Buscar

Roteiro de leitura Antro2 Malinowski 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia II
Roteiro de Leitura 
Malinowski, Bronislaw. 1978. Cap. IV “As Canoas e a Navegação”, in: Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural. 
1) Porque Malinowski é considerado um fundador da antropologia social britânica e qual sua principal contribuição para a disciplina? A qual corrente teórica ele é associado?
2) Que método Malinowski formulou depois de passar dois anos nas Ilhas Trobriand, enquanto fugia da guerra? 
3) Quais os principais tipos de embarcações dos Trobriandeses? Quais são suas utilidades? Especifique suas características e usos. 
4) Descrever a canoa Trobriand ou fotografá-la é o suficiente para entender seu significado? O que ela verdadeiramente representa para o nativo? 
5) Por que Malinowski considera que a canoa construída pelos Trobriandeses, apesar de "inferior" em termos tecnológicos em comparação aos meios de transporte produzidos pelos europeus, representa uma conquista admirável? A que são associados todos os cuidados e a decoração realizada pelos nativos nas canoas? 
6) Em termos gerais, que aspectos estão envolvidos na construção e utilização das canoas pelos Trobriandeses? 
7) Qual a principal função da magia na construção das canoas? A que a magia está associada para os Trobriandeses? Qual sua relação com a tradição? E qual a relação entre a eficácia mágica e a capacidade técnica na construção de uma canoa? 
8) Quais os sentidos de propriedade para os Trobriandeses e suas implicações?

Outros materiais