Buscar

Resenha Crítica O que é Psicologia Social (Lane)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LANE, Silvia T. Maurer. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1981 – (Coleção Primeiros Passos; 39), 1981.
A professora Silvia T. Maurer Lane formou-se em Filosofia na USP em 1956. Lecionou na PUC-SP, dedicava-se aos estudos e pesquisas no campo da Psicologia Social, foi uma importante influência e uma das pessoas que mais contribuiu no desenvolvimento da Psicologia Social Brasileira. Buscava uma psicologia que fosse capaz de atender ás urgências da realidade latino-americana.
A obra O que é Psicologia Social da coleção primeiros passos, editada pela Editora Brasiliense, em 1981, aborda os problemas relacionados à Psicologia Social e faz uma reflexão sobre a Psicologia Social no Brasil. No capítulo introdutório, Lane faz uma comparação entre a Psicologia e Psicologia Social, e explica qual o foco principal da Psicologia Social, o que ela estuda, a relação entre o indivíduo e a sociedade. Conhecer o homem e entender como ele se socializa e de que forma pode influenciar na sociedade em que vive. Mais adiante, Lane explica como nos tornamos sociais, relata a importância dos outros na nossa vida, pois desde o nascimento o ser humano está inserido num contexto histórico e necessita da presença de outras pessoas para sua sobrevivência. Cada grupo social tem suas normas, que governam a relação entre os indivíduos. Quanto à individualidade, as características próprias de cada indivíduo, vão sendo construídas a partir do processo de interação, que é permitido através da vivencia em grupos. A autora explica que identidade social é aquilo que nos caracteriza como pessoa e propõe uma reflexão sobre o que de fato a identidade social representa. Lane fala sobre a importância da linguagem, que se desenvolveu quando os seres humanos tiveram que cooperar para sobrevivência. 
Em outro capítulo a autora analisa como acontece a socialização, processo de interação social do individuo e a sociedade que o envolve, e qual a influência da escola e família nesse processo. A família é a socialização primária, a base do individuo, é o grupo necessário para garantir sua sobrevivência, é dela que partem os valores éticos e morais. Lane analisa de que forma a família atua sobre o indivíduo. Desde a primeira infância a criança cria uma relação com as pessoas de seu convívio devido a sua dependência, a partir daí, estas pessoas tornam-se essenciais para a criança durante o seu desenvolvimento. A escola é a socialização secundária, pois o individuo é inserido nela já socializado pela sua família. 
Sobre a questão do trabalho, Lane explica que o significado do trabalho para o indivíduo baseia-se nas condições atuais da nossa sociedade capitalista, o capitalismo implica na existência de duas classes sociais, uma que é a dominadora e a outra que é a explorada. Através do trabalho surgem classes sociais antagônicas que determinam as relações sociais entre os indivíduos. A autora explica também a psicologia comunitária, que visa a intervenção, desenvolve relações sociais através da comunicação e cooperação, visa a educação e consciência social de grupos, para que não haja dominação de um individuo sobre o outro. Por fim, a autora faz uma crítica a Psicologia Social no Brasil. 
A obra O que é Psicologia Social, apesar de ser uma obra pequena em relação á quantidade de páginas diante de um assunto tão extenso, é bastante rico quando se trata de conteúdo. A autora tem muito conhecimento na área, devido sua dedicação e contribuição para a Psicologia Social, escreve de forma clara e objetiva, seu pensamento crítico é mostrado ao decorrer da obra. Lane explica a partir do seu ponto de vista sócio-psicológico o que é a Psicologia Social, sua função e quais são as suas dificuldades. Uma leitura que pode ser entendida sem esforços devido a sua simplicidade. Lane foi provavelmente a maior propulsora da Psicologia Social crítica brasileira, ela procurava relacionar suas teorias e práticas tomando em conta a realidade do País. Um ponto interessante ao longo da obra são as idéias Marxistas que a autora apresenta, quando se trata das classes sociais. Lane nos mostra que se preocupa em pesquisar e compreender como é a relação do indivíduo com a sociedade, de que forma ele se comporta e como pode agir socialmente. Uma parte de sua obra caminhou pela crítica a Psicologia Social da nossa realidade. Além da crítica, a reflexão que ela proporciona no decorrer da leitura, são seus traços marcantes. Suas idéias permitem novas perspectivas para a Psicologia Social. O que é Psicologia Social é sem dúvidas uma leitura essencial para discussões acerca da Psicologia Social.

Outros materiais