Buscar

Simulado 1 - Lingua Portuguesa 2017

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201609099171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na reunião de planejamento do ano letivo, a gestora da creche Gabriela Mistral leu o texto a seguir: "Precisaríamos de um verbo letrar para nomear a ação de levar os indivíduos ao letramento... Assim, teríamos alfabetizar e letrar como duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais de leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado" ( SOARES, 1998).
Mesmo sabendo que a educação infantil não tem como objetivo a alfabetização sistemáticas das crianças, esta creche quer trabalhar cotidianamente a leitura e a escrita para promover as competências de letramento que são necessárias em nossa sociedade. Das alternativas abaixo, qual é a única que representa de fato, uma prática de letramento na educação infantil?
		
	
	Ditado de palavras escritas com dígrafo para a criança aprender a usá-lo.
	
	Exercício de coordenação motora-fina nas folhas mimeografadas com letras pontilhadas, com o objetivo de trabalhar a destreza motora.
	
	Copia nos cadernos das sílabas das palavras chaves que serão introduzidas semanalmente com o objetivo de trabalhar a consciência fonológica.
	 
	Visita semanal à biblioteca da escola, com o objetivo de levar seus alunos a fazer suas próprias escolhas no acervo e conhecerem importantes autores da literatura infanto-juvenil.
	
	Oferecer diariamente um conjunto de letras do alfabeto para os alunos manusearem livremente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609721846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
		
	 
	Uma Língua é constituída por seu vocabulário, mas também pela sua própria estrutura, pelas regras e pelos seus usuários;
	 
	Um dialeto é uma forma errada de um grupo manifestar sua Língua;
	 
	A linguagem é um fato social, por isso é possível afirmar que não existe sociedade sem linguagem, bem como não existe linguagem sem grupo social;
	 
	Para a criança aprender a falar é preciso organizar a linguagem em dificuldades crescentes e estimular que ela faça exercícios de discriminação auditiva;
	 
	Língua e Linguagem são sinônimas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609095724)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reprodução de um anúncio: Cara, se, tipo assim... o filho escrever como fala, tá errado!
Assinale a alternativa que melhor reescreve o texto adequando-o ao padrão culto e formal da língua.
		
	
	Ora, o filho fala do jeito que quer... problema dele.
	
	Se seu filho fala como quer, tudo bem, mesmo que se dê mal.
	
	Pois é, amigo, se seu filho escrever assim do jeito que ele fala, estará ferrado.
	 
	Amigo, será inadequado seu filho escrever da mesma forma que fala.
	
	Se seu filho escrever como fala, certamente não terá sucesso.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609101616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa reunião com os(as) educadores de EJA - Educação de Jovens e Adultos, uma questão foi colocada no centro dos debates: o LETRAMENTO. Muitos estudiosos da área de Alfabetização concordam que Letramento refere-se :
1. a uma categoria mais ampla do que a alfabetização que se processa no início da escolarização regular;
2. à condição daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita.
3. ao envolvimento em numerosas e variadas práticas de leitura e escrita, dentro e fora da escola;
4. a mudanças, pois a pessoa torna-se cognitivamente diferente, construindo uma outra forma de falar, uma vez que há mudança no uso da língua oral, nas estruturas lingüísticas e no vocabulário;
5. a habilidades e competências nos usos que faz da língua (leitura e escrita), bem como da forma como a compreende, em face das demandas sociais.
		
	
	Só a 1,2,3 estão corretas.
	
	Só a 1, 3,4 estão corretas.
	
	Só a 2,3,4 e 5 estão corretas.
	 
	A 1,2,3,4 e 5 estão corretas.
	
	Só a 1,2,3 e 5 estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201610006743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em se tratando de usos da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas, só NÃO se pode afirmar que:
		
	
	Nas situações profissionais e nomeio acadêmico-científico, o uso da "norma padrão" da língua é privilegiado nas interações verbais, não sendo bem visto outro meio de expressão.
	
	Não existe variedade linguística melhor do que outra. O que existe é uma variedade mais adequada do que outra, dependendo da situação comunicativa.
	
	O contexto de produção da interação verbal é um indicador da escolha da variedade linguística adequada ou de usos da língua considerados adequados para cada situação.
	
	É importante que as pessoas dominem o maior número de variedades linguísticas para saberem fazer escolhas adequadas aos diferentes contextos de produção.
	 
	Há o uso certo da língua e há o uso errado da língua para diferenciar pessoas, porque só existe uma norma, que é a considerada a padrão. Todas as demais formas de se falar e escrever português são frutos da ignorância;

Outros materiais