinham controle inflacionário eficiente, crescimento continuo do PIB, distribuição de renda e diminuição de pobreza. O que levou o ministro da fazenda brasileiro, Delfim Netto, a cunhar a frase: "primeiro fizemos o bolo crescer, agora estamos distribuindo."
	
	 
	Todos os países, que viveram o esgotamento de suas ditaduras entre 1983 e 1992, tinham características em comum e contraditórias. Apresentavam um baixo crescimento, com baixa inflação, mas com alta empregabilidade e aumento constante da renda dos trabalhadores. Foi este cenário que determinou a retirada do apoio dos empresários aos governos ditatoriais, que, por consequência, foram obrigados a entregar o controle do Estado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Assinale a alternativa correta. No Chile, pressões políticas e internacionais passaram a questionar a ditadura, principalmente diante das acusações de violação aos direitos humanos, que marcou a presidência de Pinochet. Após um plebiscito que negou a continuação do mandato do General Augusto Pinochet, um novo presidente, eleito em 1989, assumiu o governo, marcando o definitivo retorno do Chile à democracia. Esse presidente foi:
	
	
	
	
	 
	Patrício Aylwin.
	
	
	Salvador Allende.
	
	
	Ricardo Lagos.
	
	
	Eduardo Frey.
	
	
	Michelle Bachelet.
	
	
	
		3.
		Assinale a alternativa correta. Em 1982, a Ditadura Argentina dava claros sinais de desgaste, no entanto a Invasão das Ilhas Falklands e a guerra que se seguiu contra os ingleses estimularam o patriotismo dos argentinos e proporcionaram ao regime militar um novo alento, que iria durar pouco. O presidente argentino que ordenou a Invasão das Ilhas Malvinas foi:
	
	
	
	
	
	Raul Alfonsín.
	
	
	Roberto Eduardo Viola.
	
	
	Jorge Rafael Videla.
	
	
	Reynaldo Bignone
	
	 
	Leopoldo Galtieri.
	
	
	
		4.
		A ditadura militar terminava oficialmente 1985, quando o congresso nacional elegeu Tancredo Neves como presidente. Devido ao seu falecimento antes da posse assumiria o governo o seu vice-presidente. Quem foi esse político ?
	
	
	
	
	
	Fernando Collor
	
	 
	Jose Sarney
	
	
	Itamar Franco
	
	
	Luis Inácio Lula da Silva
	
	
	Fernando Henrique Cardoso
	
	
	
		5.
		Durante a Presidência de Jimmy Carter (1977-81), a política dos Estados Unidos para a América Latina caracterizou-se por um(a):
	
	
	
	
	
	retomada dos princípios intervencionistas contidos na Doutrina Truman.
	
	
	rejeição do Tratado para a devolução da "Zona do Canal" ao Panamá.
	
	
	aumento do fornecimento de armas a diversos países latino-americanos.
	
	
	incremento dos acordos militares e nucleares entre os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina.
	
	 
	condenação dos regimes políticos sem liberdades democráticas estabelecidas.
	
	
	
		6.
		Junto com o esgotamento dos regimes autoritários na América Latina, que outros fatores podemos apontar como causas para o fim das ditaduras militares na região ?
	
	
	
	
	
	Aumento da dívida externa e políticas econômicas virtuosas
	
	
	Aumento da dívida interna e revoltas militares
	
	
	Politicas econômicas nocivas e vitória dos movimento contrarrevolucionários
	
	 
	Aumento da dívida externa e políticas econômicas nocivas
	
	
	Vitória dos movimentos contrarrevolucionários e aumento da dívida externa
	
	
	
		7.
		No Brasil, a ditadura militar foi encerrada com a eleição de Tancredo Neves em 1985, no entanto, a população continuava sem participar da escolha do presidente, que fato marcaria o fim desta falta de participação?
	
	
	
	
	
	Eleição de José Sarney
	
	
	Primeira eleição direta de 1994
	
	
	Implantação do plano Real
	
	 
	Campanha das Diretas Já
	
	 
	Primeira eleição direta de 1989
	
	
	
		8.
		A partir da segunda metade do século XX a América Latina também será palco das disputas intencionais ensejadas pela Guerra Fria. Para além desse fato, podemos identificar a emergência e o desmantelamento dos regimes nacionalistas e a guinada à extrema-direita, com ditaduras civis-militares em todo continente. Entretanto, não faltaram exemplos de luta, resistência e mesmo de movimentos populares que culminaram em revoltas e revoluções mal ou bem sucedidas. Como exemplo dessa resistência, podemos falar dos seguintes movimentos/acontecimentos, exceto:
	
	
	
	
	 
	Sendero Luminoso, no Peru.
	
	
	Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro no âmbito do movimento 26 de julho
	
	
	Criação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC.
	
	 
	Guerra das Malvinas, na Argentina.
	
	
	Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua.

Outros materiais