Buscar

ESTUDO DIRIGIDO HISTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO TECIDO MUSCULAR
Qual o papel das fibras musculares? Quais outros tipos celulares realizam contração?
Papel é realizar a contração, transmitindo o movimento à outras fibras musculares, que transformam energia química em mecânica. Células mioepiteliais, pericitos e miofibroblastos também realizam contração.
Quais as características principais do tecido muscular? Qual sua origem embrionária? Quais são os componentes das células musculares?
O tecido muscular apresenta células alongadas, com grande quantidade de filamentos citoplasmáticos e proteínas contráteis. Possui origem embrionária mesodérmica, em que há diferenciação pela síntese de proteínas filamentosas. Os componentes das células musculares recebem diferentes denominações. Sarcolema é a membrana plasmática; sarcoplasma(citoplasma); retículo sarcoplasmático (retículo endoplasmático liso).
Diferencie as três células musculares quanto ao tamanho, forma e número de núcleos.
O m. estriado esquelético é formado por feixes de células muito longas; cilíndricas; multinucleadas; com núcleo periférico; possuem muitas miofibrilas, que têm origem dos mioblastos. A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária.
Já o m. estriado cardíaco tem células ramificadas, alongadas, com um ou dois núcleos mais centrais; apresenta os discos intercalares, que são complexos juncionais exclusivos dos cardiomiócitos. Possui díades (túbulo T mais cisterna do retículo sarcoplasmático); grânulos secretores do hormônio natriurético, que age nos rins aumentando a eliminação de sódio e de água pela urina (natriurese e diurese, respectivamente). A contração é rápida, forte, contínua e involuntária.
O M. liso possui células alongadas, espessas no centro e afiladas nas extremidades, com núcleo único, fusiforme e central. A contração de suas fibras permite a contração do m. inteiro. Contração é fraca, lenta e involuntária.
O que é endomísio, perimísio e epimísio? Cite 3 funções dessas estruturas.
São todas camadas de tecido conjuntivo que envolvem o tecido muscular em partes diferentes. Epimísio recobre inteiramente as fibras musculares na parte mais externa do tecido muscular. Perimísio são septos vindos do Epimísio que envolvem feixes de fibras. Já o endomísio envolve cada fibra muscular individualmente. Funções dessas camadas incluem: unir as fibras musculares; transmitir a força de contração à todas as outras estruturas constituintes do músculo, como tendões e ossos; permite que vasos sanguíneos penetrem entre as fibras; possuem vasos linfáticos e nervos.
Faça um desenho esquemático com a organização das fibras musculares esqueléticas (mostre a banda A, I e linhas Z). Defina, ainda, quais proteínas constituem essa estrutura.
Faixa escura é anisotrópica e contém banda A. A faixa clara é isotrópica e contém banda I. No centro de cada banda há a linha transversal-linha Z. Proteínas constituintes são: actina, miosina, troponina e tropomiosina. Observa-se que os filamentos de miosina ocupam a região central do sarcômeros.
O que são os sarcômeros?
Sarcômeros constituem a unidade estrutural do m. estriado que permite a contração muscular. A repetição dessas unidades no músculo gera as estriações das miofibrilas (feixes cilíndricos de miofilamentos).
O que mantém a estrutura organizada das miofibrilas? Quais as características de cada uma das proteínas que constituem as miofibrilas?
Desmina e distrofina. Desmina liga as miofibrilas umas às outras. Distrofina prende o conjunto de miofibrilas ao sarcolema.
Actina: está sob a forma de polímeros longos, formados por duas cadeias de monômeros torcidas uma sobre as outra, que irão interagir com miosina. Miosina: molécula grande, forma de bastão, formada por dois peptídeos em hélice. Nela ocorre proteólise, que a divide em meromiosina leve e pesada (porção da cabeça mais parte do bastão). Tropomiosina: molécula longa, fina, com duas cadeias polipeptídicas enroladas; localiza-se no sulco entre os filamentos de actina. Troponina: é um complexo de três subunidades: Tnt (liga-se a tropomiosina); TnC (liga ao Cálcio) e TnI (onde actina e miosina interagem).
A banda H do sarcômeros possui uma linha M no seu centro. O que é encontrado nessa região e qual a função desse “composto” encontrado?
É encontrado a enzima creatina quinase, que catalisa a transferência de um grupo fosfato da fosfocreatinina para o ADP, fornecendo, então, energia para a contração muscular.
O que é placa motora, em qual tecido muscular ela é encontrada e cite seus principais componentes.
Placa motora é uma dilatação do ramo final do nervo que se desloca dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular. Neste local ocorre a sinapse nervosa, que é composta pelo axônio do nervo, sarcolema e sarcoplasma das fibras musculares esqueléticas.
Como ocorre o processo de contração do músculo estriado esquelético? Explique todo o processo desde a parte de inervação.
No processo de contração muscular ocorre, a priori, um estímulo nervoso que despolariza a membrana axonal e, posteriormente, a placa motora que penetra no perimísio das fibras musculares. Assim, o terminal do axônio libera acetilcolina, que se difunde e se prende aos receptores do sarcolema. Essa ligação com o neurotransmissor faz com que o sarcolema se torne mais permeável ao cálcio, isto é, seja despolarizado. Esse “sinal” é transmitido até o retículo sarcoplasmático, que libera, então, o cálcio. Este se liga a subunidade TnC da troponina, expondo o local ativo da actina que se combina com a miosina: possui uma “cabeça” com uma enzima que hidrolisa o ATP, o que libera energia para produzir o deslizamento do filamento fino de actina sob o filamento grosso de miosina. Dessa forma, há sobreposição completa dos filamentos de actina sobre os de miosina, gerando o encurtamento das fibras musculares, isto é, o processo de contração muscular.
Qual o papel do retículo sarcoplasmático e dos túbulos T nesse processo de contração? E o que são tríades?
O retículo sarcoplasmático armazena e regula o fluxo de íons cálcio. Após a membrana do retículo ser despolarizada, os canais de cálcio se abrem liberando esses íons que se difundem, indo atuar sobre a troponina, o que possibilita a formação de pontes entre a actina e a miosina, gerando o processo de contração muscular. Já os túbulos T são invaginações da membrana plasmática da fibra muscular, sendo responsáveis pela contração uniforme de cada fibra muscular esquelética. Tríades são um complexo formado por duas expansões do retículo mais um túbulo T. Essas tríades permitem que a despolarização dos túbulos T se propague aos retículos sarcoplasmáticos.
O que são fusos musculares? E corpúsculos tendinosos de Golgi? Qual a função deles?
Fusos musculares são receptores constituídos por tecido conjuntivo que captam modificações no músculo; controlam e coordenam músculos opostos. Fibras sensitivas penetram nesses fusos, detectando modificações no comprimento das fibras musculares e transmitindo a informação a medula espinal. Já os corpúsculos de Golgi são feixes de fibras colágenas, onde penetram fibras sensoriais, que respondem às diferenças tensionais exercidas pelos músculos sobre os tendões.
Como ocorre o processo de câimbras? Descreva suas características.
A sensação de câimbras é causada pelo acúmulo excessivo de ácido lático, advindo do metabolismo anaeróbio de glicose. Esta outra via de oxidação é usada quando há insuficiência de oxigênio em processos que os músculos exercem atividades muito intensas.
Cite as principais diferenças entre fibras musculares tipo I e II.
Fibras tipo I ou fibras lentas são ricas em sarcoplasma; têm cor vermelho escura; adaptadas às contrações contínuas; usam ácidos graxos como fonte energética. Já as fibras do tipo II ou rápidas são adaptadas às contrações descontínuas; têm cor vermelho-clara e usam a glicose como fonte energética.
Explique o que é e quais são os efeitos da atrofia muscular e da miastenia gravis.
Atrofia muscular é o processo de degeneração gradual dos músculos, havendo diminuiçãodo tamanho das fibras musculares e perda de miofibrilas. Existem vários tipos de atrofia: de desuso (há redução no fluxo de impulsos nervosos) e de desnervação (há perda de parte ou de todo o axônio motor, podendo haver substituição de tecido muscular por tecido fibroso). Já na esclerose múltipla, por motivos genéticos ou ambientais, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso.
A miastenia gravis é uma doença autoimune que gera fraqueza muscular progressiva. Nesta patologia há redução na quantidade de receptores para a acetilcolina. A transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos é normalmente feita por uma substância, a acetilcolina, da seguinte forma: O impulso nervoso percorre o neurônio motor até alcançar as terminações nervosas, onde há grande número de canais de Ca+ sensíveis à voltagem. A abertura desses canais leva ao influxo de Ca+ provocando a exocitose de acetilcolina, esta liga-se ao receptor específico presente na membrana da célula muscular (nicotínicos). A ativação destes receptores (nos músculos) leva à abertura de canais de Na, despolarizando a célula muscular, o aumento do sódio provoca a liberação de Ca+ armazenados nos retículos sarcoplasmáticos
Quais são as características da contração muscular nas células cardíacas?
As contrações são rítmicas, geradas e conduzidas pelo endocárdio, permitindo a contração dos átrios e ventrículos para o bombeamento sanguíneo coordenado.
Como ocorre o processo de contração na fibra muscular lisa? Descreva as estruturas participantes e as características desse tipo de contração.
No M. liso não existem sarcômeros e nem troponina, havendo formação dos complexos de miosina apenas no processo de contração. Sob estímulo do sistema nervoso autônomo, íons Ca+2 migram do meio extracelular para o sarcoplasma, que se combinam com calmodulina (segundo mensageiro), que ativa a miosina quinase. Esta, então, fosforila a miosina II e permite a liberação do sítio ativo para a ligação da actina. Assim, ocorre o deslizamento da actina e miosina II uns sobre os outros, o que provoca a contração do músculo.
Quais tipos de junções e substâncias participam da contração do músculo liso?
Junções Neuromusculares difusas, na qual os axônios formam dilatações entre as células musculares lisas. As substâncias transmissoras principais são Acetilcolina (excitatória) e noradrenalina (inibitória).
Como ocorre a regeneração em cada um dos 3 tipos de músculo? Descreva resumidamente o processo.
Músculo cardíaco: não se regenera. As lesões são invadidas por fibroblastos que produzem fibras colágenas, formando uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. Já no músculo esquelético há reparo através de células satélites que se proliferam após lesão ou estímulo originando novas fibras musculares. E no músculo liso, ocorrendo lesão, as células viáveis entram em mitose e reparam o tecido destruído.

Outros materiais