Buscar

simulado pesquisa em psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201402675260)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. Entretanto, a conceituação adequada de um problema de pesquisa não se constitui em uma tarefa fácil. É importante que o problema seja formulado na forma de uma pergunta, a que se deve esta característica especial da formulação dos problemas?
		
	 
	Esta é a forma mais fácil e direta de formular um problema, além disso facilita sua identificação por parte de quem consulta o projeto ou o relatório da pesquisa.
	
	A delimitação do problema guarda relação com os meios disponíveis para investigação. É importante que a pesquisa seja restringida a fim de poder ser executada.
	 
	Forma de formulação do problema que indica como o fenômeno é medido, ou seja, que envolve sua definição operacional.
	
	A investigação científica tem na objetividade uma de suas características mais importantes, desta forma os fenômenos devem ser estudados como fatos, de forma objetiva a fim de se evitar percepções pessoais.
	
	Ao formular um problema o pesquisador precisa certificar-se de que existe tecnologia adequada para sua solução. Quando não existe recomenda-se a construção de instrumentos capazes de proporcionar a investigação do problema.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402675272)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida é importante que ela seja específica, esta característica se refere à:
		
	
	Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais.
	
	A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação.
	
	Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo.
	
	É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste a ser realizado.
	 
	São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402675531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As pesquisas em Psicologia devem ser baseadas nas resoluções que envolvem as diretrizes para os procedimentos da pesquisa em Psicologia. O Conselho Federal de Psicologia elaborou a Resolução 016/2000, com o intuito de orientar os profissionais de Psicologia com relação aos procedimentos necessários para execução de uma pesquisa. De acordo com este documento muitas são as preocupações do pesquisador, EXCETO:
		
	
	o consentimento informado.
	 
	o caráter remunerado da pesquisa.
	
	a divulgação dos resultados.
	
	o protocolo da pesquisa.
	
	o risco da pesquisa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402675266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo de elaboração de hipóteses é de natureza criativa, entretanto a qualidade mais requerida do pesquisador para o levantamento de hipóteses é a experiência, podendo surgir de diversas fontes, dentre as quais podemos citar a OBSERVAÇÃO que se refere à:
		
	
	Descarte de hipóteses devido ao fato das mesmas não serem passíveis de testagem.
	 
	Estabelecimento assistemático de relações entre os fatos no dia a dia, que fornece indícios para os problemas propostos pela ciência.
	
	Hipóteses derivadas de palpites que, entretanto, não deixa claro as razões que as determinaram tornando difícil avaliar à priori a qualidade dessas hipóteses.
	
	À medida que uma hipótese se baseia em estudos anteriores e o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente.
	
	Demonstração da existência de ligações claras entre um conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402675273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida é importante que possua referência empíricas, esta característica se refere à:
		
	
	É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste a ser realizado.
	 
	A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação.
	
	Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo.
	
	São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas.
	
	Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201403135553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há múltiplas tipologias utilizadas para diferenciar os tipos de pesquisa, considerando a natureza dos problemas investigados e das relações entre os fenômenos, as estratégias metodológicas utilizadas, a natureza dos dados coletados e analisados, entre outras dimensões diferenciadoras. Uma das tipologias usuais discrimina os estudos em: exploratórios, descritivos, correlacionais e explicativos. Ao se diferenciarem tais tipos, não há uma atribuição de valor nem uma hierarquia de qualidade das pesquisas. Cada tipo atende a objetivos específicos postos pelo pesquisador e que se apoiam na natureza da sua questão de estudo e no acúmulo de conhecimento já consolidado sobre ela. A seguir são descritos de forma bem sintética quatro estudos sobre temáticas de interesse da psicologia. Estudo 1 Buscando analisar os efeitos possíveis dos conteúdos antissociais veiculados pela televisão no comportamento agressivo de crianças entre 5 e 10 anos de idade, foram compostos dois grupos que assistiram a programas com diferentes conteúdos (um antissocial e outro pró-social). Os grupos foram compostos aleatoriamente, sendo equiparados quanto a gênero e faixa etária. Antes e após assistirem aos programas, as crianças foram observadas em seus ambientes naturais (escola e casa), tendo-se registrado a frequência e os tipos de comportamentos agressivos. As comparações permitidas pela pesquisa possibilitaram avaliar a influência da televisão, além de outros fatores contextuais (família, escola) que também impactavam os comportamentos agressivos. Estudo 2 Buscando-se identificar as diferenças entre homens e mulheres na suscetibilidade a infecções por DSTs, verificou-se na comparação entre os percentuais de homens infectados por mulheres e de mulheres infectadas por homens, depois de uma única penetração, sem proteção, com parceiro infectado, que mulheres apresentam risco muito maior que homens em quatro das seis DSTs (clamídia, gonorreia, hepatite B e sífilis). Em se tratando do papiloma genital e do herpes genital, a percentagem estimada de infectados não se diferencia entre homens e mulheres. Estudo 3 Buscando analisar possíveis fatores associados ao desempenho de estudantes universitários, um pesquisador aplicou um questionário, que continha várias escalas validadas, a uma amostra ampla e representativa de alunos de diferentes cursos de uma universidade de grande porte. Foram avaliados, entre outros aspectos, a satisfação com a qualidade do ensino, a integração social com os colegas, a satisfação com a escolha profissional, o investimento relativo a horas dedicadas ao estudo semanalmente, além de variáveis socioeconômicas e demográficas. Os resultados permitiram identificar que maiores níveis de satisfação com a escolha profissional associavam-se mais fortemente com maior investimento do aluno no curso e com desempenhos superiores, relativos a notas obtidas nas disciplinas cursadas. Estudo 4 Buscando compreender
crenças e significados relacionados a cuidados com a saúde de um grupo de habitantes de uma comunidade bastante isolada geograficamente de centro urbano, pesquisadores fizeram várias visitas ao local e, à medida que se aproximaram dos moradores, puderam conversar sobre o cotidiano, ouvir histórias sobre o passado da comunidade, observar interações, rotinas de trabalho, comemorações festivas e práticas de cuidado com a saúde, tendo sido gerada quantidade razoável de informações sobre padrões culturais dominantes no grupo. Tais informações forneceram base para hipóteses iniciais de como as práticas de cuidado com a saúde eram elementos constituintes de padrões culturais bem distintos dos que se observam nas grandes cidades do país. Na sequência em que foram apresentadas, as descrições correspondem aos estudos
		
	
	descritivo, exploratório, correlacional e explicativo
	
	explicativo, descritivo, correlacional e exploratório
	
	descritivo, correlacional, exploratório e explicativo
	 
	explicativo, correlacional, descritivo e exploratório
	
	exploratório, descritivo, explicativo e correlacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403110693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um pesquisador que deseja realizar um trabalho fundamentado no método científico não deve apresentar o seguinte requisito:
		
	
	Posição crítica.
	
	Criatividade;
	 
	Displicência.
	
	Capacidade de reflexão;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402675280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A etapa da pesquisa experimental que envolve a determinação, com precisão, da população a ser estudada, a fim de generalizar os resultados encontrados, denomina-se:
		
	
	Definição do plano experimental
	 
	Determinação dos sujeitos
	
	Construção de hipóteses
	
	Operacionalização das variáveis
	
	Formulação do problema
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402675328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um estudo realizado em todos o Estado, com pais de crianças de 3 a 16 anos, para examinar suas preocupações a respeito de cuidado com as crianças e escolas e caracterizado como um estudo do tipo:
		
	
	Experimental
	
	Estudo de caso
	
	Pesquisa naturalista
	
	Pesquisa ação
	 
	Levantamento
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402675275)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A elaboração de hipóteses é uma etapa importante da pesquisa em psicologia. Por conta da importância da mesma muitas hipóteses são descartadas por não possuirem o requisito mínimo para sua validação. São pontos importantes para a elaboração de hipóteses, EXCETO:
		
	
	A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação.
	 
	É importante que se construam hipóteses que dispensem a utilização de técnicas de coletas a fim de deixar o processo mais ágil e econômico.
	
	Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais.
	
	São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas.
	
	Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201402675358)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o enunciado da hipótese abaixo: ¿A classe social das mães influencia no tempo de amamentação dos filhos¿. Indique qual é, nesta hipótese, a variável independente:
		
	 
	Classe social.
	
	Tempo de amamentação.
	
	Gênero do genitor.
	
	A mãe.
	
	O filho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403122960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta sobre quais são as dimensões da pesquisa observacional:
		
	
	Experimental - Naturalista; Ambiental - Exploratória; Codificação - Não-codificação; Não-participante - Participante.
	
	Ambiental - Exploratória; Codificação - Não-codificação; Naturalista - Observante; Esquemática - Não-esquemática.
	 
	Testagem da teoria - Exploratória; Experimental - Naturalista; Estruturada - Não-estruturada; Não-participante - Participante.
	
	Testagem da teoria - Exploratória; Esquemática - Não-esquemática; Ativa - Inativa; Experimental - Naturalista.
	
	Laboratorial - não esquemática; Exploratória - Inativa; Não-codificada - Naturalista; Ativa - Não-participante.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402675273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida é importante que possua referência empíricas, esta característica se refere à:
		
	
	Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais.
	 
	A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação.
	
	São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas.
	
	É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste a ser realizado.
	
	Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402675274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as hipóteses são testáveis, por isso muitas das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores são descartadas. Para que uma hipótese seja considerada logicamente válida deve estar relacionada com técnicas disponíveis, esta característica se refere à:
		
	
	A hipótese deve envolver conceitos que possam ser verificados pela observação.
	
	Uma hipótese simples é sempre preferível a uma mais complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo.
	
	São preferíveis as hipóteses que especificam o que de fato se pretende verificar. Pode-se até dividir hipóteses amplas em sub-hipóteses mais precisas.
	 
	É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste a ser realizado.
	
	Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis, precisam estar claramente definidos. Devendo-se preferir as definições operacionais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402675585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Albert Bandura estudou por muito tempo a agressividade e um dos seus experimentos envolvia observar de forma sistemática o comportamento das crianças em sala de aula. Qual o tipo de pesquisa realizado por Bandura neste caso?
		
	
	Pesquisa documental
	
	Pesquisa participante
	
	Pesquisa experimental
	 
	Pesquisa de campo
	
	Pesquisa correlacional
		
	
		 1a Questão (Ref.: 201402675363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere à pesquisa básica pura.
		
	
	Trabalho sistemáticos, que utiliza conhecimentos derivados da pesquisa ou experiência prática com vistas à produção de novos materiais, equipamentos, políticas e comportamentos, ou a instalação ou melhoria de novos sistemas e serviços.
	
	Pesquisas desenvolvidas através da colaboração de diversas agências de pesquisas distintas e com financiamentos diversos.
	
	Pesquisas voltadas para a aquisição de conhecimento com vistas à aplicação numa situação específica.
	 
	Pesquisas destinadas unicamente à ampliação do conhecimento, sem qualquer preocupação com seus possíveis benefícios.
	
	Pesquisas voltadas para a aquisição de novos conhecimentos direcionados a amplas áreas com vistas à solução de problemas práticos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402675280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
A etapa da pesquisa experimental que envolve a determinação, com precisão, da população a ser estudada, a fim de generalizar os resultados encontrados, denomina-se:
		
	
	Formulação do problema
	
	Definição do plano experimental
	
	Construção de hipóteses
	 
	Determinação dos sujeitos
	
	Operacionalização das variáveis
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402675566)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual o tipo de seleção da amostra foi utilizado em: Mil estudantes da universidade Estácio de Sá, escolhidos de acordo com curso, sexo e idade, foram interrogados por investigadores que desejavam investigar como os estudantes se sentiam com relação ao novo modelo de ensino proposto.
		
	 
	Amostragem representativa.
	
	Amostragem aleatória.
	
	População.
	
	Amostragem.
	 
	Amostragem randômica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402675375)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Enquanto técnica de pesquisa a observação pode assumir o formato de observação sistemática, que apresenta como principais características:
		
	
	Utilização de instrumentos paramétricos para realizar a observação.
	
	O pesquisador permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observando os fatos que aí ocorrem.
	 
	O pesquisador sabe quais os aspectos da comunidade, organização ou grupo são significativos para alcançar os objetivos pretendidos.
	 
	Participação real do pesquisador na vida da comunidade, organização ou grupo em que é realizada a pesquisa.
	
	Utilização de instrumentos estatísticos a fim de realizar a observação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402675339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma pesquisa que seja realizada com o objetivo de examinar questões práticas e suas potenciais soluções é caracterizada como sendo uma pesquisa:
		
	
	Universitária
	 
	Aplicada
	
	Institucional
	
	funcional
	
	Básica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais