Buscar

Metabolismo do Glicogênio

Prévia do material em texto

Metabolismo do Glicogênio
O glicogênio é um polissacarídeo formado por moléculas de glicose ligadas por ligações glicosídicas do tipo alfa-1,4, possui ramificações. Nos mamíferos, ele é estocado no fígado e nos músculos.
A formação desse composto se dá em alta energética; já a quebra, ocorre em situações de baixa energética ou de demanda rápida por energia.
Em casos de alta energética, há acumulo de citrato e ATP. Esses compostos modulam negativamente a PFK1 da glicólise. Estando essa enzima inibida, há um aumento na concentração de frutose-6-fosfato, que é então convertida em glicose-6-fosfato, mantendo o equilíbrio da reação. A glicose-6-fosfato é então convertida em glicose-1-fosfato, que em seguida se tornará UDP-glicose, utilizando um UTP e liberando pirofosfato(PPi) na reação. A UDP-glicose é agregada a molécula de glicogênio, através da glicogênio sintase. Esse processo de síntese de glicogênio é denominado glicogênese; já a degradação é conhecido como glicogenólise. 	
A glicogenólise é feita pela quebra e uma ligação alfa 1,4 liberando uma glicose-1-fosfato, essa reação é catalisada pela glicogênio fosforilase.
Nos casos de demanda rápida de energia, a glicogenólise ocorre 
sob influência
 da adrenalina. Sabendo que células hepáticas não possuem aceptores de adrenalina, conclui-se que nesses casos, ele não realisa a degradação do glicogênio, apenas os músculos.No músculo, a glicose-1-fosfato é convertida em glicose-6-fosfato e segue a via glicolítica, pois a glicose gerada pela glicogenólise nos músculos é para o consumo do próprio. Já fígado, a glicose gerada vai para a corrente sanguínea a fim de abastecer as células que só obtém energia da glicose, ou seja, no fígado há atividade da glicose-6-fosfatase; que retira o fosfato da glicose-6-fosfato, tornando-a glicose que é ligante do GLUT, logo a glicose sai da célula.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes