Buscar

materias didaticos

Prévia do material em texto

Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos
Questão 1/10
Leia o texto a seguir:
Quando o ensino ocorre por meio da pesquisa, temos a oportunidade de iniciar a elaboração do próprio conhecimento, “uma coisa é manejar textos, copiá-los, decorá-los, reproduzi-los. Outra é interpretá-los com alguma autonomia, para saber fazê-los e refazê-los. Na primeira condição, o aluno ainda é objeto de ensino. Na segunda, começa a despontar o sujeito com proposta própria”. (Demo, 2003, p. 23).
De acordo com estudos realizados em aula e na leitura do livro base, qual é o eixo norteador da pesquisa?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A pesquisa tem como eixo norteador o princípio científico e educativo.
	
	B
	A pesquisa tem como eixo norteador a organização e comprometimento com a história de seu tempo.
	
	C
	A pesquisa tem como eixo norteador o questionamento reconstrutivo.
O eixo norteador da pesquisa é o questionamento reconstrutivo, que deve propiciar o desenvolvimento e a formação do sujeito, promovendo a conscientização, a organização e o comprometimento com a história e o tempo. (JUSTINO, 2011, p.43)
	
	D
	A pesquisa tem como eixo norteador o contexto investigado.
	
	E
	 A pesquisa tem como eixo norteador a metodologia científica.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir
O tetraedro pedagógico representa a integração entre elementos necessários para o processo ensino –aprendizagem: professor- aluno-, conteúdo e material didático. O tetraedro apresenta dimensões do processo de ensino. Conforme os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione as definições que se relacionam com cada dimensão do tetraedro pedagógico.
1. Lado didático
2. Lado pedagógico
3. Lado mediático
4. Lado documental
( ) Aluno, conteúdo, material didático. 
( ) Professor, aluno e material didático. 
( ) Professor, aluno e conteúdo
( ) Professor, conteúdo e materiais didáticos.
Agora marque a sequencia correta
	
	A
	4, 2, 1, 3
Você acertou!
Lado didático: relacionado à interação entre os elementos no processo ensino aprendizagem: professor, aluno e conteúdo.
Lado pedagógico: elementos necessários para que ocorra o processo de ensino professor, aluno e material didático.
Lado mediático: Elementos necessários para propiciar a mediação nas relações: professor, conteúdo e materiais didáticos.
Lado documental: elementos necessários na relação aluno – conteúdo – material didático.
 
 
 
 
 
 
	
	B
	2, 4, 1, 3
	
	C
	4, 3, 2, 1
	
	D
	2, 1, 3,4
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
O professor, ao fazer da pesquisa sua prática cotidiana, desenvolve o hábito da investigação e aprende a manter uma postura crítica; assim desperta nos alunos a mesma postura, por meio de seu exemplo e de atividades propostas por ele. Quando falamos na pesquisa na formação do professor, isto está relacionado:
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	À formação ou criação de professor pesquisador;
	
	B
	À formação que visa a realização de trabalhos coletivos entre estudantes de graduação, profissionais da educação e pesquisadores;
Você acertou!
Esta relacionado à realização de trabalhos coletivos, com a intenção de buscar aprimoramento das metodologias atento do ensino como da pesquisa. (JUSTINO, 2011, p. 47)
	
	C
	À formação que visa à realização de trabalhos sem intenção e a necessidade de buscar modificações na realidade;
	
	D
	À formação que visa investigação independente das metodologias, buscando  aperfeiçoar a prática, sem  intenção e a necessidade de buscar modificações na realidade;
	
	E
	À formação de pesquisador para desenvolver habilidades de investigação deixando de contribuir para o exercício docente;
 
Questão 4/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O professor, como autor de sua prática pedagógica e considerado como profissional reflexivo, precisa ter cuidado para identificar e selecionar os recursos que serão utilizados para a abordagem dos conteúdos. Estes materiais precisam ser adequados aos objetivos propostos para aprendizagem.
Porque
II. Os recursos quando bem escolhidos e utilizados pelo professor durante a aula, poderão motivar e estimular os alunos, contribuindo para o desenvolvimento da reflexão dos conteúdos trabalhados.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva  justifica a ideia apresentada na primeira. 
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras, pois a segunda justifica e explica a afirmação apresentada na assertiva I. A escolha dos materiais didáticos a serem utilizados é muito importante. O professor, como autor de sua prática e considerado como profissional reflexivo, deve ter o cuidado para identificar e selecionar os recursos que poderão motivar e estimular os alunos, contribuindo para o desenvolvimento da reflexão dos conteúdos trabalhados. Lembrando que os materiais didáticos precisam ser adequados aos objetivos propostos para aprendizagem. O professor deve fazer seu planejamento, apresentando quais objetivos deverão ser atingidos e como os materiais didáticos poderão auxiliar nesse processo. Desta forma, as situações didáticas se tornarão eficazes para o aprendizado. (JUSTINO, 2011, p. 111) .
 
 
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
 
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
As novas tecnologias aplicadas na educação trazem diferentes ferramentas que podem auxiliar o processo educativo. A integração das novas tecnologias (informática e computadores) aos meios didáticos, como ferramentas facilitadoras do processo educacional, gerou uma nova tecnologia denominada de multimeios. A utilização dos multimeios no contexto educacional tem por finalidade promover a integração de várias tecnologias. A utilização destes multimeios podem proporcionar resultados significativos na produção do conhecimento quando utilizada de forma adequada à aprendizagem.
Conforme o estudo do conteúdo e do livro base, analise as afirmativas sobre a utilização dos multimeios no processo ensino aprendizagem.
I.(   ) Os multimeios podem promover e desenvolver a criatividade dos alunos quando utilizados de forma adequada.
II.(   ) A utilização dos multimeios na educação trás a possibilidade de conhecer e fazer uso das linguagens diferentes de comunicação.
III.(   ) O computador é um recurso que trouxe a dinâmica de mediação entre professor e aluno.
IV.(  ) Ao professor cabe saber manusear os multimeios para assim estimular o aluno à aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	As afirmativas II, III e IV apenas
	
	B
	As afirmativas I, II e IV apenas
	
	C
	As afirmativas I , II e III apenas
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas. Quando bem utilizados, os multimeios promovem e desenvolvem a criatividade dos alunos. Ao utilizar os multimeios como material didático, para que possam obter resultados desejados e significativos na produção do conhecimento, os professores devem fazê-lo de forma adequada, ou seja, utilizá-los procurando contemplar as necessidades de aprendizagem do aluno. Com a utilização dos multimeios e multimídias na educação, temos a possibilidade de conhecer e fazer uso de linguagens dos diferentes meios de comunicação, levando o aluno a um percurso interativo, reflexivo e socializador, preparando-o para sociedade contemporânea. A afirmativa IV é incorreta.  É necessário que o professor, além de saber manusear as essas ferramentas relacionadas aos multimeios, também saiba aproveitá-la em sala de aula para estimular o aluno à aprendizagem. (JUSTINO, 2011, p.147)D
	As afirmativas II e III apenas
	
	E
	As afirmativas I e III apenas
Questão 6/10
“A pesquisa inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que começa a se reconstruir pelo questionamento sistemático da realidade, incluindo a prática como componente necessário da teoria e vice-versa, englobando a ética dos fins e valores” (Demo, 1997, p. 8). 
Com base nas ideias do autor, a pesquisa apresenta duas faces importantes para sua realização.
	
	A
	Uma esta relacionada ao princípio educativo e a outra ao metodológico.
	
	B
	Uma esta relacionada ao princípio científico e a outra ao metodológico.
	
	C
	Uma está relacionada ao princípio científico e a outra ao principio educativo.
Demo coloca a necessidade de uma proposta de teoria e prática que vá além dos muros da escola e da sofisticação instrumental, pois a investigação nos leva à descoberta, criação e diálogo, e apresenta duas faces da pesquisa que se complementam: uma relacionada ao princípio científico e a outra ao princípio educativo. (p. 42)
	
	D
	Uma está relacionada ao princípio metodológico e ao princípio investigativo.
	
	E
	Uma esta relacionada ao princípio investigativo e a outra ao educativo.
 
Questão 7/10
 Leia o texto a seguir:
A pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução e aquisição do conhecimento em todos os setores, atendendo aos rigorosos critérios metodológicos consagrados pela ciência. Dentro das classificações de pesquisa temos a relacionada ao tipo de abordagem, podendo ser abordagem quantitativa ou qualitativa. 
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados podem trazer as informações traduzidas em números.
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser analisados por meio de percentagem, média, mediana, desvio padrão etc. 
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significado são básicas no processo.
IV. ( ) Na abordagem quantitativa é possível perceber um vínculo entre a subjetividade do pesquisador e o meio pesquisado. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	F, F, F, V
	
	E
	V, F, V, F    
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras. As afirmativas II é falsa, uma vez que na abordagem qualitativa, a interpretação dos fenômenos são apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente. A afirmativa IV também é falsa, uma vez que na abordagem quantitativa a interpretação dos fenômenos são quantificadas e transformadas em números. (JUSTINO, 2011, p.28)
Questão 8/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Material didático são os “recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo ensino e aprendizagem.”(Karling ,1991 apud Barbosa, 2000, p.24).
Porque
II. Esses recursos podem ser encontrados somente no ambiente educacional, incentivando e motivando na busca por novos conhecimentos.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva justifica a ideia apresentada na primeira.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I. Os recursos podem ser encontrados dentro ou fora do ambiente educacional. Os materiais didáticos podem incentivar a observação e a atenção do aluno sobre o que ocorre ao seu redor, motivando-o na busca por novos conhecimentos. JUSTINO, 2011, p. 111)
 
	
	D
	A assertiva I é verdadeira mas contraria a ideia da assertiva II.
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
 
Questão 9/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional.
Porque
II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação como docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	B
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	C
	A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira. 
As duas assertivas são verdadeiras.  E complementares. A segunda complementa a primeira além de justificar a ideia apresentada. A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.(JUSTINO, 2011, p. 76)
	
	E
	 A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 10/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A pesquisa na formação docente possibilita a aquisição de novos conhecimentos bem como a busca de melhorias no processo ensino aprendizagem.
Porque
II. A pesquisa propicia situações que levarão o docente a investigar e refletir sobre o contexto educacional buscando aprimoramento da sua prática pedagógica 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	A assertiva I contraria a assertiva II.
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras, onde a segunda assertiva justifica a primeira
Você acertou!
A pesquisa na formação de professores é um instrumento importante para melhoria profissional, pois, ao realizá-la o professor desenvolve o hábito da investigação e aprende a manter uma postura crítica, buscando melhoria para sua prática pedagógica. (JUSTINO, 2011,p.56)
	
	C
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	D
	As assertivas I e II são proposições excludentes
	
	E
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

Outros materiais