Buscar

Roteiro de leitura Antro3 Lévi Strauss ciencia do concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia III 
 “A ciência do concreto”, Capítulo I 
 
1. Lévi-Strauss afirma a existência de um pensamento objetivo, racional e lógico dos povos primitivos sobre a realidade. Ao construir seu argumento, o autor elabora uma resposta às abordagens utilitaristas (que afirmam que os primitivos seriam incapazes da criação de conceitos abstratos e seu conhecimento sobre a natureza se reduziria a um meio de satisfação de suas necessidades). Quais os argumentos utilizados pelo autor para desconstruir essas abordagens? 
 
2. Selecione alguns exemplos que evidenciam riqueza dos conhecimentos naturalistas de sociedades ditas primitivas. 
 
3. Tendo em vista a reflexão sobre as ‘diligências intelectuais” presentes nos sistemas de classificações dos povos ditos primitivos, o autor situa em sua argumentação as esferas do conhecimento intelectual do pensamento primitivo e da ciência moderna como semelhantes. O que os torna semelhantes? 
 
4. Como o autor supera a oposição entre magia e ciência e qual o procedimento analítico? Ao afirmar que magia e ciência são formas de elaboração do pensamento paralelas e não consecutivas, com que perspectiva antropológica Lévi-Strauss está dialogando? 
 
5. Ao abordar o tema do “paradoxo neolítico” Lévi-Strauss afirma que “o homem neolítico ou da proto-história foi, portanto o herdeiro de uma longa tradição científica; contudo, se o espírito que o inspirava, assim como todos os seus antepassados, fosse exatamente o mesmo que o dos modernos, como poderíamos entender que ele tenha parado e que muitos milênios de estagnação se intercalem, como um patamar, entre a revolução neolítica e a ciência contemporânea.” Explique como o autor articula a solução para esse paradoxo. 
6. Paralelo entre bricolagem e pensamento mítico. Acompanhe a comparação. Uma vez que essa “ciência do concreto” se difere das ciências naturais, porém não sendo menos científica do que a anterior, qual o papel desempenhado pelos mitos e ritos em sua constituição? 
 
7. A Ciência primeira, concreta, é designada pelo termo bricolage, resultado do trabalho do bricoleur. Em que consiste a prática da bricolagem? O que Lévi-Strauss quer dizer ao afirmar que “a reflexão mítica aparece como uma forma intelectual de bricolagem”? 
 
8. Ao afirmar que “o pensamento mítico, esse bricoleur, elabora estruturas organizando fatos ou resíduos dos fatos, ao passo que a ciência, em ‘marcha’ a partir de sua própria instauração, cria seus meios e seus resultados sob a forma de fatos, graças a estruturas que fabrica sem cessar e que são suas hipóteses e suas teorias”, o autor considera tratar-se de procedimentos igualmente válidos. Por quê? 
 
9. A arte, intermediária entre bricolagem e ciência. Qual o propósito da reflexão acerca da arte? Onde o autor situa a arte primitiva?

Outros materiais