Buscar

Atividade avaliativa do Curso de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACITEC / ESTÁCIO
 Turma: DIREITO 
 Profª Rita Rosa 
Você deve escolher um caso, entre os apresentados abaixo, e produzir seu texto, de no mínimo 25 e no máximo 50 linhas (seguindo as normas da ABNT). O texto deve ser digitado e entregue, em mãos, no dia 18 de setembro, conforme cronograma. Para o caso escolhido, apresente todos os dados, como nomes, documentos, endereço, em fim, tudo que se fizer necessário para a construção do texto, de forma coerente e coesa. Para desenvolver as tarefas, leve em consideração os itens a seguir:
O discurso retórico;
 A Lógica Razoável, criada pelo filósofo Recaséns.
A Teoria Tridimensional do Direito, de Miguel Reale; 
1- Caso 1
Existem regras de trânsito que proíbem o tráfego de veículos acima de determinada velocidade em certas vias (Placa- velocidade máxima 60 km/h). Imagine que um motorista de táxi, conduzindo uma pessoa gravemente enferma ao hospital ultrapasse essa velocidade e é multada pelo radar eletrônico.
2-.Caso 2
Após acidente de carro gravíssimo, os pais saem ilesos, mas o menor, Pedro Pereira, filho do casal, ficou gravemente ferido. No hospital, o médico, médico Dr. Paulo Rainho de Menezes constatou hemorragia generalizada e, consequentemente, que o menor precisaria de uma transfusão de grande quantidade de sangue. Os pais do menor não autorizaram a transfusão de sangue por motivos religiosos, mas o médico, contrariando a vontade dos pais, fez a transfusão de sangue e salvou a vida do menino. A família processou o médico. A seguir, dados para contribuir.
- O caso concreto confronta-se com um conflito de direitos fundamentais. De um lado o direito absoluto à vida, diretamente ligada ao princípio da dignidade humana, consagrado no direito pátrio no artigo 5º, caput, da Constituição Federal de 1988; e do outro lado a liberdade religiosa, consagrado no artigo 5º, inciso VI, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 
- O artigo 6º do Código de Ética Médica descreve que o médico deve guardar o absoluto respeito da vida humana, sempre agindo pelo bem do paciente. 
3- Caso 3
João andava pela calçada da rua onde morava, no Rio de Janeiro, quando foi atingido na cabeça por um pote de vidro lançado da janela do apartamento 601 do edifício do Condomínio Bosque das Araras, cujo síndico é o Sr. Marcelo Rodrigues. João desmaiou com o impacto, sendo socorrido por transeuntes que contataram o Corpo de Bombeiros, que o transferiu, de imediato, via ambulância, para o Hospital Municipal X. Lá chegando, João foi internado e submetido a exames e, em seguida, a uma cirurgia para estagnar a hemorragia interna sofrida. João, caminhoneiro autônomo que tem como principal fonte de renda a contratação de fretes, permaneceu internado por 30 dias, deixando de executar contratos já negociados. A internação de João, nesse período, causou uma perda de R$ 20 mil.
4- Caso 4
Pai vai buscar a filha de 4 anos na escola e a professora não entrega a menina, pois na ficha escolar da mesma está especificado que a única pessoa que pode pegá-la é a mãe, uma vez que é a pessoa que tem a guarda da menor, comprovada por meios de documentos oficiais. Na recusa da entrega, o pai profere ameaças contra a professora e a escola, que chama reforço policial. 
5- Caso 5
Maria Janete de Souza, 70 anos, foi presa, na última quarta-feira, em Ceilândia, Distrito Federal, pois estava portando 25 quilos de cocaína. Após denúncia anônima, ela foi presa na feira, momentos antes de entregar a mala com drogas, segundo ela, ao verdadeiro proprietário. Na delegacia, a acusada declarou que aceitou participar da entrega de drogas, pois seu neto A., de 15 anos, estava jurado de morte por traficantes do local, e que para não ser morto deveria fazer a entrega da mala. Temendo por algo acontecer com o menor, a avó assumiu o lugar do neto na entrega da mesma.
Petição Inicial: Seu trabalho deve ter 3 partes: Dos fatos / Do Direito / Do pedido

Outros materiais