Buscar

Direitos Humanos e Acesso à Internet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0058_AV2_201402403941 » DIREITOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402403941 - WALLACE DE OLIVEIRA GONÇALVES
	Professor:
	MARIANA DE FREITAS RASGA
	Turma: 9025/AY
	Nota da Prova: 9,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 27/05/2017 11:31:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201403517076)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	CAZÉ, O GRAFITEIRO DA LAPA
¿A arte da rua está crescendo no mundo todo e o Rio de Janeiro não está de fora.
[...]
Cazé Sawaya, nascido Fernando José Sawaya, 29 anos, formado em design, com especialização em direção de arte e história em quadrinhos, define seu trabalho como uma street art, com uma ¿linha bem humorada, cheia de alegria e crítica¿. Ele explica que o centro de sua arte é o personagem ¿Barbudinho¿, ou ¿Barbudinho Andarilho¿. Cazé queria causar impacto, sobretudo com o item barba, já que para ele ainda há um grande preconceito contra barbas. Ele lembra que, quando morava em Copacabana, as pessoas estranhavam sua aparência e ficavam com medo, fato esse que se complicava por sua pele escura (¿sou quase negro¿). AspessoasatravessavamaruaoumechamavamdeB∈Laden,rea≥e≤semprebemhumorado¿.
A notícia acima trata da capacidade do artista plástico de produzir tanto uma nova estética para a cidade quanto uma perspectiva crítica em relação ao preconceito e à discriminação existentes na sociedade brasileira. Suas pinturas retratam a chamada ¿guerra de ego¿ do homem moderno, da luta do ¿eu¿ contra ¿eu¿, contribuindo para uma reflexão acerca do individualismo excessivo nas sociedades contemporâneas.
O professor Miguel Reale leciona que ¿o direito é uma projeção do espírito, assim como é momento de vida espiritual toda experiência ética. Mas é, propriamente, o espírito como intersubjetividade objetiva, visto que ordena o ego e o alter na validade integrante do nós¿.  
Com base no texto, explique a fragilidade da chamada ¿sociedade tecnocêntrica¿ e o problema da redução do direito a um saber puramente tecnológico e operatório.
		
	
Resposta: É que na sociedade ocorre uma guerra de egos, umas vez que a um individualismo excessivo, uma luta do eu contra eu, uma visão em que as pessoas pensam muito em si próprias e, em muitos casos a pessoas que são vista de modo diferente por causa de sua situação, cor da pela, pelo lugar onde vive, entre outros.
	
Gabarito:
Caberá ao discente explicar que o avanço tecnológico nas sociedades contemporâneas trouxe ganhos mas também consequências negativas para as relações humanas, pois os valores estão atrelados ao enaltecimento da técnica e da produção econômica, caracterizando a chamada sociedade individualista e do consumo na atualidade. Como produto social, o Direito passa a ser fruto da influência da tecnica, motivo pelo qual a discussão acerca da justiça no âmbito jurídico é tão importante tendo em vista a necessidade de não converte o Direito em mero instrumento ou saber tecnológico mas tronar o Direito em condição de socialização e espaço de solução humanizado dos conflitos sociais inerentes à condição humana, com valorização da diferença, do bem estar coletivo e da justiça social.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): o avanço tecnológico nas sociedades contemporâneas trouxe ganhos mas também consequências negativas para as relações humanas, pois os valores estão atrelados ao enaltecimento da técnica e da produção econômica, caracterizando a chamada sociedade individualista e do consumo na atualidade. Como produto social, o Direito passa a ser fruto da influência da tecnica, motivo pelo qual a discussão acerca da justiça no âmbito jurídico é tão importante tendo em vista a necessidade de não converte o Direito em mero instrumento ou saber tecnológico mas tronar o Direito em condição de socialização e espaço de solução humanizado dos conflitos sociais inerentes à condição humana, com valorização da diferença, do bem estar coletivo e da justiça social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403518241)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muito se discute sobre o papel da internet como apoio ao crescimento econômico local. Para muitos estudiosos em locais onde é disponibilizado mais acesso à rede, maior é a possibilidade de alfabetização para as crianças, assim como o acesso ao ensino superior para os jovens, além de maior desenvolvimento econômico para as mulheres e suas famílias. Partindo de tais premissas podemos afirmar que a ausência de acesso à internet, pode ser considerado como uma violação de Direitos Humanos?
		
	
Resposta: Sim, uma vez que a todos são garantido o direito ao acesso a internet, sendo asim podemos afirma que, a ausência de acesso a internet pode ser considerada violação de direitos humanos.
	
Gabarito: O acesso à internet, assim como o acesso à água, à luz foi declarado direito humano básico pela ONU este ano. Fato que foi reforçado pelo relator dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, no dia 17 de julho de 2014, em San Salvador, El Salvador, durante a Sétima Reunião Regional Preparatória para o Fórum de Governança da Internet.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O acesso à internet, assim como o acesso à água, à luz foi declarado direito humano básico pela ONU este ano. Fato que foi reforçado pelo relator dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, no dia 17 de julho de 2014, em San Salvador, El Salvador, durante a Sétima Reunião Regional Preparatória para o Fórum de Governança da Internet.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403476655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
		
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403476659)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o significado de Cidadania?
		
	
	falar que uma pessoa é cidadã é o mesmo que dizer que ela pode ter lazer nos finais de semana.
	
	cidadania significa a atitude e o comportamento do indivíduo na sociedade.
	
	cidadania significa somente que o indivíduo tem direito a um trabalho garantido.
	 
	cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, ¿civitas" que quer dizer ¿cidade".
	
	cidadania é o mesmo que pertencer a um grupo moral.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403476694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzirentre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
		
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	Ecologia humana.
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	 
	Biodiversidade.
	
	Megassistema social.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403476705)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(PRODEB) ¿Dois conceitos muito discutidos nos dias atuais: __________________ é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta; enquanto __________________ é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
		
	
	neoliberalismo / globalização
	
	liberalismo econômico / socialismo
	
	neoliberalismo/socialismo
	
	socialismo / liberalismo econômico
	 
	globalização / neoliberalismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403476715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CGU) Sobre políticas públicas, assinale a única opção correta.
		
	
	O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade aos ensinos médio e superior.
	 
	A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração, entre outras, das ações do poder público que promovam a democratização do acesso aos bens da cultura.
	
	A União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória.
	
	Os Estados poderão vincular a fundo estadual de fomento à cultura percentual, definido na Constituição Federal, de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, incluindo-se entre os gastos a serem cobertos com esses recursos despesas com pessoal e encargos sociais, desde que diretamente decorrentes de ações ligadas aos programas e projetos culturais.
	
	Entre as diretrizes constitucionais para o cumprimento pelo Estado de seu dever de fomentar práticas desportivas formais, encontra-se a vedação de destinação de recursos para o desporto de alto rendimento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403476725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
		
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	 
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403476730)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desenvolvimento Sustentável (TRF 5a. Região)
		
	 
	significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações.
	
	significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes.
	
	envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais.
	
	e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico.
	
	pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403498155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:
		
	 
	Surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do Estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.
	
	Foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto, o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.
	
	Surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.
	
	Surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.
	
	Foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-se ao grupo Fatah.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes