Buscar

AV2 57 Questões de Fundamentos de Direito Empresarial

Prévia do material em texto

Questões de Fundamentos de Direito Empresarial
1 – Em se tratando de direito do consumidor, podemos afirmar que consumidor é:
R: Destinatário final do produto ou serviço.
2 – No âmbito específico das sociedades empresárias, há aquelas as quais a Lei 11.101/05 (Insolvência de Empresas) não se aplica. Quais são?
R: Empresa pública e sociedade de economia mista; instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora, sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas às anteriores.
3 – Poderá ocorrer o protesto de uma letra de câmbio:
R: Se esta não for paga.
4 – O que é uma relação de consumo?
R: Relação de consumo é a relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra e venda de um produto ou na prestação/utilização de um serviço.
5 – Uma banca de jornal funciona com quatro empregados, que se revezam em turnos distintos para a venda de mercadorias, pode ser considerada uma EMPRESA?
R: Sim, porque é uma atividade que realiza a circulação de serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho e matéria-prima).
6 – Em quantos anos e a partir de quando se extingue as obrigações do falido?
R: Decurso de 5 anos após encerrada a falência e após 10 anos em caso de crime falimentar. Se extingue mediante pagamento dos créditos, rateio de 50% do passivo e prescrição das obrigações antes dos prazos.
7 – O que significa Título ao Portador?
R: Documento de crédito sem indicação do beneficiário.
8 – O menor pode ser sócio de sociedade comercial?
R: Sim, mediante emancipação.
9 – O conselho de administração é formado por no mínimo:
R: 3 membros.
10 – O que é título de crédito?
R: Documento representativo de obrigações pecuniárias, necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado.
11 – Assinale a alternativa abaixo que corretamente aponte os títulos de crédito que contêm ordem de pagamento:
R: Letra de câmbio e duplicata.
12 – No Brasil, o estabelecimento empresarial regulado pelo Código Civil/2002 é tratado como:
R: Universalidade de bens materiais e imateriais.
13 – Marcos, na qualidade de comerciante, adquire diretamente do produtor um aparelho de televisão de 42 polegadas para sua residência. Estará ele praticando um ato comercial?
R: Sim, pois ato comercial é todo ato que realiza ou facilita uma interposição na troca,
14 – Em se tratando de títulos de crédito, um de seus princípios é:
R: Cartularidade.
15 – Se todas as cotas de uma sociedade limitada forem adquiridas por um único sócio, essa sociedade:
R: Pode subsistir sem a pluralidade de sócios por até 180 dias.
16 – Um banco pode pagar um cheque prescrito? Dentre as alternativas abaixo, aponte a resposta correta:
R: Se um banco pagar um cheque prescrito, estará pagando uma ordem de pagamento à vista que perdeu a pretensão de seu direito e trará prejuízo para o emitente.
17 - Na Letra de Câmbio, o aceite é
R: Declaração do sacado, comprometendo-se a pagar o título no seu vencimento.
18 – Como se pode definir um ato de comércio?
R: Ato de intermediação da compra e venda de mercadorias.
19 – Em função de uma denúncia, foi descoberto que um funcionário público era titular de estabelecimento empresarial. Como consequência do fato:
R: Suas obrigações se manteriam inválidas independentes de efeitos na esfera administrativa.
20 – Em relação ao tema da proteção contratual no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que:
R: O contrato de adesão deve ser redigido de forma clara.
21 – Para ser empresário é necessário:
R: Praticar atos empresariais com regularidade visando lucro.
22 – Assinale a alternativa correta e justifique sua resposta:
R: Qualquer que seja o objeto, a sociedade anônima é empresária e se rege pelas leis especiais e costumes empresariais.
23 – Joaquim dos Santos e Torquato Araújo pretendem constituir uma sociedade limitada cujo objeto será atuar no mercado de varejo de roupas masculinas. Joaquim concorrerá com 80% do capital e Torquato com os restantes 20%. A parte de Joaquim será integralizada com a transferência de um estabelecimento que ele explora como empresário individual, no mesmo ramo de atividade da sociedade a se constituir. Caso o contrato da sociedade mencionada na situação hipotética venha a silenciar sobre o tema da alienação de quotas:
R: Joaquim poderá opor-se a eventual alienação a terceiros da participação de Torquato.
24 – Supondo que o empresário individual esteja devidamente registrado na junta comercial, assim:
R: Terá responsabilidade ilimitada pelas dívidas empresariais.
25 – Assinale a afirmativa incorreta:
R: A teoria da desconsideração da personalidade jurídica foi positivada pelo novo Código Civil, conforme entendimento doutrinário e jurisprudencial majoritários.
26 – Júlio Torres, “expert” em reforma de tênis, se associou com Tício de Jesus, compraram um moderno equipamento para executar sua atividade econômica, constituindo uma sociedade limitada. Porém, após 1 ano da constituição da sociedade, Tício faleceu. Com base nesta situação são feitas as seguintes afirmações:
I – Júlio poderá continuar o exercício da atividade sem outro sócio, pois o nosso ordenamento jurídico permite a sociedade unipessoal.
II – Júlio tem um prazo de 12 meses para reposição da pluralidade sob pena da abertura de dissolução da sociedade.
III – Júlio tem um prazo de 180 dias para a reposição da pluralidade sob pena da abertura de dissolução da sociedade.
R: Apenas a alternativa III está correta.
27 – Pela teoria da empresa, adotada pelo novo Código Civil, pode-se afirmar que o principal elemento da sociedade empresarial é:
R: A organização.
28 – A respeito da classificação das sociedades em simples e empresárias, bem como da relação prevista em lei entre os tipos societários pertencentes a cada um desses grupos, é correta afirmar que as regras legais relativas à sociedade simples:
R: Aplicar-se-ão à sociedade limitada se o respectivo contrato social não estabelecer a regência supletiva das normas sobre sociedade anônima.
29 – Considera-se estabelecimento:
R: O consultório dentário em que são prestados serviços oferecidos aos clientes, para a venda, produtos para higiene bucal.
30 – O aval de um título de crédito será sempre:
R: Total ou parcial.
31 – O trespasse consiste na:
R: Alienação do estabelecimento comercial.
32 – Assinale a alternativa correto quanto à distinção do direito objetivo e direito subjetivo:
R: O direito objetivo é a norma jurídica e o direito subjetivo a faculdade jurídica.
33 – No que diz respeito à conceitos envolvendo a defesa do consumidor NÃO É CORRETO AFRIMAR:
R: Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto as de natureza bancária, regidas pelo banco central.
34 – Sobre duplicata de prestação de serviços pode-se afirmar:
R: Constitui documento hábil para a transcrição do instrumento de protesto a efetiva prestação de serviços e o vínculo contratual que a autorizou.
35 – O termo Direito provém da palavra directum, que significa:
R: Reto.
36 - O cheque pré-datado:
R: Pode ser apresentado para pagamento antes do dia indicado, como data de emissão, e pagável no dia da apresentação.
37 - Luiz Alberto era empregado da Cia Nacional de Petróleo, que teve a sua falência decretada. Por isso, pretende saber como deve ser exercido o seu direito de crédito na falência. Responda, justificando a resposta.
R: O crédito de Luiz é considerado crédito trabalhista, segundo a classificação dos créditos há preferência dos créditos dos empregados, por salários e indenizações trabalhistas, sobre cuja legitimidade não haja dúvida, ou, quando houver, em conformidadecom a decisão que for proferida na Justiça do Trabalho, sobre os demais créditos.
38 - O Contrato em que um dos contratantes assume, sem vínculos de dependência e em caráter não eventual, a obrigação de promover, à conta do outro, mediante retribuição, a realização de certos negócios em zona determinada.
R: Contrato de Agência
39 - O trespasse consiste na venda do estabelecimento empresarial. Não podemos confundi-lo com a venda do ponto empresarial. Qual o conceito de trespasse?
R: É modalidade de contrato que permite a transferência do fundo de comércio de um comerciante para outro. é a alienação do Estabelecimento Empresarial, ou seja, a compra ou a venda do estabelecimento que é o conjunto de bens materiais, organizadas para fins específicos. Quando vendido o estabelecimento, ele é passado para o comprador e também muda a titularidade. A alienação do fundo de comércio se faz por meio do "contrato de trespasse", possui proteção específica, outorgada pela lei, em razão de ser ato de alienação com patente cunho de ordem pública.
40 - Marque a opção que contém o único elemento que não é considerado específico do contrato social:
R: Capacidade.
41 - Três médicos – um cirurgião, um clínico e um ortopedista – constituíram uma sociedade limitada para explorar uma casa de saúde, na qual os sócios passaram a exercer suas especialidades médicas, com concurso de colaboradores e auxiliares. Esta sociedade caracteriza-se, ou não, como sociedade empresária? R: Não se trata de uma sociedade empresária, e sim, de sociedade simples, pois os sócios exercem suas especialidades com auxílio de colaboradores, não constituindo elemento de empresa conforme o art. 966, par. Único, in fine do Código Civil.
42 - Quais são as características da Sociedade Personificada Empresária?  
R: a responsabilidade dos sócios poderá ser limitada, ilimitada e mista.
43 - Maria pergunta a José se para ser empresário é necessário ter ética. Com base nos estudos o que é ter ética profissional?
R: Parte de uma série de práticas morais e busca determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.
44 - Assinale a opção que não está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
R: O consumidor tem direito à modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais, mas não à revisão delas em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.
45 - Mário adquire mercadoria em grande quantidade distribuindo-a em pequenas parcelas. Podemos afirmar que João está celebrando um contrato de: R: Compra e venda por varejo.
46 - O sacador (pessoa que determina que certa quantia seja paga por outra a terceiro), o sacado (a quem a ordem é dirigida e que deverá efetuar o pagamento ao terceiro) e o tomador (em favor de quem a ordem de pagamento é dada) são pessoas que participam do saque de:R: Uma letra de câmbio.
47 - Tiago ajuizou ação indenizatória contra João, seu empregador, visando reparação de dano materiais e morais por defeito em um equipamento de segurança (capacete). Alegando, em síntese, que o bem em questão é um produto. Em contestação, João sustenta não ser aplicável o Código do Consumidor à espécie. Como deve ser decidida a questão? Aplica-se ao caso o CDC?R: Não há o que se falar em relação de consumo. Pois o capacete como equipamento de segurança, faz parte de uma reclamação trabalhista. Exceção à incidência do CD
48 - Os contratos são classificados:
R: Unilaterais, Bilaterais, Consensuais, Reais, Solenes, Comutativos, Aleatórios, Típicos e Atípicos. 
49 - Através de que instrumento legal a Teoria da Empresa foi inserida no Sistema Jurídico Brasileiro? 
R: A aplicação da Teoria da Empresa foi inserida no Sistema Jurídico Brasileiro com o advento do Código Civil de 2002.
50 - A Sociedade Simples será constituída mediante contrato por escrito, devendo conter, além das cláusulas livremente pactuadas entre os sócios, alguns itens necessários para sua existência, assinale a opção correta:R: Capital social em moeda corrente, identificação dos sócios, prestação de cada sócio no capital social, participação de cada sócio nos lucros e nas perdas.
51 - Quais os elementos específicos do contrato social, que são chamados assim por tratarem de questões próprias do Direito Societário: R: Pluralidade dos sócios; participação dos resultados; affectio societatis; capital social.
52 - Acerca da responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta. 
R: Caso o vício do produto ou do serviço não seja sanado no prazo legal, pode o consumidor exigir o abatimento proporcional do preço.
53 - O Contrato no qual as partes não conseguem prever, no início da contratação, como será executado (ex.: contrato de dívida de jogo) é chamado de Contrato:R: Aleatório.
54 - Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. Esse conceito se adequa à:R: Sociedade Simples.
55 - O Contrato que nasce da simples manifestação de vontade dos contratantes (ex.: o contrato de compra e venda mercantil, o qual estará perfeito e acabado logo que as partes acordem no preço, na coisa e nas condições) pode ser identificado como contrato:R: Consensual.
56 - Em abril,  Aparecida comprou o refrigerador Electrolux Frost Free Celebrate (DS 46) pelo site do supermercado Carrefour. Para sua surpresa, no dia seguinte à instalação do eletrodoméstico em sua casa, dois dos pés de apoio - um da frente e outro de trás - quebraram. Aparecida entrou em contato com a Electrolux, que se negou a trocar o produto e atribuiu o problema ao transporte. Munida dessa informação, procurou o supermercado - responsável pela entrega do aparelho em sua casa -, que se comprometeu a trocá-lo. Mas quando a equipe de técnicos chegou à casa de Aparecida, recusou-se a retirar o refrigerador, porque ele não estava embalado no plástico bolha. A consumidora entrou novamente em contato com o Carrefour, mas dessa vez o discurso foi outro. O atendente lhe informou que não seria possível trocar o produto, pois a responsabilidade pela quebra dos pés seria, supostamente, dela.
R: O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. 
57 - Qual o grau de responsabilidade do sócio da sociedade limitada, quando o capital social não está totalmente integralizado?
R: tem as mesmas responsabilidades da sociedade ilimitada, só não podendo fazer retiradas de capital.

Continue navegando