Buscar

Direito Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01/08/2016
Os direitos fundamentais são direitos derivados da condição humana que estão positivados na Constituição do país na condição de “fundamental”
Direito Fundamental: Nasceu da ideia dos direitos naturais com a função de limitar o poder do Estado.
Elementos Objetivos e Subjetivos dos direitos fundamentais:
Elemento subjetivo: É a capacidade que o individuo tem de, através de uma ação judicial impor os seus interesses em face do Estado, exigindo-lhe uma conduta ativa ou omissiva.
Elemento objetivo: Os direitos fundamentais, por estarem na constituição, vinculam na ativação do Estado, e portanto, impõem um dever de respeito, proteção e promoção independentemente de atuação do individuo.
Gerações/ dimensões dos direitos fundamentais:
1ª dimensão: Corresponde aos direitos civis e políticos, traduzindo uma noção de liberdade e impondo uma conduta predominantemente omissiva ao Estado. Ex: Direito à vida, à igualde formal (todos são iguais perante a lei), à propriedade e à liberdade.
2ª dimensão: Corresponde aos direitos econômicos, sociais e culturais, traduzindo uma noção de igualdade e impondo uma conduta predominantemente ativa do Estado. Ex: Direito à saúde, educação, lazer e segurança etc.
3ª dimensão: Correspondem aos direitos transidividuais coletivos, difusos, metaindividuais, ou seja, em que a titulariedade não é mais do indivíduo, mas sim da coletividade. Ex: Direito ao meio ambiente e à paz.
4ª dimensão: Há divergência na doutrina sobre o conteúdo jurídico da quarta dimensão. Parcela da doutrina defende ser direitos relacionados à democracia e informação e parte da doutrina defende ser direitos relacionados à genética. O importante é que atualmente é possível defender que tanto democracia e informação quanto genética podem ser considerados direitos fundamentais.
Direito fundamental relativiza 3 coisas: Condição humana + Dentro da CF + em uma parte especial separada dos Direitos Fundamentais.
Cláusula aberta da CF: Artigo 5, §2 – Abertura para novos direitos fundamentais.

Outros materiais