Buscar

Contabilidade Pública 14.09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rio, 14/09/2017.
Princípios da Administração Pública
Conceito: 
São regras que servem de interpretação das demais normas jurídicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da Lei. Os princípios procuram eliminar lacunas oferecendo coerência e harmonia para o ordenamento jurídico.
Os princípios das administração Pública são previstos no artigo 37 da CF /88, e como regra geral a adm direta e indireta de qualquer dos poderes da União, Estado, Distrito Federal e Municípios, também as autarquias, fundações Públicas, agências reguladoras e executivas, empresas públicas e sociedade de economia mista também estão submetidas a esses princípios.
Princípio da legalidade:
É fundamentado pelo Estado democrático de direito tendo por fim combater o poder arbitrário do Estado. “ Os conflitos devem ser resolvidos pela Lei e não mais através de força.”
Art 5° inciso 2 da CF/88 menciona “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude da lei. 
Quando o princípio da legalidade menciona Lei quer referir se a todos os atos normativos primários que tenham o mesmo nível de eficácia da Lei ordinária.
Princípio da impessoalidade:
A adm deve manter-se numa posição de neutralidade em relação aos administradores, ficando proibida de estabelecer discriminações gratuitas, só poderá fazer discriminações que se justifique em razão do interesse coletivo, pois gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que são espécie de gênero da ilegalidade.
Princípio da Moralidade:
A adm deve atuar com moralidade, isto é de acordo com a Lei. Tendo em vista que tal princípio entrega o conceito da legalidade decorre a conclusão de que o ato imoral é ato ilegal, é ato inconstitucional, e por tanto, o ato adm estará sujeito a um controle do poder judiciário.
Imoralidade Administrativa, atos de improbidade administrativa que importem enriquecimento ilícito; 
Atos de improbidade administrativa que importem em prejuízo ao erário; 
Atos de improbidade adm que atentem contra os princípios da administração.
OBS: É crime de responsabilidade o ato do Presidente da República que atente contra a Constituição Federal, especialmente contra probidade administrativa. 
Princípio da Publicidade:
A administração tem o dever de manter plena transparência de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informações que estejam armazenadas em seus banco de dados, quando sejam solicitadas em razão dos interesses que ela representa quando atua. 
A Lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração direta e indireta, regulando especialmente o acesso dos usuários a registros administrativos e a informação sobre atos do Governo. 
Princípio da Eficiência:
A administração Pública deve buscar um aperfeiçoamento na prestação de serviços Públicos, mantendo ou melhorando a qualidade do serviço, com economia de despesa.
Binômio: Qualidade nos serviço + racionalidade de gastos 
É relevante lembrar que mesmo antes da inclusão desse princípio na constituição Federal, a administração já tinha a obrigação de ser eficiente na prestação de serviço ( leis 8.078/1990 - 8.978/1995.

Outros materiais