Buscar

Circuitos Elétricos 2 - Relatório 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Curitiba
Circuitos Elétricos 2
Laboratório 08
Nome: Alisom Leandro Barbosa - 201301097675
�
Resumo: Um circuito é denominado puramente resistivo quando composto apenas por resistores ou um circuito RLC onde a reatância capacitiva e a reatância indutiva se anulam, ou seja, são iguais, XL = Xc .
Palavras-chaves: Indutor, Circuito Resisitivo, Capacitor;
I. INTRODUÇÃO
Para aplicações em circuitos osciladores, é geralmente desejável que o fator de carga seja o menor possível ou, de igual forma, aumentar o fator de qualidade (Q) o máximo possível. Na prática, isto requer uma redução na resistência R no circuito para uma quantia tão baixa quanto fisicamente possível. Neste caso, o circuito RLC torna-se uma boa aproximação do circuito LC ideal, que não é realizável na prática (mesmo que a resistência seja removida do circuito, ainda existe uma resistência pequena, porém diferente de zero no fio e nas conexões entre os elementos do circuito que não pode ser eliminada totalmente).
Alternativamente, para aplicações em filtros passa-banda, o fator de carga é escolhido baseado na largura de banda desejada do filtro. Para uma maior largura de banda, um maior fator de carga é necessário, e para uma largura de banda menor, utiliza-se um menor fator de carga. Na prática, isto requer ajustar os valores relativos da resistência R e do indutor L no circuito.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos circuitos de corrente contínua, a resistência elétrica é a única grandeza que expressa o impedimento à passagem da corrente elétrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos além do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito; por exemplo, a indutância quando o circuito contém bobinas, ou a capacitância quando o circuito contém capacitores. Deste modo, a razão tensão/corrente em um circuito de corrente alternada não depende apenas das resistências elétricas do mesmo. 
Por esse motivo, a razão entre tensão e corrente em um circuito de corrente alternada recebe outro nome: impedância, um termo que foi proposto por Oliver Heaviside em 1886. Heaviside deu grandes contribuições à teoria eletromagnética, tendo reformulado as equações de Maxwell na notação vetorial moderna. As contribuições de Heaviside também incluem o cálculo vetorial, métodos de resolução de equações diferenciais e teoria de circuitos elétricos e linhas de transmissão, além de ter introduzido outros termos como indutância, condutância e eletretos.
A impedância de um circuito é composta de três componentes:
•	ZR: componente resistiva da impedância ou simplesmente resistência (R);
• 	ZC: componente capacitiva da impedância ou reatância capacitiva (XC);
• 	ZL: componente indutiva da impedância ou reatância indutiva (XL);
Outra grandeza importante na descrição de circuitos de corrente alterna é a frequência das tensões e correntes do circuito. A frequência linear é medida em Hertz (Hz) e é igual ao número de ciclos por segundo; seu símbolo é usualmente f. 
A frequência angular é medida em rad / s e é igual a taxa de variação da fase da corrente; seu símbolo é normalmente ω.
 A relação entre as duas é: ω π = 2 f
III. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Para realização do experimento foi necessário: 
01 capacitor;
01 Indutor;
Década Resistiva ajustada para 3 OHMS;
Gerador de funções;
Osciloscópio;
IV. RESULTADOS OBTIDOS
Valores medidos dos elementos do circuito:
Indutor – 4,327mH
Capacitor – 8,360microF;
O valor de Ômega calculado (ω = 2 π f) para que o circuito seja puramente resistivo, nesse caso, é de aproximadamente 835 Hertz.
V. CONCLUSÃO
Para que este circuito em si, se torne resistivo, o valor da resistência a ser implantado nele deve ser quase nula.
Caso o contrário quanto maior o valor da resistência maior será sua defasagem.
VI. REFERÊNCIAS
https://linhasdetransmissao.wordpress.com/2013/01/09/circuito-puramente-resistivo-capacitivo-e-indutivo/

Outros materiais