Buscar

Motor de Stirling

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi Morumbi
Projeto Motor de Stirling
Gabriel Pereira Sanchez
RA: 20656102
John Robert Mendes Shackleton de Melo
RA: 20709981
Mateus Busquets da Cruz
RA: 20673652
São Paulo
2015
Sumário
Capa pg1
Introdução pg3
O Motor de Stirling pg4
Processo de Construção pg 5 e 6
Conclusão pg7
Referencias Bibliográficas pg8
Introdução
Após uma introdução feita pelo orientador na matéria de física geral, onde foi apresentado um motor de Stirling e seu funcionamento, tivemos uma detalhada explicação de como o projeto funcionava e de como fora desenvolvido e projetado. Posteriormente apresentados sobre o desafio de montar um projeto que funcionasse com a mesma teoria de Stirling e tentar reproduzi-lo com o conhecimento que foi passado, usando materiais sustentáveis e tendo o motor funcionando perfeitamente, tendo sido 100% feito pelo grupo.
O Motor de Stirling
Aperfeiçoado pelo escocês Robert Stirling e seu irmão engenheiro, visavam a substituição do motor a vapor, motivados pelos muitos problemas e explosões que vinham sendo causados pelo motor a vapor, procurando então desenvolver um projeto mais seguro.
O princípio fundamental de um motor Stirling é que uma quantidade fixa de gás é encerrada no interior do motor. O ciclo Stirling envolve uma série de eventos que alteram a pressão do gás no interior do motor, fazendo com que ele funcione. Se você tiver uma quantidade fixa de gás em um volume fixo de espaço e a temperatura desse gás aumentar, a pressão também irá aumentar, se você tiver uma quantidade fixa de gás e comprimi-lo (diminuir o volume de seu espaço), a temperatura desse gás irá aumentar.
Processo de Construção
A principio foi discutido qual teoria e de que maneira seria reproduzido o projeto de Stirling, analisamos alguns projetos que encontramos e decidimos faze-lo com sua estrutura em latas de Pringles, segue então, todos os materiais usados em seu desenvolvimento:
3 tubos de Pringles vazias
Palitos de madeira (usados em sorvetes)
1 lapiseira
1 bexiga
Linha de costura
Clips de papel
Agulhas de costura
Um pequeno pedaço de cabo flexível
1 elástico
Papel alumínio 
Cartão fino
Massa de modelar
Cola Epoxy
Adesiva PVA
Cola Superbonder
Plano de dimensões (referência) 
Após todos os matérias em estoque foi dado inicio ao projeto.
Como primeiro passo, removendo o fundo de uma das latas e a medidas exatas dadas em nossa referencia, fora cortado o fundo de uma lata com um pequeno pedaço do corpo da lata, seguindo o processo, palitos de madeira foram cortados, para que o apoio do disco pudesse ser feito, depois o furo de centro e um mais adiante com o processo mais avançado ser encaixado o virabrequim, depois dos furos feitos o apoio para o disco (feito com o fundo de uma das latas) foi grudado no corpo do motor. 
Com dois pequenos filetes retirados de uma das latas foi feito o tubo e fixado no furo adiante do furo central da lata e coberto pela bexiga, fixando após a bexiga com o elástico. Seguindo o processo, com a medida do plano de dimensões, com um pedaço de uma das latas, coberto pelo papel cartão e em seu interior o contrapeso feito com os palitos, fora feito o pistão do motor, coberto então, com o papel alumínio.
Cortamos então a tampa da lapiseira, tiramos suas rebarbas e então colocamos no centro do corpo do motor, alinhando com o centro do pistão.
Com a agulha de costura, fizemos o centro do disco, com os clips de papel confeccionamos os ganchos para o virabrequim, que fora ligado no pistão e fazendo com que o disco gire, usamos as linhas de costura junto com a agulha de costura, também aplicando a massa de modelar para ajudar na fixação da linha e também outro pedaço da massa como um peso no disco, ajudando em suas rotações.
Após as partes principais serem feitas, com o fundo de uma das latas e cobrindo-a com o papel cartão, fizemos a base do motor, apoiando-se em alguns palitos que usamos, para poder haver o espaço certo embaixo do motor, para que seja aplicado a fonte de calor escolhida.
Conclusão
Entre todos os métodos de aprendizagem, a prática talvez seja a mais eficaz e como prova disso, a aula sobre a teoria usada para o funcionamento do projeto de Stirling e a amostra de seu motor em ação não foram o bastante, foram encontrados problemas e certas duvidas em desenvolvimento do motor e a aplicação da teoria, mas com clareza podemos nos mostrar mais certos do entendimento deste assunto da termodinâmica.
Para seu desenvolvimento, o grupo escolheu o projeto do motor Stirling do tipo deslocador, que ao invés de possuir dois pistões, possui um pistão e um deslocador, o motor mais comum para ser apresentado em sala de aula, que foi um motor desta classe que fora apresentado na introdução de nosso orientador à matéria.
Referencia Bibliográficas
https://www.youtube.com/watch?v=Ow_mBbd2jWU
http://ciencia.hsw.uol.com.br/

Outros materiais