Buscar

avaliando cinesioterapia 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604190751)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de cadeia cinética aberta e fechada apresentam diferentes efeitos biomecânicos sobre as articulações do membro inferior. É essencial para o fisioterapeuta compreender esses efeitos durante a prescrição da atividade mais adequada. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
		
	
	As ações musculares que ocorrem durante as atividades de cadeia cinética aberta são semelhantes às atividades de cadeia cinética fechada.
	
	A co-contração que ocorre durante o exercício de cadeia cinética fechada aumenta as forças de cisalhamento que atuam sobre a articulação.
	
	Os exercícios de cadeia cinética fechada utilizam apenas combinações de contrações isométricas e concêntricas que ocorrem simultaneamente, em diferentes grupos musculares.
	 
	A extensão do joelho é uma ação que pode ser realizada tanto em cadeia cinética aberta (CCA) quanto em cadeia cinética fechada (CCF). Em CCA, à medida que o joelho se move em direção à extensão total a área de contato femoropatelar diminui provocando o aumento da pressão de contato das superfícies articulares. Já em CCF, a co-contração existente entre os músculos extensores e flexores do joelho promove um aumento da superfície de contato com concomitante diminuição da pressão de contato das superfícies articulares. Sendo assim, os exercícios em cadeia cinética fechada podem ser mais bem tolerados por essa articulação.
	
	No exercício de cadeia cinética aberta, a inserção muscular é fixa, e a contração muscular produz movimento na sua origem.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604243000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios passivos são aqueles que o fisioterapeuta realiza as movimentações no corpo do paciente enquanto este não ajuda ativamente na terapia. Diante do exposto, marque a opção FALSA sobre os benefícios dos mesmos.
		
	
	Estimular o sistema circulatório
	
	Manter a integridade articular
	
	Prevenir aderências capsulares
	
	Prevenir contraturas musculares
	 
	Aumentar a força e tônus muscular
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603532098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A eficiência de um alongamento passivo em um músculo ou grupo muscular, vai depender da boa capacidade de se afastar os pontos de origem e inserção deste músculo ou grupo muscular, por isto, o posicionamento dos diversos segmentos corporais e a postura do paciente que está sendo alongado são fatores que interferem nesta eficiência de alongamento e na proteção de lesões em casos de posicionamento incorreto realizado durante o alongamento. Qual das alternativas abaixo promove uma otimização do alongamento dos isquiosurais (isquiotibiais) e evita que o paciente tenha uma lesão decorrente de um alongamento realizado de forma incorreta?
		
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante aumentar a lordose lombar ao máximo, pois, será melhor a eficiência do alongamento e, também, será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	Deve-se incluir a extensão de quadril ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante manter a retificação da coluna lombar ao máximo.
	
	Deve-se incluir a flexão de joelho ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.
	 
	Quanto maior estabilização lombo pélvica com a lordose fisiológica mantida em estado neutro, melhor será a eficiência do alongamento e também será mais seguro em termo de lesões na coluna.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603531445)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de energia Muscular de Mitchell baseia-se no fato de que, após uma contração pré-alongamento de um músculo retraído, esse músculo irá relaxar como resultado da inibição autogênica e será alongado mais facilmente. Essa ação inibitória provocada pela contração é resultado da estimulação do:
		
	 
	Órgão Tendinoso de Golgi
	
	Fuso Muscular
	
	Órgão de Ruffini
	
	Corpúsculo de Paccini
	
	Corpúsculo de Merkel
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604139678)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os ítens abaixo são benefícios potenciais do exercício resistido ,exceto:
		
	
	Maior densidade mineral óssea ou menor desmineralização óssea
	
	Aumento da força dos tecidos conjuntivos: tendões, ligamentos, tecido conjuntivo intramuscular.
	
	Aumento da sensação de bem estar físico
	 
	Mudanças positivas na composição corporal:diminuição da massa muscular magra e aumento da gordura corporal

Outros materiais