Buscar

Avaliando aprendizado TECCON 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403524588)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com a aprovação da Resolução n.º 307/2002 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criaram-se instrumentos para minimizar a geração de resíduos na construção civil, definindo responsabilidades e deveres, e tornando obrigatória, em todos os municípios do país, a implantação pelo poder púbico local de planos integrados de gerenciamento dos resíduos da construção civil, como forma de eliminar os impactos ambientais decorrentes das atividades relacionadas à geração, ao transporte e à destinação desses materiais. Essa resolução também determina para os geradores de resíduos a adoção, sempre que possível, de medidas que reduzam a geração de resíduos e a reutilização ou reciclagem destes, ou, quando for inviável, que eles sejam reservados de forma segregada para posterior utilização. 
Assinale a opção em que todos os elementos são exemplos de resíduos de classe A ou de classe B. 
		
	
	isopor, tinta, manta asfáltica e manta de lã de vidro 
	
	tijolo, papelão, plástico e óleos 
	
	ferro, papelão, argamassa e solventes 
	
	telhas, vidro, areia e madeira 
	
	argamassa, resinas, brita e gesso 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403639347)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A única alternativa que aponta CORRETAMENTE a relação entre Orçamento e Planejamento de uma obra, é:
		
	
	A relação entre orçamento e planejamento é tão próxima que é comum as grandes empreiteiras considerarem-nas parte integrante de um único departamento, ou seja, são entendidas como sinônimos. E essa é uma situação interessante que tende a trazer inúmeros benefícios à empresa, tendo em vista que há grande comprometimento e envolvimento entre os participantes e funcionários de cada área.
	
	Um orçamento que não se baseie nas atividades previamente planejadas não pode ser considerado certeiro. Isso significa dizer que a relação entre ambas as atividades decorre do fato de ser o planejamento o responsável pela definição de ações, tarefas e insumos que serão adotados em determinada obra civil, por exemplo. Com base nessas informações, a equipe de orçamentos calcula custos, programa entregas e estipula gastos/ganhos periódicos.
	
	Ainda que sejam tidas como atividades importantes dentro de uma empresa, é relativamente complicado estabelecer uma relação entre orçamento e planejamento. Isso se justifica porque o orçamento lida com certezas (preços de materiais/serviços; prazos de entrega; fretes; impostos e afins). Já o planejamento considera variáveis futuras, incertas por definição, pois ainda não aconteceram ¿ e com base nessas variáveis procura traçar estratégias de negócios para empresa como um todo.
	
	É possível dizer que o orçamento seja a etapa que antecede o planejamento. Tanto é fato que, com base nos itens orçados inicialmente é que o planejador pode definir quando, como, de que maneira e por quanto tempo determinada atividade será executada. Além disso, essa ação implica, também, a distribuição dos custos ao longo do tempo, custos esses obtidos, eles também, na fase de orçamentos.
	
	As áreas de orçamento e de planejamento não podem ser compreendidas como tendo alguma relação entre si. No organograma de uma empresa, por exemplo, elas ocupam locais distintos e que raramente se tocam. Trata-se, portanto, de duas realidades em separado, cada uma das quais com sua respectiva importância para o sucesso da organização como um todo ¿ mas isso não significa assumir que elas se relacionem ou que dependam uma da outra.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403524500)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Os resíduos da construção civil (RCC) Classe A, são aqueles que apresentam características para reutilização e reciclagem na forma de agregados (miúdo e graúdo) que podem ser utilizados em concretos, argamassas e em pavimentação. A reciclagem desses resíduos, além de ser promovida em instalações permanentes, pode ser realizada no próprio canteiro, tilizando equipamentos móveis. Essa abordagem remete à execução dos processos de britagem e peneiramento no próprio local de produção dos resíduos e de utilização do agregado reciclado logo que é processado. 
Com relação ao uso de agregados reciclados na indústria da construção civil, analise as asserções que se seguem. A reciclagem de agregados na obra reduz o consumo de agregados naturais, reduz o volume de resíduos destinados aos aterros e também os custos com transportes. Entretanto, a utilização de agregados reciclados em larga escala não é prática difundida entre os municípios brasileiros. 
A implantação de usinas de reciclagem com produção regular e padrões de qualidade definidos ainda não se transformou em rotina adotada pelas prefeituras, nem pela iniciativa privada 
PORQUE
não existe norma técnica específica que estabeleça os requisitos para o emprego de agregados reciclados de resíduos sólidos no preparo de concretos sem função estrutural e em pavimentação e, portanto, não se pode garantir que o agregado produzido a partir da reciclagem do entulho, apresente propriedades adequadas para seu emprego como material de construção. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
	
	As duas asserções são proposições falsas. 
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403529933)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Durante a execução de uma edificação, os trabalhos são desenvolvidos seguindo uma certa seqüência lógica, na qual a execução de uma determinada etapa, atendendo a critérios técnicos e de projeto, garante boas condições para o desenvolvimento da etapa seguinte. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 
		
	
	A determinação do limite de liquidez pelo ensaio de Casagrande é etapa usual na escolha da melhor alternativa para fundações. 
	
	A utilização de vergas evita a deformação de esquadrias 
	
	A impermeabilização de alicerce de alvenaria visa impedir que, por capilaridade, haja movimento ascendente da umidade na parede. 
	
	O emprego de estacas pré-fabricadas permite que a alvenaria seja assentada diretamente sobre a cabeça da estaca. 
	
	A amarração de alvenaria de tijolos é esteticamente necessária nas paredes onde o tijolo ficará aparente 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403522134)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Com relação às normas regulamentadoras de segurança do trabalho, assinale a opção correta. 
		
	
	Os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) são exclusivos para cada empresa e, portanto, o número de empresas que prestam serviços em um mesmo estabelecimento determina o número de SESMT daquele estabelecimento. 
	
	O programa de prevenção dos riscos ambientais tem por objetivo a preservação do meio ambiente, por meio da identificação, do reconhecimento e da avaliação dos riscos que determinada obra civil gera ou pode gerar ao ambiente natural, estabelecendo limites máximos de área edificável, conforme o zoneamento ambiental 
	
	A comissão interna de prevenção de acidentes é composta por representantes do empregador e dos empregados. 
	
	A obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do programa de controle médico de saúde ocupacional é prevista em norma regulamentadora para empresas com mais de 150 trabalhadores. 
	
	É de responsabilidade do empregador a guarda e conservação dos equipamentos de proteção individuais utilizados pelos empregados

Outros materiais