Buscar

Contabilidade e Custos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade e Custos
Métodos de custeio
 Artigos utilizados:
”Vantagens e desvantagens da utilização do sistema de custeio ABC.”
“O custeio por absorção e o custeio variável: Vantagens e desvantagens sobre o método a ser adotado pela empresa.”
“É o custeio por absorção o único método aceito pela contabilidade?”
“custeio por absorção x custeio abc”
Autores:
Nilton de Aquino Andrade, Daniel Gerhard Batista e Cleber Batista de Sousa.
Ana Paula  Lobo 
Objetivos da Contabilidade
Como afirmam os autores Iudícibus e Marion, “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.”
Martins,“A primeira preocupação dos contadores,auditores e fiscais foi a de fazer da Contabilidade de custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e resultado.”
Aumento da competitividade
Métodos de custeio
Segundo Eller, “os métodos de custeio tem como função determinar o modo de como será atribuído custo aos produtos.”
Características da organização
Escolha do sistema de custeio
Métodos de custeio tradicionais
Quadro 1 - Conceitos
Item
Descrição
CustosFixos
ParaKoliver(2003, p.30), “custos fixos são aqueles que tendem a permanecer num determinado nível, entre certos limites no uso da capacidade instalada da entidade
Custos Variáveis
Para Dutra (1995, p. 37) “Define-se custos variáveis como os custos que variam em função da variação do volume de atividade, ou seja, da variação da quantidade produzida no período”.
Custos diretos
ParaHorngren, Foster e Datar (2000, p. 20) “Custos diretos são os custos que estão relacionados a um determinado objeto de custo e que podem ser identificados com este de maneira economicamente viável”.
Custos indiretos
Para Martins (2003, p. 49) custos que “não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (...). São os Custos Indiretos com relação aos produtos”.
Portadores finais de custos
São os produtos (bens e mercadorias) e/ou serviços objeto de custeio.
Custeio por absorção
Custeio por absorção
	O método de custeio por absorção pode ser com ou sem departamentalização ele é o método de apropriação de todos os custos, assim ele apropria os custos diretos e indiretos aos produtos, e as demais despesas como as administrativas, vendas e financeiras como sendo do período. 
Custeio por absorção
	Desta forma pode-se notar que é um custeio voltado para avaliar os estoques das empresas e consegue facilmente alocar preços aos produtos já que o rateio é uma pequena parcela. Porém para tomadas de decisões gerencias peca por necessitar de informações complementares.
Custeio por absorção
CUSTEIO SEM DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Separação de custos e despesas, Apropriação dos Custos Diretos e dos Indiretos. Desta forma há valores de custos diferentes e custos totais diferentes para cada produto. 
Custeio por absorção
Custeio por absorção
CUSTEIO POR DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Separação entre custos e despesas, apropriação dos custos indiretos aos departamentos, rateio dos custos indiretos comuns e da adm. Geral da produção aos departamentos, escolha da sequência de rateio dos custos acumulados nos departamentos de serviços e distribuição aos demais departamentos e atribuição dos custos indiretos dos departamentos de produção aos produtos, de acordo com o critério escolhido. cc
Custeio por absorção
	Propicia uma distribuição mais racional dos custos indiretos que são rateados entre os Departamentos de Produção agindo sobre os produtos e apropriando custos a eles, separando deste os custos referentes aos Departamentos de Serviços. 
Custeio por absorção
Custeio por absorção
VANTAGENS: Considera o total dos custos por produto, Formação de custos para estoque, Permite a apuração dos custos por centros de custos.
Custeio por absorção
DESVANTAGENS: Dados contábeis pouco confiável, Pode elevar artificialmente os custos de alguns produtos, Não evidencia a capacidade ociosa da entidade, Os critérios de rateios são sempre arbitrários, Poucas informações para o processo de decisões gerencias. 
Custeio por absorção
	O custeio por absorção foi adotado pela legislação brasileira advento da Lei n. 6.404 – Lei das Sociedades Anônimas e nas leis que regulamentam o imposto de renda para pessoas jurídicas pelo Decreto 3.000 da RIR, neste período somente existia no pais este custeio e o custeio variável.
Custeio por absorção
Art. 13 - O custo de aquisição de mercadorias destinadas à revenda compreenderá os de transporte e seguro até o estabelecimento do contribuinte e os tributos devidos na aquisição ou importação.
 § 1º - O custo de produção dos bens ou serviços vendidos compreenderá, obrigatoriamente: 
a) o custo de aquisição de matérias-primas e quaisquer outros bens ou serviços aplicados ou consumidos na produção, observado o disposto neste artigo;
 b) o custo do pessoal aplicado na produção, inclusive de supervisão direta, manutenção e guarda das instalações de produção;
 c) os custos de locação, manutenção e reparo e os encargos de depreciação dos bens aplicados na produção;
 d) os encargos de amortização diretamente relacionados com a produção; 
e) os encargos de exaustão dos recursos naturais utilizados na produção.
Custeio por absorção
	Há uma ênfase em determinar o que faz parte dos custos e do estoque – enquanto não vendidos dos produtos, destacando a palavra produção mostra que os custos são relacionados a fabricação. Além destes custos a lei 4.506 podem fazer parte os custos de quebras e perdas naturais ao processo de fabricação e transporte e quebras decorrentes da deterioração, obsolescência e riscos não cobertos pelos produtos. No decreto 1.598 tem a determinação dos custos dos bens como:
Custeio por absorção
Art. 14 - O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoques ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o livro de inventário, no fim do período.
 § 1º - O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados. 
§ 2° O valor dos bens existentes no encerramento do período poderá ser o custo médio ou o dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente, admitida, ainda a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro. (Redação dada pela Lei n. 8.541, de 1992) (BRASIL, 1977).
Custeio por absorção
A Definição do custeio integrado encontra-se no artigo 294 no Decreto 3.000:
§ 2º Considera-se sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração aquele: 
I - apoiado em valores originados da escrituração contábil (matéria-prima, mão-de obra direta, custos gerais de fabricação);
II - que permite determinação contábil, ao fim de cada mês, do valor dos estoques de matérias-primas e outros materiais, produtos em elaboração e produtos acabados; 
III - apoiado em livros auxiliares, fichas, folhas contínuas, ou mapas de apropriação ou rateio, tidos em boa guarda e de registros coincidentes com aqueles constantes da escrituração principal; 
IV - que permite avaliar os estoques existentes na data de encerramento do período de apropriação de resultados segundo os custos efetivamente incorridos.
Custeio variável
O custeio variável (ou direto) surgiu após a grande crise mundial dos anos 30.
Seu principal uso são para fins gerenciais.
Leva apenas como custo do produto os custos variáveis, enquanto os custos fixos são considerados como despesas do período.
“Custeio variável é o método de custeio de estoque em que todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis: eles são custos do período em que ocorreram.” Horngren, Foster e Datar (2000).
Algumas vantagens
são:
Não é necessário o uso de rateios, pois os custos fixos já são alocados diretamente na DRE, evitando possíveis distorções.
Ferramenta para tomada de decisões. Traz a margem de contribuição (Receita - custo variável). Mostra quanto cada produto contribui para o resultado.
É mais fácil para os gerentes industriais entenderem o custeamento dos produtos sob o custeio variável, pois os dados são próximos da fábrica e de sua responsabilidade, possibilitando a correta avaliação de desempenho setorial.
Desvantagens:
Não respeita à PFC (Princípios fundamentais da contabilidade).
Não é aceita pelo fisco brasileiro. 
No caso de custos mistos (custos que tem parcela fixa e outra variável) nem sempre é possível separar objetivamente a parcela fixa da variável
Concluindo:
Do ponto de vista gerencial, verifica-se que o custeio variável tem condições de propiciar muito mais rapidamente informações vitais à empresa; também o resultado medido dentro do seu critério é mais informativo à administração.
CUSTEIO ABC
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
 
 A IMPORTÂNCIA DO ABC: 
 O Custeio Baseado em Atividades é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Esse sistema tem como fundamento básico facilitar a análise estratégica de custos relacionados com atividades que mais impactam o consumo de recursos da empresa.
 
Objetivos do ABC
 
 O objetivo do custeio ABC é “rastrear’’ as atividades mais relevantes, identificando as rotas de consumo dos recursos da empresa, e alocar os custos das atividades nos produtos.
Como vantagens podemos ressaltar:
 • informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
• menor necessidade de rateios arbitrários; 
• atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade
 • proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos;
 • identifica o custo de cada atividade 
 
 Pode-se enumerar como desvantagens: 
• gastos elevados para implantação;
 • alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados; 
 • leva em consideração muitos dados; 
• informações de difícil extração;
• dificuldade na integração das informações entre departamentos;
Comparativo entre preços estimados via custeio
Comparativo entre preços estimados via custeio
X
Bicicleta
Moto Elétrica
Buggy
Custeio Variável
R$ 906,36
R$ 914,40
R$ 1.011,46
Absorção
R$ 1.434,80
R$ 1.495,16
R$ 2.224,12
Departamentalização
R$ 1.619,94
R$ 1.627,98
R$ 1.725,16
ABC
R$ 1.126,05
R$ 1.363,18
R$ 2.452,81
Lucro líquido estimado por 
cada método de custeio
Lucro líquido estimado por 
cada método de custeio
Custeio Variável
Absorção
Departamentalização
ABC
-R$ 63.331,80
R$ 18.541,54
R$ 40.101,07
R$ 18.713,80

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais