Buscar

psicopatologia 1 simulado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

imulado: SDE0167_SM_201408414181 V.1 
	Aluno(a): MONARA DA SILVA COSTA
	Matrícula: 201408414181
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 23/09/2017 19:51:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408722187)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao fazer um psicodiagnóstico objetivando classificar o cliente de acordo com o Código Internacional de Doenças ¿ CID, pode-se afirmar que o psicólogo visa a um(a):
		
	
	avaliação intelectual;
	 
	classificação nosológica.
	
	avaliação preventiva;
	
	exame de funcionamento do eu;
	
	avaliação forense;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408722204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto a seguir: Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente, como pessoa de ¿comportamento desviante¿? Com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da Medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel (1978, p.111), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o [portador de transtorno mental] ¿não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas; cujos discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional¿. (NOGUEIRA, 2009) Qual seria o critério de normalidade claramente esposado pelo texto acima?
		
	 
	o da normalidade como um ideal;
	
	o da normalidade estatística;
	
	o da normalidade como um processo;
	
	o da normalidade subjetiva;
	
	o da normalidade como bem-estar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409052045)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um diagnóstico infantil muito comum atualmente é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A incidência desse diagnóstico na população infantil é tão alta que alguns chegam a falar em epidemia de TDAH. O diagnóstico é muito comum entre crianças que apresentam dificuldades no rendimento escolar, mas nem sempre essa patologia é o real motivo dessas dificuldades. Críticos apontam para um uso muitas vezes incorreto desse diagnóstico e um movimento de patologização excessiva das dificuldades escolares. TDAH envolve uma alteração patológica da atenção, acarretando hipotenacidade e hipervigilância. Partindo do que texto acima, assinale a questão correta:
		
	 
	c) Crianças com TDAH não conseguem manter o foco de sua atenção num mesmo objeto por muito tempo, variando de objeto constantemente.
	
	a) Quando uma criança apresenta dificuldades de prestar atenção nas aulas podemos dizer que tem TDAH.
	
	b) O TDAH é um sinônimo do termo distração.
	
	d) Hipotenacidade é o nome científico dado a agitação psicomotora presente nessas crianças.
	
	e) O tratamento medicamentoso é atualmente a melhor saída para os problemas de distração escolar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409022827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nesta fase da anamnese psicológica são descritas apenas as alterações psicopatológicas presenciadas:
		
	
	história da doença atual;
	
	história patológica pregressa;
	
	queixa principal;
	 
	exame psíquico.
	
	identificação do paciente;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408561226)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros, sobre o que ocorre durante uma entrevista clínica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a constratransferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram úteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrências na relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da transferência.
		
	
	Processo em que o terapeuta, inconscientemente, abribui ao paciente certos aspectos do relacionamentos passados importantes.
	 
	Processo em que o paciente, inconscientemente, abribui ao terapeuta certos aspectos do relacionamentos passados importantes, especialmente com seus pais.
	
	Processo de retirada da consciência de conteúdos que possam causar angústia, mantendo-os a nível inconsciente.
	
	Processo através do qual o paciente demonstra o contrário exato de sua vivência emociona.
	
	Processo de desvio da força de uma pulsão para um objeto ou condição socialmente aceito.
		
	
		mulado: SDE0167_SM_201408414181 V.1 
	Aluno(a): MONARA DA SILVA COSTA
	Matrícula: 201408414181
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 23/09/2017 20:14:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408561254)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como coma.
		
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	 
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409022840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ambrósio, 60 anos, pedreiro de ofício, referia tremores generalizados com início há cinco horas. Quadro iniciou com tremor na mão direita, generalizando após algum tempo. Negava episódios semelhantes prévios. Mal-estar e fraqueza associados. Há três dias sem ingerir bebida alcoólica, manifestando desejo de parar de beber. Durante a internação paciente evoluiu com amência, alucinações visuais e piora dos tremores. Com seis dias de internação paciente apresentou piora do quadro, com obnubilação simples, hipotensão, piora do padrão respiratório e febre. Feito o diagnóstico de pneumonia. O quadro psicopatológico de Ambrósio nos sugere um diagnóstico de:
		
	 
	delirium tremens;
	
	sitiofobia.
	
	paratimia;
	
	negativismo;
	
	transitivismo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408561278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento prolixo que tem como principais características:
		
	
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar
claramente o raciocínio.
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	 
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408561268)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se tratar do tema sensopercepção é importante distinguir entre os vários tipos possíveis da mesma distinguindo entre a imagem perceptiva real, a imagem representativa, a imaginação e a fantasia. Indique, dentre as opções abaixo, as principais características da fantasia:
		
	
	Possui pouca nitidez e pouca corporeidade, sendo instável, percebida no espaço interno e incompleta.
	
	Percepção deformada e alterada de um objeto real presente.
	 
	Produção de imagens como um produto minimamente organizado que ajuda o indivíduo a lidar com as frustrações, com o desconhecido e com os seus conflitos.
	
	Consiste na evocação de imagens percebidas no passado ou na criação de novas imagens em um processo de criação de imagens que ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
	
	É uma imagem nítida, de contornos precisos; corpórea, com brilho e cores vivas; que provém do espaço externo e não permite ao indivíduo a alteração voluntária de suas características.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408561294)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de desagregação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	 
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
		
	
	
	 
	
	   PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201408414181 V.1 
	Aluno(a): MONARA DA SILVA COSTA
	Matrícula: 201408414181
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/10/2017 16:00:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408722194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos quadros neuróticos, o paciente:
		
	
	tem crises repetidas de raiva e agressão
	
	apresenta alucinações;
	
	sente-se descriminado por todo mundo;
	 
	queixa-se de sintomas psicológicos e/ou somáticos, mantendo contato com a realidade;
	
	perde totalmente o sentido da realidade de consumo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408561294)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de desagregação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
	
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
	 
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409052071)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Indivíduos em surto de esquizofrenia costumam apresentar uma alteração da senso-percepção conhecidas como:
		
	
	a) desorientação
	 
	d) alucinação
	
	c) anestesia
	
	e) delírio
	
	b) afasia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409052091)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O uso de drogas alucinógenas, como o LSD, pode produzir alterações da senso-percepção. Assinale a opção que corresponde ao conjunto das alterações senso-perceptivas possíveis nesses casos:
		
	
	b) Alucinações, ilusões e delírios.
	 
	c) Alucinações, ilusões e alucinoses.
	
	a) Alucinações.
	
	d) Alucinações, delírios e desorientações.
	
	e) Alucinações, apatia e desorientação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409052011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Às vezes, os ditos populares carregam idéias importantes. Por exemplo, quando dizemos que de perto ninguém é normal é porque estamos considerando uma concepção de normalidade utópica, simplificada, muito exigente, na qual as pessoas de verdade não se encaixam. A essa concepção de normalidade, damos o nome de:
		
	
	subjetiva
	
	bem-estar
	
	funcional
	 
	ideal
	
	estatística
		
	
	imulado: SDE0167_SM_201408414181 V.1 
	Aluno(a): MONARA DA SILVA COSTA
	Matrícula: 201408414181
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/10/2017 21:52:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409405249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Um homem de 36 anos procura seu clínico geral queixando-se de estar ¿es- tressado¿ desde que mudou de emprego há dois meses. Afirma que estava se saindo bem em seu trabalho, desenvolvendo softwares. Então, foi informado de que sua função seria extinta e que precisaria mudar para o departamento de vendas se quisesse continuar na empresa. O paciente concordou, pois não que- ria perder os benefícios do seguro e o plano de aposentadoria, mas agora relata que ¿não suporta todas aquelas pessoas¿. Comenta que seu trabalho anterior lhe permitia ficar sozinho a maior parte do tempo. A nova função exige uma interação quase constante com colegas e clientes, algo que ele detesta. Diz que quase não tem amigos, exceto um primo de quem é íntimo desde a infância, e que nunca teve um relacionamento afetivo nem relação sexual significativos, mas não sente falta dessa experiência nem de ter amigos. Acrescenta que adora ficar horas ¿navegando¿ na internet ou jogando sozinho no computador. Nunca consultou um psiquiatra e não vê motivo para fazê-lo. No exame do estado mental, parece bastante desinteressado e distante em relação ao examinador e dificilmente o olha nos olhos. Seu humor é descrito como ¿estressado¿, mas seu afeto não é congruente com essa impressão ¿ pa- rece calmo, sem modulação emocional.
Não são observados outros sintomas de destaque durante esse exame." (TOY, 2014) Qual o diagnóstico provável para este paciente?
		
	 
	Transtorno de personalidade esquizóide;
	
	Transtorno de personalidade dependente;
	
	Transtorno de personalidade narcisista;
	
	Transtorno de personalidade esquizotípica;
	
	Transtorno de personalidade borderline;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408561230)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O termo consciência possui várias definições possíveis, indique, dentre as opções abaixo, a definição neuropsicológica para o mesmo.
		
	
	Ausência de reação à estimulação ambiental caracterizando um baixo nível de atividade neuronal.
	
	Estado alterado no qual o sujeito pode apresentar perturbações momentâneas de sua forma habitual de ser.
	
	Soma total das experiência conscientes de um indivíduo em um detemrinado momento. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
	 
	Estado vigil do paciente, que de certa forma iguala a consciência ao grau de clareza sensória do mesmo. Entende-se por consciência o sujeito estar desperto, vigil e lúcido.
	
	Capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa ética.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408561300)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os manuais diagnósticos classificam diversos subtipos de esquizofrenia dentre as quais podemos destacar a do tipo catatônica que apresenta como principais características:
		
	
	Preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas freqüentes, classicamente delírios de perseguição ou grandeza.
	
	Regressão acentuada para um comportamento primitivo, desinibido e desorganizado.
	 
	Perturbação acentuada da função motora, que pode envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras.
	
	Coerência na fala e motricidade fina muito desenvolvida.
	
	Pensamento acelerado e motricidade bastante lentificada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408722200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sintoma característico da esquizofrenia paranóide:
		
	
	prática de ações antissociais com pouco sentimento de culpa;
	
	delírios de grandeza;
	
	distúrbios do curso do pensamento.
	 
	ideias delirantes de perseguição e auto-referência;
	
	perda de contato com a realidade objetiva;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409022816)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Hugo não tem qualquer relacionamento interpessoal. Ele é altamente manipulador e não sente qualquer ressentimento. De acordo com a classificação de transtornos mentais do DSM-IV ou do CID 10, esses sintomas estão relacionados com transtornos
		
	
	de ansiedade;
	 
	de personalidade;
	
	de humor;
	
	esquizofrênicos;
	
	somatoformes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais