Buscar

TEORIA GERAL DA ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702119070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O século XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocráticos. Assinale a opção que não é correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana.
		
	
	A burocracia é o tipo tecnicamente mais puro de poder legal.
	
	As cúpulas mais altas das associações políticas são ou "monarcas" (governantes carismáticos por herança) ou "presidentes" eleitos pelo povo (portanto, senhores carismáticos plebiscitários) ou eleitos por uma corporação parlamentar, onde, em seguida, os seus membros ou, melhor, os líderes, mais carismáticos ou mais notáveis dos seus partidos predominantes, são os senhores efetivos.
	
	Na época da emergência do Estado moderno, as corporações colegiais contribuíram de modo muito essencial para o desenvolvimento da forma legal de poder, e a elas deve o seu aparecimento, sobretudo o conceito de "autoridade".
	
	A história da evolução do Estado moderno se identifi ca, em especial, com a história do funcionalismo moderno e da empresa burocrática, tal como toda a evolução do moderno capitalismo avançado se identifi ca com a crescente burocratização da empresa econômica.
	 
	funcionalismo por turnos, por sorte e por escolha, a administração parlamentar e por comissões e todas as espécies de corpos colegiais de governo e administração não podem ser considerados um tipo legal, ainda que a sua competência se baseie em regras estatutárias e o exercício do direito governativo correspondente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701375872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos tipos de sociedade descritos por Max Weber, é correto afirmar:
		
	
	(c) Com relação à sociedade tradicional, predominam normas impessoais e racionalidade dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, exército etc.
	
	(b) Com relação à sociedade burocrática, predominam as características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.
	
	(a) Com relação à sociedade burocrática, predominam as características místicas, arbitrárias e personalísticas, como os grupos revolucionários etc.
	 
	(d) Com relação à sociedade carismática, predominam as características místicas, arbitrárias e personalísticas, como os grupos revolucionários etc.
	
	(e) Com relação à sociedade carismática, predominam normas impessoais e racionalidade dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, exército etc.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702308509)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Imagine que logo em seu primeiro dia de trabalho, quando de sua chegada na empresa, você é apresentado ao seu supervisor e este o leva para o setor ao qual você vai trabalhar. Chegando lá, ele comenta o seguinte com você: ¿Você será eficiente por meio da padronização dos processos envolvidos e dos equipamentos utilizados e em seu trabalho existe uma única maneira correta de executá-lo¿. Essa afirmativa pronunciada pelo seu supervisor tem como fundamento?
		
	 
	A teoria comportamental.
	 
	A escola das relações humanas.
	 
	A teoria da visão sistêmica.
	 
	Os princípios da administração científica.
	 
	A burocracia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702394048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A organização linear se baseia em 4 princípios. Marque nas alternativas abaixo, o princípio da cadeia escalar.
		
	
	Cada pessoa tem um único e exclusivo chefe.
	 
	A autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, de maneira que todo nível hierárquico esteja subordinado à autoridade de comando.
	
	Todos os planos devem se integrar aos planos maiores que conduzem aos objetivos da organização.
	
	A organização mantém a hierarquia e a autoridade a todo custo, para que haja subordinação.
	
	Toda autoridade máxima de uma organização deve estar concentrada em seu topo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701399953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Iniciou-se em abril de 1927, com seis moças de nível médio constituindo o grupo experimental ou de referência, separadas do restante do departamento apenas por uma divisória de madeira. Foram observadas variações de rendimento decorrentes das inovações que eram submetidos os grupos de referência. A este trecho refere-se:
		
	 
	Segunda fase da experiência de Hawthorne.
	
	Primeira fase da experiência de Hawthorne.
	
	Toda experiência de Hawthorne.
	
	Terceira fase da experiência de Hawthorne.
	
	Quarta fase da experiência de Hawthorne.

Outros materiais