Buscar

Poster bASE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATORES ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DE ANSIEDADE DOS ACADÊMICOS DA 7ª FASE DE BIOMEDICINA
Mayara Quadros Cardozo¹, Maria Tereza Soratto ¹
1Curso de Biomedicina, Universidade do Extremo Sul Catarinense
O ingresso no ensino superior é um acontecimento significativo na vida do estudante coincidindo com um período do desenvolvimento psicossocial marcado por mudanças importantes: período de explorações; a idade das possibilidades e instabilidades. “O jovem se encontra em um processo de transição complexo” (OSSE; COSTA, 2011, p.116).
Na vida acadêmica ocorrem as mudanças ambientais, de rotina e nos sistemas de suporte social, como resultado do afastamento do jovem do ambiente familiar e da rede social anterior ao ensino superior. “O ingresso na universidade nem sempre significa estabilidade, como seria desejável, pois os jovens podem manifestar algumas preocupações, dúvidas e ansiedade” (OSSE; COSTA, 2011, p.116).
A ansiedade é uma experiência universal humana e é definida como um sentimento persistente de medo, apreensão e desastre iminente, ou tensão e inquietação. De maneira geral, a ansiedade é tida como uma resposta fisiológica natural. (NEVES NETO, 2005).
O estresse e a ansiedade têm sido evidenciados de maneira significativa entre os acadêmicos da área da saúde. O estresse está presente no período de formação do profissional, pois é onde o estudante se depara com situações desafiadoras que interferem, muitas vezes, no seu processo de aprendizado e nas suas condições de saúde (COSTA; POLAK, 2009).
Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, o Biomédico é um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões, educação permanente . Pesquisa com objetivo de identificar os fatores associados à ocorrência de ansiedade dos acadêmicos de biomedicina.
INTRODUÇÃO:
METODOLOGIA:
Pesquisa quali-quantitativa, descritiva, exploratória e de campo. Estudo desenvolvido com 20 acadêmicos da 7ª fase do Curso de Biomedicina da UNESC. Aplicou-se a Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton e questionário semiestruturado sobre os fatores relacionados à ansiedade dos universitários em relação ao TCC.
Os acadêmicos de biomedicina apresentaram nível de ansiedade: 65% leve; 25% nível moderado; 10% nível intenso. Os sintomas relatados pelos acadêmicos foram relacionados à: 62,5% irritabilidade, nervosismo, agitação; 56,25% preocupações, antecipação temerosa e dor de cabeça; seguido de 50% dos acadêmicos com insônia; (Tabela 1)
O fator associado à ocorrência de ansiedade em 75% dos acadêmicos de biomedicina perpassa ter preocupação com o futuro profissional; seguido de 56,25% com a empregabilidade e campo de trabalho para o biomédico(Tabela 2);
Tabela 2 :Fatores relacionados a ocorrência de ansiedade em relação à Formação Profissional 
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
CONCLUSÕES:
Tendo-se em conta níveis tão elevados de ansiedades perante a pesquisa considera-se imprescindível o cuidado aos acadêmicos da Universidade, com foco no autocuidado, autoconhecimento, ética, e a cultura da paz. Sugere-se um aprofundamento da presente pesquisa, com maior número de acadêmicos, contemplando as diversas fases do curso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CRBM. Conselho Regional de Biomedicina. Biomedicina: Um painel sobre o profissional e a profissão. 2009. 
 
COSTA, Ana Lucia Siqueira; POLAK, Catarina. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Rev. esc. enferm. USP. São Paulo, v. 43, n. spe, dez, 2009. 
 
NEVES, Luciana Cohen Persiano et al. A integralidade na Terapia Floral e a viabilidade de sua inserção no Sistema Único de Saúde. O Mundo da Saúde. São Paulo, v.34, n.1, p.57-64, 2010.
 
OSSE, Cleuser Maria Campos; COSTA, IlenoIzídioda. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estud. psicol. Campinas, v.28, n. 1, mar. 2011. 
 Tabela 1- Escala de avaliação de ansiedade de Hamilton dos Acadêmicos de Biomedicina

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais