Buscar

ESTUDO DIRIGIDO gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A3Administração escolar Prof. Jesiel Cruz /UCAM Sta.Cruz
ESTUDO DIRIGIDO PARA ANÁLISE DE VIDEO.
Roteiro 1:
Análise do filme : APROVADOS. (Accepted). Direção:  Steve Pink. Intépretes: Justin Long, Jonah Hill, Columbus Short, Maria Thayer, Adam Herschman.  EUA: UIP, 2006, 93 min. sonor. Color.
Sinopse
Bartleby Gaines (Justin Long) está acabando o colégio, fez testes para oito universidades e foi rejeitado por todas. Como explicar isso para os pais, que sonham com uma bela carreira para o filho? A solução para Bartleby - e um bando de amigos na mesma situação - é simples: abrir a própria universidade. Ele, então, forja, junto com seus amigos Sherman Schrader (Jonah Hill), Mãozinha (Columbus Short), Rory (Maria Thayer) e o engraçadíssimo Glen (Adam Herschman), uma falsa Faculdade, chamada South Harmon Instituto de Tecnologia. Mas, de repente, eles percebem que muitas pessoas descobriram a falsa faculdade e se inscreveram nela, sendo aceitos. A partir daí, Bartleby perde o controle da situação e tenta tornar aquela falsa faculdade em uma verdadeira. A idéia que surge é fazer um currículo de matérias inovador, com matérias não consideradas por faculdades normais. A faculdade Harmon (inspiração para South Harmon) descobre que S.H.I.T é falsa e rouba o notebook de Sherman Schrader, que contem informações, endereços, e números telefônicos dos alunos, e cria um falso dia dos pais. O reitor da universidade Harmon, chama a policia e interdita a S.H.I.T por alguns dias. Bartleby vai a uma audiência marcada por Sherman Schrader e consegue reabrir a S.H.I.T.
Roteiro 2 
Leitura do Texto: “O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas” 
Questões indutivas e dedutivas. 
Qual é o eixo temático do filme relacionado à nossa disciplina de PDI- Instituição Escolar, descreva um paragrafo sintético (mínimo 5 linhas)? O filme retrata os dilemas e contradições da Gestão escolar quando o protagonista do filme: Bartleby Gaines (Justin Long), descobre que seu projeto alternativo de educação se consolidou e por mais alternativo que seja precisará dos fundamentos essenciais a qualquer instituição que se propõe a ensinar. Desta forma o Eixo temático do filme claramente está associado à temática da Gestão Escolar em seus aspectos políticos, pedagógicos e administrativos, que são objetos de estudo de nossa disciplina.
Que dificuldade e necessidade o protagonista do filme Bartleby Gaines (Justin Long) constata quando percebe que seu projeto alternativo de instituição educativa deu certo? Primeiramente a dificuldade com as ingerências de um trabalho improvisado (qualquer instituição de ensino precisa ter o mínimo de planejamento) em seguida constata a necessidade da Administração Escolar, mesmo em um projeto de sistema aberto que propícia à criação de estruturas metodológicas mais flexíveis para reinventar sempre que for preciso a educação. E Por último a necessidade de Gestão associado à liderança.
No filme um fator crítico, retomado a todo instante na dramaturgia, são os três níveis de relacionamento fundamentais para o sucesso da gestão escolar, quais são eles? O Estado, A família e a Escola. ..\..\DIDATICA\Violência na Escola.flv
Segundo a proposta do filme, em relação a nossa disciplina, o que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade? Uma escola de qualidade Faz-se por meio da participação de toda equipe escolar (gestão democrática), definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua de todos os envolvidos. Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda as necessidades  de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos, que efetivamente consiga que os alunos aprendam mesmo os que são desprivilegiados socialmente
O que é planejamento? Na educação podemos falar em um único modelo de planejamento? Justifique a resposta.
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Não, pois o planejamento é um ato humano, portanto,é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana.Sobretudo na educação que é uma construção social imbricados em diversos níveis e hierarquias da sociedade. (Governo, escola, gestores, professores, alunos e etc)
Porque o planejamento e a avaliação andam de mãos dadas (são partes integrantes da mesma ação)?
Porque o planejamento na educação tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Ou seja enquanto planejo eu avalio, enquanto avalio eu planejo. Todo planejamento é flexível.
Que tipologia de planejamento é responsável pela incorporação das políticas educacionais?
O Planejamento Educacional porque corresponde ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal" Por isso o Plano Nacional de Educação é "onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo" (MEEGOLLA; SANT'ANNA, 1993, p. 48).
Atendendo a revisão de conceitos estabeleça a relação entre o projeto pedagógico e o planejamento curricular:
Ambas estabelecem a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares
Considerando a revisão de conceitos diferencie planejamento de Plano.
O planejamento é um processo amplo, sistemático com inúmeros procedimentos. O plano é um documento especifico que delimita ou especifica o planejamento.
Como foi visto no filme o planejamento participativo tem sido considerado como modelo de planejamento, porque é o que melhor atende a perspectiva de gestão democrática, neste sentido identifique que atores sociais precisam estar envolvidos no planejamento e em que momento devem estar presentes? 
Todos os atores do cenário educacional: Pais, alunos, cidadãos, gestores, coordenadores, professores, auxiliares precisam estar envolvidos, sobre tudo nas decisões e construções.

Outros materiais