Buscar

Caso 02 Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO – 02
CIÊNCIA POLÍTICA
“É evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”. 
Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita:
Resposta: b)Hobbes e o estado da natureza.
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta -se: 
Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
Resposta: Finalidades: 
Representar os cidadãos: personificando aqueles que a ele (ESTADO) livremente delegaram todos os seus direitos e poderes, ou seja, submissão à sua autoridade soberana.
 Assegurar a ordem: garantir a segurança de todos, o uso da força estatal, ou seja, a força física e a coerção, a fim de garantir quando preciso, a ordem legal.
 Estado ser a única fonte da lei: porque a soberania, sendo absoluta, dita o que é justo e o que é injusto.
b) Analisando a situação expressa na charge abaixo - corriqueira nas grandes cidades brasileiras – o que supostamente poderia ser dito por Hobbes a partir dos termos pactuados no Contrato Social?
Resposta: Para o autor a grande força do Estado é manter a paz, logo, se o Estado não garante a paz, o pacto pode ser rompido, com surgimento de um novo contrato. A incapacidade do soberano de manter a ordem, a segurança, e consequentemente, a vida, geraria o direito de cada um (individualmente) utilizar-se de seus meios privados de defesa aos seus direitos naturais, o que transportaria o indivíduo de volta ao seu estado de natureza (fora de qualquer organização política).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes