Buscar

Avaliando Aprendizado Civil 5 (V) 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paulo foi casado, por muitos anos, no regime da comunhão parcial com Luana, até que um desentendimento deu início a um divórcio litigioso. Temendo que Luana exigisse judicialmente metade do seu vasto patrimônio, Paulo começou a comprar bens com capital próprio em nome de sociedade da qual é sócio e passou os demais também para o nome da sociedade, restando, em seu nome, apenas a casa em que morava com ela. Acerca do assunto, marque a opção correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A atitude de Paulo encontra respaldo na legislação, pois a lei faculta a todo cidadão defender sua propriedade, em especial de terceiros de má-fé.
	
	
	É permitido ao juiz afastar os efeitos da personificação da sociedade nos casos de desvio de finalidade ou confusão patrimonial, mas não o contrário, de modo que não há nada que Luana possa fazer para retomar os bens comunicáveis.
	
	
	Sabendo-se que a ¿teoria da desconsideração da personalidade jurídica¿ encontra aplicação em outros ramos do direito e da legislação, é correto afirmar que os parâmetros adotados pelo Código Civil constituem a Teoria Menor, que exige menos requisitos.
	
	
	No caso de confusão patrimonial, gerado pela compra de bens com patrimônio particular em nome da sociedade, é possível atingir o patrimônio da sociedade, ao que se dá nome de ¿desconsideração inversa ou invertida a se desconsiderar o negócio jurídico, havendo esses bens como matrimoniais e comunicáveis.
	
	
		2.
		Qual dos regimes de bens é considerado supletivo para a doutrina?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Comunhão parcial de bens.
	
	
	Participação final nos aquestos.
	
	
	Separação Obrigatória de bens.
	
	
	Comunhão universal de bens.
	
	
		3.
		(Questão 27 119º Exame OAB-SP) Diante do fato de haver possibilidade de o internauta casado participar, por meio de chats voltados a envolvimentos amorosos, geradores de laços afetivo-eróticos virtuais, pode caracterizar, na Internet, infidelidade por e-mail e contatos sexuais imaginários com outra pessoa, que não seja seu cônjuge, dando causa
		Quest.: 3
	
	
	
	
	ao divórcio litigioso direto como falência.
	
	
	à separação litigiosa como sanção.
	
	
	à separação litigiosa como remédio.
	
	
	à separação litigiosa como falência.
	
	
		4.
		O ARTIGO 226 DA CF/88 ELENCA VÁRIAS ESPÉCIES DE FAMÍLIA. POR ESTE MOTIVO É CONSIDERADO UMA CLÁUSULA GERAL DE INCLUSÃO, POIS OUTRAS ESPÉCIES PODERÃO VIR A SURGIR. BASEADO NO ARTIGO 226, DA CF QUAIS AS ESPÉCIES DE FAMÍLIA ESTÃO EXPRESSAMENTE ELENCADAS. ESCOLHA O ITEM CORRETO:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A FAMÍLIA DERIVADA DO CASAMENTO, A HOMOAFETIVA E A DERIVADA DA UNIÃO ESTÁVEL
	
	
	A FAMÍLIA MONOPARENTAL, A ANAPARENTAL E A EUDEMINISTA
	
	
	A FAMÍLIA MONOPARENTAL , A DERIVADA DO CASAMENTO E DA UNIÃO ESTÁVEL
	
	
	A FAMÍLIA ANAPARENTAL, A FAMÍLIA MOSAICO E A DERIVADA DO CASAMENTO
	
	
	A FAMÍLIA DERIVADA DO CASAMENTO, ANAPARENTAL E EUDEMONISTA
	
	
		5.
		Na telenovela Sete Vidas, Julia, uma das filhas de Miguel geradas através de inseminação artificial começa a buscar os seus irmãos através da internet e encontra Pedro que também é o filho do doador 251, Miguel. Eles marcam um encontro, no entanto, acabam se desencontrando. Por um acaso do destino eles acabam se apaixonando sem saber que são irmãos. Nessa condição, se o casamento entre Julia e Pedro se concretizar, esse casamento será:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	nuncupativo
	
	
	nulo
	
	
	anulável
	
	
	inválido
	
	
	putativo

Outros materiais