Buscar

COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E SIG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
(  ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
(   ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
(  ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;,
	
	C
	V; F; V; V;
Você acertou!
Justificativa: A partir do conteúdo estudado em aula, disponível no livro base da disciplina, verifica-se que apenas a segunda afirmativa é falsa, uma vez que as informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios justamente por reduzirem o volume de tarefas humanas repetitivas dentro das organizações, e não por aumentarem. As demais afirmativas estão corretas em função das novas configurações sociais e empresariais, conforme evidenciado no conteúdo disponível nas páginas 20 a 22 da obra do prof. Eleutério (2015).
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto empresarial, saber diferenciar e utilizar dados e informações pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva para aquelas empresas que conseguirem desenvolver tais atividades. Neste contexto, com relação aos dados e informações no ambiente empresarial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso e na sequência assinale a alternativa correta:
 (  ) Dados são elementos que possuem contexto e significado, o que lhes confere relevância e finalidade.
(  ) Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor.
(  ) As informações críticas são aquelas que confrontam as informações tradicionalmente usadas dentro das organizações.
(  ) No processo decisório é imprescindível que seu usem informações de qualidade, garantindo decisões mais adequadas para cada momento.
(  ) A relevância das informações indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização.
Nota: 20.0
	
	A
	F; V; F; V; F;
Você acertou!
sequencia correta F; V; F; V; F;
Justificativa:
Afirmativa I – Falsa: Dados são simples observações, registros de coisas. Já a informação possui contexto e significado e tem relevância e finalidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 31).
Afirmativa II – Verdadeira: Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor (ELEUTÉRIO, 2015, p. 34).
Afirmativa III – Falsa: Informação crítica é aquela que garante a sobrevivência da organização, como os indicadores financeiros (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa IV – Verdadeira: Boas informações permitem identificar necessidades e criar eficiência no dia a dia das empresas, pois o processo decisório necessita de informações de qualidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa V – Falsa: A confiabilidade indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização, e não a relevância, que se refere à importância da informação para a tomada de decisão.
	
	B
	F; V; V; F; V;
	
	C
	F; F; V; V; V;
	
	D
	V; F; V; F; V;
	
	E
	V; F; F; V; V.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 20.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tendese a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 0809).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Um tema muito discutido nas organizações contemporâneas é a geração de informações que agreguem valor às instituições, isto é, informações de qualidade e que merecem estar entre as principais preocupações de uma instituição. Conforme apresentado nas aulas de Sistemas de Informação Gerencial, essas essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas, cada qual com suas especificidades.
Na tabela abaixo são apresentadas algumas informações que estão presentes no meio organizacional e pedimos que, de acordo com os nossos estudos das aulas de SIG, analise essas informações e as classifiquem:  “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas. Após a classificação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 2 – 1
 
	
	E
	2 – 1 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior”, “Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado” e “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” (Aula 02, p. 56).
 
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Observe a charge a seguir:
FONTE: https://portfeevale2012.wordpress.com/page/2/. Acesso em 09/07/2017.
 Cada ocasião enfrentada pelas pessoas no seu dia-a-dia acaba exigindo que estas utilizem uma linguagem diferente. Neste sentido, para que haja efetividade na comunicação, emissores e receptores devem considerar o nível de linguagem, isto é, a adaptação da mensagem de acordo com o grupo social em que se está inserido.
Considerando a charge e o conteúdo sobre os níveis de linguagem apresentado na Aula 01 da disciplina de Comunicação Organizacional, pode-se afirmar que a charge ilustra uma situação de uso da linguagem:
Nota: 20.0
	
	A
	Coloquial ou popular.
	
	B
	Gíria.
	
	C
	Culta
ou padrão.
	
	D
	Regional.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo de páginas – 24 até 25) observa-se que a variação linguística utilizada na charge é a linguagem regional, pois apresenta a forma de falar com expressões próprias e sotaques, constituindo o regionalismo (forma de expressão de determinada região).
	
	E
	Vulgar.
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
Uma boa estrutura de comunicação interna e externa, sugere que uma comunicação bem-feita poderá municiar a empresa de dados e informações para que ela possa fazer frente às turbulências da economia brasileira. Consequentemente, o endomarketing, a comunicação interna e a comunicação internacional, defendem que empresas de todas as áreas e dos mais diversos portes devem estruturar e cuidar de suas estratégias, táticas e ações de comunicação.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos modelos de comunicação utilizados em pequena empresa:
( ) A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. É por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
( ) Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
(  ) É importante estruturar bem a comunicação digital. Torna-se necessário saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa
( ) Nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa, raramente, são feitas pelos próprios gestores, que preferem terceirizar estes serviços, para evitarem futuras preocupações.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,V,F.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Assim como nas grandes empresas, também, nas pequenas a Comunicação tem que ser bem estruturada, tanto a Interna quanto a Externa. A Interna é importante para conferir transparência e democracia à organização, enquanto a Externa é importante para a empresa construir uma imagem positiva a seu respeito. A afirmativa IV é falsa, pois na maioria das vezes, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, por uma questão de custo e estrutura (Aula 3, Tema 5, p. 33 - 34).
	
	B
	V,F,V,F.
	
	C
	V,V,F,F.
	
	D
	V,F,F,F.
	
	E
	V,F,V,V.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Sobre o processo decisório, vimos em aula e a partir do material didático, que as decisões tomadas diariamente dentro das organizações são a base do funcionamento de qualquer empresa. Vimos também que o processo decisório é complexo e repleto de nuances a serem observadas para a sua concretização.
 Desta forma, e a partir dos conteúdos vistos em aula, leia e analise as afirmativas a seguir:
 I. Tomar uma decisão significa escolher um caminho em determinada situação, de forma que este processo deve ser realizado sempre que houver mais que uma possibilidade de ação para cada situação.
 Porque
 II. O processo decisório permite encontrar a alternativa perfeita para cada situação.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	 
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	As duas afirmativas são verdadeiras, porém a segunda não se relaciona com a primeira.
	
	C
	A afirmativa II é verdadeira e a afirmativa I é falsa.
	
	D
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
Você acertou!
 
Justificativa: Conforme Eleutério (2015, p. 48), “tomar decisão significa escolher o que deve ser feito em determinada situação, e essa ação deve ocorrer sempre que houver mais de uma alternativa para resolver um problema ou alterar uma situação”. Por outro lado, quando falamos em decisão, não existe decisão perfeita, mas sim decisões mais adequadas para cada situação. Desta forma, a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	E
	As duas afirmativas são falsas.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Pensando no processo decisório dentro das organizações e considerando tanto os tipos de decisões como a necessidade de informações para que o processo seja satisfatório, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
I. Ao perceber problemas dentro da empresa, os gestores iniciam a primeira etapa do processo de decisão, que é a ‘concepção, etapa em que são geradas possíveis alternativas de solução para as situações empresariais.
II. A utilização de informações de qualidade é elemento fundamental em todas as etapas do processo decisório, desde a fase de inteligência até a revisão das alternativas selecionadas.
III. Embora o processo decisório seja uma atividade complexa, dentro das empresas é possível delimitar metodologias para que sejam buscadas as melhores alternativas para responder de maneira satisfatória as situações empresariais.
IV. A etapa de ‘seleção’, terceiro momento do processo decisório proposto por Simon (1979), visa o estudo e formulação completa do problema ou da situação a ser solucionada dentro das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
Você acertou!
Justificativa: O processo decisório proposto por Simon (1979) possui quatro etapas em sequência: Inteligência, Concepção, Seleção e Revisão. (ELEUTÉRIO, 2015, p. 52-54). Desta forma, a afirmativa I está incorreta, assim como a IV está incorreta porque a formulação completa do problema é atividade da etapa de Inteligência. Já as afirmativas II e III estão corretas porque falam da necessidade de informações de qualidade em todas as etapas do processo e também na existência de metodologias para a tomada de decisão que podem facilitar este processo.
	
	E
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre comunicação institucional:
Se o Endomarketing e a Comunicação Interna olham para dentro da organização, é a Comunicação Institucional que vai extrapolar seus muros, construindo uma imagem forte e positiva da organização, ou mesmo amenizando eventuais efeitos nocivos de algum acidente, problema ou exposição negativa. Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
Considerando o texto acima, entre outras atribuições, o profissional responsável pela comunicação institucional possui algumas responsabilidades específicas. Analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que contemplam tais atribuições:
I. planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da instituição.
II. definir e reconhecer os públicos-alvo da organização?
III. redigir e editar as publicações externas voltadas ao público em geral?
IV. gerenciar a comunicação nas situações de crise.
Assinale a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois dentre as responsabilidades de um profissional de comunicação institucional está o planejamento, desenvolvimento
e implementação da comunicação interna e externa institucional, a definição e reconhecimento dos públicos-alvo e o gerenciamento da comunicação em momentos de crise. A afirmativa III é falsa pois, uma das suas atribuições é redigir e editar apenas as publicações internas voltadas aos funcionários (Aula 3, Tema 3, p. 21).
	
	D
	I, III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Tendo em vista o tema estudado na Aula 3 - endomarketing -, analise o texto a seguir:
Etimologicamente, o prefixo “endo” vem do grego “endus”, que significa “para dentro”. Portanto, Endomarketing é o Marketing interno, voltado a atender necessidades e desejos do consumidor interno de uma organização. O conceito passou a ser mais amplamente difundido a partir de 1995, quando o termo foi “batizado” por Bekin (1995). Mas, antes mesmo disso, Philip Kotler já tratava da importância do Marketing Interno. Normalmente, nas empresas, o Endomarketing passa a ser adotado pelo Departamento de Recursos Humanos, por tratar diretamente das pessoas da organização.
Com base no enunciado descrito, assinale a alternativa correta sobre endomarketing:
Nota: 20.0
	
	A
	Endomarketing é toda estratégia ou tática que a empresa utiliza para maquiar balanços e parecer saudável aos olhos dos empregados.
	
	B
	Endomarketing é fazer com que os empregados adotem táticas de Marketing Pessoal, como, por exemplo, busquem maior visibilidade do que o colega no trabalho.
	
	C
	Endomarketing é adotar ações de marketing junto aos colaboradores da empresa, de forma a tê-los mais motivados, comprometidos e sintam-se, de fato, pertencentes à organização.
Você acertou!
Endomarketing sugere a adoção de ações em conjunto, pois consiste exatamente em adotar ações do Marketing tradicional, porém focando o cliente interno, ou seja, o colaborador da organização (Aula 03, Tema 1, p. 4). As alternativas "a", "d", "d" e "e" estão incorretas, pois endomarketing não é uma estratégia da empresa para maquiar balanços; não se trata de fazer com que os empregados adotem táticas de marketing pessoal e, para finalizar, o endomarketing, tem relação com os resultados da empresa.
	
	D
	Endomarketing nada tem a ver com Marketing interno, mas é toda forma de comunicação destinada aos funcionários.
	
	E
	O Endomarketing é apenas uma ferramenta interna de comunicação, sem relação com os resultados da empresa.
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto e a figura abaixo que é a representação genérica de um sistema, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as partes de um sistema apresentados na coluna da esquerda:
A palavra sistema é um termo genérico, isto é, adequa-se a diversas situações, constituindo um conceito que se aplica a todos os campos do conhecimento (BIO, 1996). Ackoff (1981) cita que um sistema é um conjunto de elementos que interagem com a finalidade de produzir um resultado específico, no qual cada elemento afeta o funcionamento do todo e também é afetado por ele. Em um sistema temos os seguintes componentes:
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	4 2 3 1
	
	B
	3 2 1 4
	
	C
	1 4 2 3
	
	D
	2 4 1 3
	
	E
	3 4 1 2
Você acertou!
Alternativa “E”. Sistema é um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. É também um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum. A digitação em uma tela de cadastro de clientes se refere à entrada. O cálculo do giro de estoque se refere ao processamento. A demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente é a saída. E no ambiente, temos as pessoas ou outros sistemas (Aula 04, p. 46).
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia a citação abaixo: 
“O marketing é um recurso de grande importância à gestão de processos, serviços, produtos e outras atividades em qualquer organização, é a área do conhecimento que envolve atividades diversificadas referentes às relações de troca entre empresa e consumidor, com orientações direcionadas a satisfação dos desejos e necessidades dos mesmos, focando a atração de novos clientes, conservação dos atuais, oferecendo-lhes sempre algo a mais”. (RODRIGUES; LOPES, 2015, p.05)
Fonte: RODRIGUES, R. M. ; LOPES, P. L. A influência do marketing estratégico para a gestão do negócio. XIV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende-RJ, out/2015. 16p. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/28822377.pdf. Acesso em: 18/06/2017.
A partir da citação acima se observa a importância das organizações estabelecerem uma relação entre o marketing estratégico, comunicação e a gestão dos seus negócios. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a compreensão de marketing que os gestores de uma organização precisam ter para estabelecerem as suas estratégias visando atingir a vantagem competitiva no mercado:
Nota: 20.0
	
	A
	Criar nos consumidores a necessidade por produtos de luxo.
	
	B
	Induzir o consumidor a comprar produtos com valores mais elevados.
	
	C
	Orientar a empresa primeiramente ao seu ambiente interno e depois ao mercado, pois este é secundário.
	
	D
	Corresponder às expectativas dos clientes com produtos e serviços confiáveis.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 03 da rota da aula 04 (intervalo das páginas 16-20) observa-se que:
a) INCORRETA – Não se pode apenas restringir as ações ao atendimento de necessidades de luxo, mas sim compreender os desejos e as tendências comportamentais dos clientes.
b) INCORRETA – No marketing tem-se uma relação de troca entre consumidor e empresa, sendo que o papel desta não é simplesmente induzir o consumidor a comprar.
c) INCORRETA – No marketing é essencial realizar a análise de cenários, incluindo as suas forças e fraquezas (ambiente interno), ameaças e oportunidades (ambiente externo). A empresa deve se orientar para o mercado.
d) CORRETA – Realmente o marketing estratégico fundamenta-se em ações para que a empresa consiga corresponder às expectativas dos clientes com produtos e serviços confiáveis.
e) INCORRETA – As organizações sérias não querem apenas vendas pontuais, mas sim construir uma relação duradoura com os seus clientes.
	
	E
	Manipular o mercado.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
A comunicação é uma ferramenta relevante para que os gestores públicos apresentem informações de utilidade pública e prestação de contas à sociedade. Deve fazer parte da rotina dos cidadãos tomar ciência a respeito das ações dos responsáveis pela administração pública, inserindo-se no contexto político-econômico das cidades, estados e países (SANTOS JUNIOR, 2012).
Fonte: SANTOS JUNIOT, E. G. A importância da comunicação na gestão pública e sua influência e relações com os interesses públicos, políticos e transparência governamental: o caso da Prefeitura de Castro – Paraná. Revista UEPG Ci Soc Apl. Ponta Grossa, 20 (2), jul/dez 2012, p.193-202.
Considerando o exposto acima, pode-se considerar que a comunicação na administração pública, visando à democracia de informações, é um instrumento de:
Nota: 0.0
	
	A
	Comunicação do planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal aos cidadãos.
Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 04 (páginas 23 a 23) observa-se que: A comunicação na administração pública deve se estruturar na comunicação interna e externa, prestando contas à sociedade a respeito de suas ações. As informações devem ser disponibilizadas à sociedade de forma transparente, ética e útil, sem o intuito eleitoreiro. As práticas de comunicação na administração pública devem ser democráticas e não apenas para promoção de cunho político ou interesse particular do gestor público. A comunicação na administração pública baseia-se em temas de interesse coletivo e não em abusos políticos.
	
	B
	Uso da imprensa a favor dos interesses
públicos para aprovação dos projetos de lei benéficos aos gestores públicos.
	
	C
	Limitação das pessoas aos cargos eletivos.
	
	D
	Manobra da opinião pública para promover um grupo político.
	
	E
	Manobra para esquivar os gestores públicos de situações comprometedoras, restringindo as informações pertinentes aos cidadãos.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise a tabela abaixo e em seguida enumere os itens da coluna da direita, de acordo com a aplicação de sistemas de informação apresentados na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação (SIs) estão em toda parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1 - 3 - 1 - 2 - 3
	
	B
	3 - 2 - 2 - 1 - 1 - 3
Você acertou!
As tecnologias online possibilitaram o surgimento das redes sociais e dos ambientes de relacionamento profissional, colocando os sistemas de informação no cotidiano pessoas e consolidando definitivamente a cultura digital. Na esfera governamental, os sistemas de informação são usados como canais de informação e de serviços aos cidadãos, além de possibilitar novos meios de interação entre o governo e a sociedade. No âmbito empresarial, os sistemas de informação são usados para automatizar os processos operacionais e apoiar as atividades gerenciais (Aula 04, p. 17 19)
 
	
	C
	3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1
	
	D
	2 - 3 - 1 - 1 - 2 - 3
	
	E
	3 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Para Rodernel, Schimidt e Stadler (2012, p. 50) a delegação possibilita à equipe o aprimoramento de habilidades e competências, incentivando-a a assumir responsabilidades e desafios.
Tendo em vista o acima exposto, considere que você precisa treinar os líderes de sua empresa para que aprendam a delegar. Para isso, deverá apresentar aos líderes os benefícios de uma eficaz delegação tanto para ele como para a equipe e para a organização.
 Os itens a seguir, referem-se à delegação, analise todos e identifique aqueles que você apresentaria aos líderes da sua empresa como sendo eficazes.
I – Cumprir as metas estabelecidas é fundamental para os resultados da empresa, portanto, o curto tempo para realizá-las deve ser aceito pela equipe.
II – Organizar todas as tarefas de forma a permitir que os funcionários as realizem com segurança.
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.  
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e V.
	
	B
	III, IV e V.
Você acertou!
Alternativa correta letra “b ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p 50 - 51.
Os itens III, IV e V se referem à delegação eficaz e são:
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50 – 51.
 
As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
Os itens I e II não se referem à delegação eficaz.
Forma correta do item I – Certificar-se de que o funcionário tem tempo hábil para dar conta da tarefa.
Forma correta do item II – Permitir que os funcionários realizem a tarefa da forma que acharem melhor.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e V.
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
A atividade da liderança é alinhar pessoas, o que significa dizer que o líder comunica a direção, a visão e busca comprometer os indivíduos para a concretização de ações e para atingir objetivos organizacionais (RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 60). 
Os autores identificam quatro estilos de liderança.
Relacione corretamente o estilo de liderança à forma de agir do líder em cada um dos estilos.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A – IV; B – III; C- I; D - II.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ a ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p. 61 - 63.
A correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar é”
A - Liderança coercitiva – é o IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
B- Liderança controladora – é o III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
C- Liderança orientadora – é o I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
D - Liderança integradora – é o II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
 
	
	B
	A – III; B – II; C – I; D – IV.
	
	C
	A – II; B – I; C – III; D – IV.
	
	D
	A – III; B – I; C – IV; D – II.
	
	E
	A – IV; B – III; C – II; D – I.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, a qual aborda sobre o profissional de planejamento:
Nas agências de Publicidade, o profissional de planejamento é conhecido como Planner. É ele quem fornece ideias a outras áreas da agência, especialmente com a área de criação, que é a responsável pela execução das ideias para as campanhas. Mas é importante salientar que eles não criam, mas dão subsídios para o setor de criação. É um profissional que deve estar constantemente muito bem informado, pois faz pesquisas o tempo todo, analisa o mercado e o comportamento do consumidor.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao profissional de planejamento (planner ou planejador):
( ) O profissional de planejamento deve trabalhar isolado de outras áreas para ter maior concentração.
( ) O profissional de planejamento elabora cronogramas, prevê prazos e ações a serem executadas com vistas a um objetivo maior.
( ) O planejador é alguém que precisa estar totalmente focado em seu departamento, independente do que a empresa esteja enfrentando em outros departamentos.
( ) O planejador é um profissional que deve gerir sua equipe e ter a consciência de que seu trabalho irá afetar também outros departamentos da organização.
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	F,V,V,V
	
	B
	V,V,F,F.
	
	C
	F,F,V,V.
	
	D
	V,F,F,V.
	
	E
	F,V,F,V.
Você acertou!
A segunda e a última afirmativas são verdadeiras. O planejador deve ter consciência que o resultado do seu trabalho afeta diretamente outros profissionais da mesma organização, além do mais, responsabilidades como elaboração de cronogramas, previsão de prazos entre outras ações, fazem parte do seu cotidiano. A primeira e a terceira afirmativas são falsas, pois o profissional de planejamento não tem como trabalhar isolado, pois seu trabalho afeta e é afetado o tempo todo por várias outras áreas da organização (Aula 05, Tema 3).
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade
de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados em três categorias (ELEUTÉRIO, 2015, p.96).
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management – SCM) auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos.
Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação (SCM) é caracterizado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema integrado
	
	B
	Sistema departamental
	
	C
	Sistema interdepartamental
	
	D
	Sistema funcionais
	
	E
	Sistema interorganizacional
Você acertou!
Alternativa “E”. O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM (Aula 05, p. 7).
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Observe a figura que apresenta os cinco objetivos de um sistema de informação organizacional e depois analise o texto abaixo:
Fonte: Eleutério (2015, p. 92).
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio.
Considerando os cinco objetivos de um sistema de informação empresarial, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo evidenciado pela atividade de João:
Nota: 20.0
	
	A
	Excelência operacional
 
Você acertou!
Alternativa “A”. Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas (Aula 05, p. 2).
Com relação às demais alternativas, não são corretas porque:
 
- sustentabilidade do negócio se refere ao fato de os sistemas de informações se tornarem essenciais ao desenvolvimento das ações da empresariais, de forma que sem eles não seria possível a empresa funcionar;
- relacionamento com o cliente diz respeito aos perfis de seus clientes, internos e externos, e à tomada de decisão para atender às demandas específicas identificadas por meio dos sistemas de informações;
- novos produtos e serviços relaciona-se com o desenvolvimento de produtos e/ou serviços totalmente novos, buscando atender às demandas dos públicos da empresa;
- melhorar a qualidade das decisões gerenciais refere-se ao fato de os sistemas de informações gerenciais fornecerem informações de qualidade, em tempo hábil, para facilitar e melhorar o processo decisório (seja ele em qualquer nível hierárquico), lembrando que isso só ocorre se o sistema for alimentado corretamente.
	
	B
	Sustentabilidade do negócio
	
	C
	Relacionamento com o cliente
	
	D
	Novos produtos e serviços
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre  a prática da redação técnica:
Para se compreender as especificidades da redação técnica, é importante analisar, primeiramente, as diferenças entre as características linguísticas da redação literária e a técnica. Enquanto a redação literária admite liberdades linguísticas como metáforas, dubiedades, subjetividades, trocadilhos e outras formas mais desenvoltas, a redação técnica, necessariamente, exige clareza e objetividade. Não se pode correr o risco de que o interlocutor interprete a mensagem de maneira diferente das intenções do emissor. Na redação literária, o leitor está livre para fazer a interpretação que quiser.
Considerando o texto acima e os conteúdos das aulas, alguns modelos de documentos são emitidos a partir das premissas das redações técnicas.
Analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que se mostram corretas sobre aos conceitos de cada tipo de redação técnica apresentada.
I. Procuração é um documento utilizado somente para estudos científicos.
II. Memorando é um documento de uma empresa utilizado para transferir poderes de uma pessoa a outra.
III. Circular é um comunicado interno destinado a um departamento específico.
IV. Declaração é um documento que comprova a transferência de valores entre duas partes.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	III e IV, apenas
	
	C
	IV, apenas.
	
	D
	III, apenas.
Você acertou!
Somente a afirmativa III está correta. Circular é um comunicado interno destinado a um departamento específico da organização. Memorando é um comunicado interno. Declaração é um documento em que a pessoa firma uma “verdade” em favor de alguém ou de uma situação. Procuração é um documento utilizado para que uma pessoa (outorgante) transfira poderes para outro alguém (outorgado) agir em seu nome (Aula 05, Tema 4, p. 2131).
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre técnicas para otimizar reuniões:
Para que as reuniões sejam mais efetivas, é necessário encontrar formas de promover o engajamento da equipe, de tornar as pessoas participativas e de se conseguir, de fato, resolver problemas e tomar decisões importantes nesses encontros, que são, sim, necessários ao bom andamento dos trabalhos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às características das reuniões efetivas.
( ) Reuniões efetivas são aquelas em que as chefias transmitem orientações e os liderados as absorvem, caso seja necessário questionar, isso deve ser feito em particular.
( ) Para que as reuniões sejam efetivas, é necessário que haja previsão de início e término, uma pauta definida, abertura para interações e respeito a quem está falando.
( ) Uma reunião efetiva é aquela em que as pessoas têm clareza do horário de início, mas o horário de término pode não estar claro, em razão da quantidade de trabalho a ser desenvolvido.
( ) As pessoas devem ser incentivadas a se pronunciarem durante as reuniões.
 
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,F,F.
	
	B
	F,F,V,V.
	
	C
	V,F,V,V
	
	D
	V,F,V,F.
	
	E
	F,V,F,V.
Você acertou!
A segunda e a quarta afirmativas estão corretas. É importante que as reuniões efetivas obedeçam uma pauta (início e término) e o incentivo à participação nas reuniões pelos presentes deve ser natural. A primeira e a terceira afirmativas estão incorretas, pois as reuniões não devem primar pela transmissão unilateral de informações, mas também deve haver previsão de espaço para que as equipes se pronunciem com liberdade e sejam respeitadas. A previsão de horário para início e fim de uma reunião é uma forma de demonstrar respeito ao colaborador, que precisou deixar seu trabalho cotidiano para participar da reunião (Aula 06, Tema 5, p 30 - 31).
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os tipos de sistemas de
informação para gestão de projetos, apresentadas na coluna da esquerda:
Os sistemas de gestão de projetos visam a apoiar o gerente de projetos em suas atividades por meio de interfaces, ferramentas e relatórios gerenciais que facilitam o seu trabalho e de toda a equipe do projeto. Esses sistemas dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas, o gerenciamento orçamentário e o gerenciamento da colaboração. Cada tipo de atividade é gerenciado por um módulo do sistema (ELEUTÉRIO, 2015).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	3112
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “A”. Os sistemas de gestão de projetos dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas (Módulo que cuida do cronograma de execução do projeto, também chamado de workflow. Ele permite criar as atividades e tarefas que serão realizadas, definir os responsáveis, as datas de início, os recursos necessários, os prazos de execução e a interdependências entre as tarefas.); o gerenciamento orçamentário (Módulo que possibilita ao gerente de projeto acompanhar as receitas e custos do projeto em relação ao seu planejamento orçamentário. Com ele, é possível gerenciar os custos de pessoal e de insumos e serviços do projeto.); e o gerenciamento da colaboração (Módulo que permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos entre a equipe do projeto, o que é essencial quando as pessoas trabalham em locais diferentes e dividem seu tempo entre diversos projetos.) (Aula 06, Tema 5).
	
	B
	2131
	
	C
	3221
	
	D
	3121
	
	E
	2123
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informações integrados de gestão, também conhecidos como ERP’s, do inglês Enterprise Resource Planning, são o que chamamos de evolução dos sistemas de informação dentro dos ambientes empresariais. Hoje em dia, inúmeras empresas utilizam tais sistemas como forma de melhoras os processos de controle e de planejamento das ações e estratégias empresariais. Neste sentido, leia as afirmativas a seguir e analise-as:
I. Os sistemas ERP diferem dos demais tipos de sistemas de informação porque integram todas as atividades e processos da empresa em um único sistema.
II. A integração e a centralização de dados proporcionada pelos ERP’s aumentam a consistência das informações entre as áreas de uma empresa.
III. A centralização de dados em um único local permite aos usuários maior agilidade no momento de acessar dados e informações de toda a empresa.
IV. Os ERP’s surgiram na década de 1960 com a possibilidade de planejamento dos recursos empresariais e de integração de todas as áreas funcionais das empresas.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas;
	
	B
	I, II e III, apenas;
Você acertou!
Justificativa: Conforme visto no livro base da disciplina (ELEUTÉRIO, 2015, p. 142-145), as afirmativas I, II e III estão corretas, uma vez que os ERP’s integram todos os setores funcionais de uma empresa, auxiliando na consolidação de dados e informações por centralizarem estes elementos em um único local, facilitando seu acesso e aumentando as chances de dados e informações consistentes. Já a afirmativa IV está errada, pois na década de 1960 surgiram os primeiros sistemas de informações voltados para a automação de processos básicos. Foi apenas na década de 1990 que surgiram os sistemas integrados de gestão.
	
	C
	I e IV, apenas;
	
	D
	II e III, apenas;
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os tipos de sistemas de informação para manufatura, apresentadas na coluna da esquerda:
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	4 1 2 3
	
	B
	3 1 4 2
	
	C
	2 1 3 4
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “C”. Os Sistemas de Informação de Manufatura são usados para planejar, monitorar e controlar as compras, os estoques e o fluxo de materiais e produtos, tendo os seguintes subsistemas: Projeto e Engenharia (possibilita aos projetistas realizar a prototipagem virtual, ou seja, a construção de modelos em computador que simulam a forma e o comportamento físico dos produtos); Planejamento e escalonamento da produção (trata de destinar, controlar e otimizar o trabalho e as cargas de trabalho em um processo produtivo); Controle de processos (automatizam um processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção durante o processo de manufatura); e Gestão da Qualidade (auxílio no gerenciamento dos aspectos relativos à qualidade, como por exemplo, o controle de qualidade, a otimização de processos, a rastreabilidade, o monitoramento de lotes, a análise de falhas e a conformidade aos padrões) (Aula 06, Tema 3).
	
	D
	4 3 1 2
	
	E
	2 1 4 3
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual se refere à  gestão do tempo:
Na gestão do tempo, executar as tarefas necessárias no prazo determinado exige dedicação e organização. Os ambientes profissionais atuais são tumultuados e as atividades se sobrepõem umas às outras, dificultando esse processo. Para ter controle do tempo e dar conta de realizar as atividades dentro dos prazos, é necessário atentar para detalhes importantes.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à gestão do tempo:
( ) A melhor forma de gerir o tempo é fazer primeiro o que for mais importante, estabelecendo prioridades.
( ) A agenda é um dos instrumentos mais importantes para auxiliar na gestão do tempo, pois ajuda a organizar os compromissos e atividades importantes a serem desenvolvidas.
( ) Outro ponto importante na gestão do tempo é esquecer prioridades, pois torna-se raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente.
( ) A procrastinação (adiamento do cumprimento das obrigações) é um hábito inexistente entre os profissionais que atuam no atual mercado de trabalho.
 
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,F,F.
Você acertou!
As duas afirmativas estão corretas. A primeira afirmativa sugere que a melhor maneira de administrar bem o tempo é estabelecendo prioridades. A segunda afirmativa afirma que a agenda é uma boa sugestão auxiliar para a gestão do tempo. As duas afirmativas estão erradas. A terceira afirmativa  é considerada incorreta porque, outro ponto importante na gestão do tempo é estabelecer prioridades. Não é raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente. Já a quarta afirmativa, também é considerada incorreta porque, o profissional deve aprender a evitar a procrastinação, que é o adiamento do cumprimento de obrigações. Procrastinar é mais comum do que se imagina. A grande maioria dos profissionais procrastina, em maior ou menor grau, mesmo no atual cenário empresarial. Porém, esta é uma prática a ser evitada, para o bem do trabalho (Aula 06, Tema 3, p. 20 - 22).
	
	B
	F,F,V,V.
	
	C
	V,F,V,V
	
	D
	V,F,V,F.
	
	E
	F,V,F,V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais