Buscar

mat didaticos discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia a afirmativa a seguir
 
Pimenta e Lima (2004, p. 51) afirmam que “O estágio abre espaço para os professores orientadores proporem a mobilização de pesquisas para ampliar a compreensão das situações vivenciadas e observadas nas escolas, nos sistemas de ensino e nas demais situações ou estimularem, a parir desta vivência, a elaboração de projetos de pesquisa a ser desenvolvidos concomitantemente ou após o período de estágio.” O estágio ou prática pedagógica tem grande importância para a formação dos futuros professores. Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro, descreva a classificação de estágio:
 
Nota: 33.3
	JUSTINO, 2011, p.86/87)
Estágio como imitação de modelos, reduz-se a observar os professores em aula e imitar esses modelos . A característica do estágio nesta situação é a reprodução. Isto pode gerar o conformismo que limita a sala de aula, deixando de analisar todo o contexto escolar.
Estágio como instrumentalização técnica,  o estágio fica reduzido unicamente ao momento da prática, ao “como fazer”.
Estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio, o estágio poderá possibilitar ao estudante realizar uma ação reflexiva sobre sua ação durante suas aulas.
Resposta:Estágio como imitação de modelos :reduz - se observar os professores em aula e imitar esses modelos, sem preceder a uma analise critica fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social em que o ensino processa. A característica do estágio nessa situação é a reprodução. Estágio como instrumentalização técnica: nessa visão o exercício de qualquer profissão é técnico, é necessária a utilização de técnicas para executar as operações e ações próprias. Assim o estágio fica reduzido unicamente ao momento da prática, isoladamente, gera equívocos graves nos processos de formação profissional. Estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio: defende se aqui o estágio como pesquisa, o estágio poderá possibilitar ao estudante realizar uma ação durante suas aulas. Assim os estagiários desenvolvem posturas e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio.
Questão 2/3
Segundo Justino (2011), para que o conhecimento possa ser construído e aplicado, é necessário buscar a reflexão sobre a teoria estudada e a realidade verificada, para que assim seja possível a realização de mudanças e melhorias na prática pedagógica. Considerando a ideia da autora apresentada, explique a importância da pesquisa na educação. 
Nota: 33.3
	(JUSTINO, 2011p. 30 e 31)
 
Por meio da pesquisa é possível verificar e observar o contexto onde o indivíduo está inserido, refletir sobre o mundo e os fenômenos que o envolvem, propondo e buscando soluções que possam favorecer às mudanças e inovações na sociedade.
Resposta:A pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática ( metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino - aprendizagem, contexto escolar, foco nos problemas) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão o porque daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos e se constituem acoes significativas, e estimulantes para os alunos.
Questão 3/3
O ensino,  representa instrução, socialização de informação, aprendizagem e enquanto educação é definida por Maroto (1995) como estratégia de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar. De acordo com os  conteúdos abordados nas aulas e no livro base apresente a relação entre a educação, o ensino e a aprendizagem.
Nota: 26.7
	A educação é um campo amplo do conhecimento onde esta inserido o ensino para que aconteça a aprendizagem. A educação o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o indivíduo em decorrência das influências do meio onde esta inserido.(p.15 e 16)
Resposta:Ensino representa instrução, socialização de informação, aprendizagem etc, enquanto educação é definida por Maroto como estratégia básica de formação humana, aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar.
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes