Buscar

Atividade Discursiva 1 - 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras - Betim
ATIVIDADE DISCURSIVA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Gerson Francisco da Silva
Engenharia de produção
Questão 1
O texto nos traz uma dimensão quantitativa dos investimentos a serem destinados à áreas citadas anteriormente. Tendo por base o conteúdo apresentado, explane sobre a seguinte questão: como a PEC 241 pode interferir diretamente nas questões relacionadas à responsabilidade social?
Ao meu ver é fato que o governo precisa ter um melhor controle dos gastos e reduzir custos de áreas que não agrega muito valor. Porém a proposta é um absurdo para a sociedade, é um retrocesso na história da nossa nação.
Afinal é com o dinheiro público que a nação se mantem, e não justo reduzir gastos em áreas que a nação mais necessita de melhoria, pois a saúde e educação é péssima, ela fica somente a frente de países de extrema pobreza, como na África e Etiópia. O país é rico, o que acontece é que o dinheiro público que é muito mal administrado, fora a corrupção, não atoa o país sofre essa recessão econômica terrível.
Portanto, essa PEC 241 não só pode interferir diretamente nas questões ligadas a responsabilidade social, como já interfere, somente ao haver uma proposta de reforma como ela, já afeta indiretamente todas as questões relacionadas a responsabilidade social do nosso país.
Questão 2
Analisando as figuras apresentadas, responda a seguinte problematização: qual é o caminho para ser percorrido para que possamos obter ações concretas no âmbito da responsabilidade social? Por quê? Justifique.
As figuras apresentadas mostram uma triste realidade da nossa sociedade, a falta de compromisso dos educadores e o alto nível de analfabetismo. Mas também traz a o descaso que os professores têm enfrentado por falta de reconhecimento em sua área de atuação, o que faz que muitos abandonem a sua profissão.
Ao meu ver o único caminho a ser percorrido é o que foi apresentado pela (ONU) no ano 2000, onde foram apresentados os objetivos de desenvolvimento do milênio, dentre as questões, uma das principais é oferecer educação básica de qualidade para todos. É direto de todos e dever da nação proporcionar uma educação digna a sua população.
A nossa constituição alega que é um direito do cidadão ter educação e é um dever do estado e da família assegurar esse direito, assim garantindo a formação do cidadão. O que falta realmente é a valorização e reconhecimento dos professores em nosso país, pois com profissionais motivados e com condições dignas de trabalho, os resultados serão ainda satisfatórios para a população.
Questão 3
Analisando a matéria sobre a posição do Brasil nos gastos com educação analise as alternativas a seguir e desenvolva um texto, argumentando a importância do papel da educação na sociedade.
Hoje em dia é muito intensa a competitividade, onde o foco dos governantes está no interesse econômico e deixa de lado a nossa sociedade. A pobreza está cada vez maior e em nosso dia-a-dia, também a descriminação e a exploração de modo generalizado, porém o que não pode acontecer é a acomodação da população no cotidiano.
O objetivo da educação é a interação social e cultural do indivíduo, é ela que irá contribuir com parte de nossos valores por toda vida. Maria Lucia Aranha diz que: “Enquanto à educação, esta pode ser tida como prática social que perpetua uma determinada realidade social ou que rompe com cenário social evidenciando suas contradições”.
Acredito que a escola sozinha não dará conta dessa demanda, ela precisará propor ações e condições educativas que envolvam a sociedade, professor, aluno e família. Havendo essa interação, certamente formaremos melhores os cidadãos no futuro, proporcionando profissionais de qualidade e pessoas mais bem preparadas e abertos as para novidades.
Portanto, isso é uma tarefa que exige o máximo de todos nós cidadãos, e os frutos desses esforços será a longo prazo, porém requer um enorme esforço de todos os que querem mudar este país para melhor, e devemos pelo menos tentarmos. A educação não é a preparação para a vida, é a própria vida.

Outros materiais