Buscar

Fundamentos de Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Administração
1-Defina o conceito de empregabilidade?
Empregabilidade é suas qualidades pessoais e profissionais que devem ser interessantes para o mercado de trabalho. Significa ter que conhecer as ferramentas que o mercado exige. Quanto mais suas habilidades for de acordo com o perfil profissional exigido , maiores serão as chances no mercado de trabalho, assim maior será sua empregabilidade.
2-Cite e comente 3 itens que podem aumentar nossa empregabilidade.
Busca de informações e conhecimentos  - Ler mais livros sobre sua área , participar de treinamentos, buscar sempre novos conhecimentos e desafios, se aprimorar cada vez mais na área, estudar. As empresas sempre estão a procura de pessoas que podem fazer a utilização do conhecimento um diferencial competitivo.
Melhorar a forma de comunicação - A comunicação é tudo na empregabilidade, não adianta ter competências e habilidades se não sabe se expressar de forma correta. Então é preciso sempre se atualizar na gramática,precisa ser edificante, intelectual e prática.
Comprometida com trabalho - Sempre deve ser uma pessoa comprometida com o sucesso da empresa em que trabalha. Ou seja, você deve ser uma pessoa comprometida com o sucesso dos clientes, com o sucesso os seus chefes e até com o sucesso dos seus subordinados.
3- Comente sobre o modelo de Robert Katz.
Robert L. Katz desenvolveu fazer uso de várias habilidades para executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar. Ele classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.Todo administrador precisa das três habilidades, precisa dominar e dosá-las conforme sua posição na organização.
Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos. É relativamente fácil trabalhar com coisas e com números porque eles são estáticos e inertes, não contestam nem resistem à ação do administrador. 
Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas. 
Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. . Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como a organização se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas.
4-Os termos Eficiência e Eficácia expressam o mesmo conceito? Justifique
A eficiência seria o ato de “ fazer certo as coisas” , geralmente está ligada ao nível operacional. Já a eficácia consiste em “fazer as coisas certas” geralmente está relacionada ao nível gerencial.
Eficiência é quando a pessoa tem que ser eficiente, ou seja, deve fazer as coisas de forma certa com o menor uso de recursos e tempo possível, tem que dominar o processo, ser habilidoso e rápido. Ou seja, fazer as coisas de forma certa. É diferente de eficácia, que significa fazer com que as coisas certas sejam feitas. Eficácia trata do que fazer, quais atividades executar, realizando estas da maneira certa, alinhada á decisão de qual o melhor caminho a ser seguido.
De forma resumida, a eficiência e eficácia estão interligadas , mas apenas a eficácia é caracterizada pela excelência na execução da atividade, fazendo o que for necessário para alcançar um determinado resultado.
5- O que representa um Organograma?
Organograma é um gráfico que representa visualmente a estrutura organizacional de uma instituição ou empresa. O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização.
O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.Um organograma bem feito deve ser de fácil interpretação, organizado de forma clara para que cada órgão ou funcionário. 
Modelos de Organogramas : Organograma Vertical, Clássico ou Funcional ; Organograma Horizontal; Organograma Circular ou Radial; Organograma Matricial ; entre outros. 
6- Cite e comente 3 Princípios Administrativos definidos por Fayol.
1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.
3. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas. 
7- Cite e comente 3 características da Administração cientifica.
- Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa;
- Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas;
- Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho;
- Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores;
 
- Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho;
 
- Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;
8- Cite e comente cada uma das 5 funções Administrativas definidas por Fayol.
Fayol definiu as funções do administrador: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar.
Como para Fayol a função administrativa era a mais importante de todas e tinha como componentes :
Planejamento: preparar o futuro, desenvolvendo um plano de ação;
Organização: combinar da melhor forma possível os recursos humanos, financeiros e materiais necessários à execução do planejado, e desenvolver uma estrutura destinada a implementar as atividades da organização;
Comando: assegurar que os empregados desempenhem como deve ser as suas funções, no interesse da organização;
Coordenação: ordenar harmoniosamente as atividades da organização, para que se possam alcançar os objetivos sem conflitos entre as atividades e seus executores; e
Controle: verificar se os planos, instruções e comandos são corretamente implementados.
9- Qual é o modelo de Homem da Administração Científica e da Burocracia?
10- Geralmente as chamadas empresas de alto desempenho possuem pessoas com uma baixa taxa de empregabilidade. Está correta esta afirmativa? Justifique.
Isso depende, pois as empresas de alto desempenho apresentam algumas características que seguem alguns tipos de organização, como: Utilizar todos os seus recursos de forma estratégica; Manter-se sempre inseridas no mercado de atuação; Manter fôlego suficiente para vencer os riscos da atividade econômica, entre outros . E a ausência ou falha desses fatores podem levar as empresas a escolherem, em estabilizar ou até fechar as portas. Por isso vem o termo de empregabilidade, as empresas precisam que esta taxa esteja alta para o desenvolvimento dos mesmos e da própria empresa.Empresas de alto desempenho observam alguns critérios e metodologias específicos. O alto desempenho de uma empresa depende de uma série de fatores, como por exemplo, aceitação no mercado, logística de base, sinergia gerada pela cultura organizacional, competitividade,  condições do mercado, etc.
Evidentemente que para que possa existir gestão eficiente e eficaz há necessidade também de profissionais capacitados. Então, empresas com alto desempenho possuem pessoas com alta taxa de empregabilidade, para assim permanecerem empresas com alto desempenho.
11- Explique o conceito da Centralização.
Centralização é a acção e o efeito de centralizar. Significa reunir várias coisas num centro comum ou fazer com que as coisas dependam de um poder central.
centralização, pode-se dizer que é a acção ou iniciativa de reunir diferentes coisas num centro comum. 
12- Cite e comente 2 méritos da Administração Científica.

Outros materiais

Outros materiais