Buscar

Relatório Feldspato

Prévia do material em texto

Relatório Classificação o Mineral
E
FELDSPATO
Feldspato (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. 
Os Feldspatos representam o mais abundante grupo de minerais constituintes das rochas ígneas. Podem ocorrer em rochas que sofreram metamorfismo térmico ou regional e também são importantes constituintes de muitos sedimentos e rochas sedimentares.
São uma combinação química entre silicatos de alumínio com potássio, sódio, cálcio e, raramente, bário. Devido a sua grande complexidade química e extraordinária presença na crosta terrestre serve de base para a classificação das rochas ígneas.
Classificação Física:
Hábito Cristalino: Prismático
Cor: Branco róseo.
Aspecto ótico: Translúcido, não transparente.
Brilho: Vítreo.
Dureza: Escala de Mohs: 6,0 a 6,5. (Riscou com a lâmina de aço).
Traço: Branco.
Magnetismo: Não magnético.
Processo e ambiente de Formação:
Os feldspatos ocorrem em todas as classes de rochas. Eles são amplamente distribuídos em rochas ígneas, que indicam que eles são formados pela cristalização de magma. O intemperismo físico das rochas feldspato por rolamento pode resultar em sedimentos e rochas sedimentares que contêm feldspato. No entanto, esta é uma ocorrência rara, porque na maioria dos ambientes o feldspato tende a ser alterado para outras substâncias, como as argilas e os argilominerais. Eles também podem ser encontrados em muitas rochas metamórficas formadas a partir de rochas precursoras que continham os feldspatos e/ou elementos químicos necessários para sua formação. 
Abundância e locais onde são encontrados:
As reservas Brasileiras de feldspato totalizam aproximadamente 116 milhões de toneladas, sendo 41,4% reservas medidas, 28% reservas indicadas e 30,6% reservas inferidas. Entre os estados brasileiros destacamos São Paulo com 47,1%, Minas Gerais com 36,3% e o Paraná com 10,7% das reservas nacionais. Analisando por regiões estaduais temos os municípios de Castro – PR, com 11 milhões, Sorocaba – SP com 7,7 milhões e Ipatinga – MG com 4,2 milhões de toneladas, existe uma grande dificuldade para uma quantificação mais precisa, uma vez que ele ocorre em rochas pegmatíticas.
A produção mundial de feldspato é muito grande, sendo a Turquia, Itália e China os maiores produtores, com um pouco mais de 57% da produção mundial, estimou a produção total de feldspato e associados, em cerca de 20Mt. A Turquia é o maior produtor mundial de feldspato, com a maioria de suas minas situadas no sudeste do país na região denominada “Triângulo do Feldspato”. Grande parte desta produção é exportada para as principais produtoras de cerâmica européias, situadas na Itália e Espanha. Estados Unidos, França, Japão, Malásia, México, Polônia, República Tcheca, República da Coréia e Tailândia também são grandes produtores de feldspato.
3.1 Os principais tipos de depósitos em exploração no mundo são: 
• Depósito tipo nefelina sienito - os principais depósitos em exploração estão situados no Canadá e na Noruega. Recentemente, foi iniciada a produção de nefelina no município de Lavrinha em São Paulo, pela Nefelina Brasil Mineração, associação entre a Minerali e o Grupo Saint-Gobain. 
• Depósito tipo aplito/alaskito - os Estados Unidos e o Japão são grandes produtores de feldspato deste tipo de depósito. 
• Granitos - são rochas constituídas, principalmente, de quartzo, feldspato e mica. 
• Depósito tipo pegmatito - é a mais importante fonte de produção de feldspato no mundo
Formas de extração:
Numa primeira etapa, o minério é submetido à britagem, moagem e peneiramento, gerando dois produtos: Grossos (-0,6 + 0,15 mm) e finos (-0,15mm). 
Numa segunda etapa, os produtos são submetidos à separação magnética (via seca para grossos e via úmida para finos), visando a obtenção dos concentrados finais de feldspatos e quartzo. Os concentrados finais obtidos foram submetidos a análises químicas e a ensaios cerâmicos básicos (“cone de queima”), visando avaliar suas características e seu comportamento quanto à fusibilidade. As características e o comportamento dos concentrados finais obtidos dependem diretamente das características da rocha matriz.
Possibilidade de utilização pelas industrias:
As principais indústrias a utilizarem o Feldspato como obra-prima são a de cerâmica tradicional (revestimentos cerâmicos, louça sanitária, louça de mesa e porcelana elétrica) e as indústrias de fitas metálicas e esmaltes. Na cerâmica, sua função é a de fundente, pois seu ponto de fusão é menor do que a maioria dos outros componentes, servindo de cimento para as partículas das várias substâncias cristalinas, além de outros aspectos, como as reações físico-químicas. Já na indústria do vidro, o feldspato fornece a alumina, para aumentar a aplicabilidade do vidro fundido, melhorando o produto final e dando-lhe uma estabilidade química maior, inibindo a tendência de nitrificação. 
O feldspato é também usado como carga mineral nas indústrias de tintas, plásticos, borrachas e abrasivos leves, e como insumo na indústria de eletrodos para soldas.
Tabela 1: Utilização do Feldspato na indústria
Referências:
COELHO, J. Projeto de assistência técnica ao setor de energia: Perfil do Feldspato. Disponível em:http://www.mme.gov.br/documents/1138775/1256650/P28_RT45_Perfil_do_Feldspato.pdf/201fb0fc-0c79-45ad-8a22-b857958a4c8d
GUIMARÃES, L. Entendendo a Geologia: Feldspato. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/site/aulas/30/K%20feldspato.pdf 	
RAMOS, L. Feldspato, bem material. Disponível em: 
http://www.dnpm.gov.br/dnpm/paginas/balanco-mineral/arquivos/balanco-mineral-brasileiro-2001-feldspato

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes