Buscar

AS DIFERENTES IDENTIDADES SURDAS E SEUS CONFLITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS DIFERENTES IDENTIDADES SURDAS E SEUS CONFLITOS 
Poderíamos identificar as pessoas surdas pelas diferenças que possuem. No momento distinguiremos algumas categorias para as diferentes identidades surdas. 
IDENTIDADE SURDA 
São pessoas que têm identidade surda plena, geralmente são filhos de pais surdos, têm consciência surda, são mais politizados, têm consciência da diferença, e têm a língua de sinais como língua nativa. 
IDENTIDADE SURDA HÍBRIDA 
São surdos que nasceram ouvintes e posteriormente se tornam surdos, conhecem a estrutura do português falado.
 IDENTIDADE SURDA DE TRANSIÇÃO 
Nestas categorias são os surdos que são oralizados, foram mantidos numa comunicação auditiva, são filhos de pais ouvintes, e tardiamente descobrem a comunidade surda, e nesta transição, os surdos passam pela desouvintização, isto é, passam do mundo auditivo para o mundo visual. 
IDENTIDADE SURDA INCOMPLETA surdos que são dominados pela ideologia ouvintista, eles não conseguem quebrar o poder dos ouvintes que fazem de tudo para medicalizar os surdos, negam a identidade surda, acham os ouvintes superiores. 
 IDENTIDADE SURDA FLUTUANTE 
Quando os surdos têm consciência ou não da própria surdez, são vítimas da ideologia ouvintista. São surdos conformados e acomodados à situações impostas pelo ouvintismo, não têm militância pela causa surda. Essa classe não conseguem viver em harmonia, em nenhuma comunidade por falta de comunicação com ouvintes e pela falta de língua de sinais com surdos. 
REFLEXÃO FINAL
 É essencial que para lutar em prol da educação de surdos, é preciso respeitar o surdo como diferente e não deficiente. Para os surdos é preciso batalhar contra a ideologia dominante, a dita “maioria”, fortalecer suas bases, estar em intensa busca pela força política em prol da diferença de cada um.

Outros materiais