Buscar

terceiro setor (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De acordo com o modelo proposto por Bresser Pereira – Plano Diretor da Reforma do Estado em 1995, o aparelho de Estado se desdobra em quatro setores. Cite e explique.
A Reforma do aparelho do estado foi realizada em 1995 pelo ministro Luis Carlos Bresser Pereira, no governo de Fernando Henrique Cardos com o plano diretório da reforma do Estado, tinha como objetivo modenizar o Estado, pois era muito burocrático implementar o neoliberalismo, Estado mínino, Reforma Gerencial, baseada em conceitos atuais den administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão. 
Núcleo Estratégico – É o setor que define as leis e as políticas públicas e cobra o seu cumprimento , onde as decisões estratégicas são tomadas
O que são as entidades paraestatais.
São entidades paraestatais as empresas públicas, as sociedades de economia mista e os serviços sociais autônomos, a exemplo o SESI, o SESC, o SENAI e o SENAC. Esses serviços sociais são oficializados pelo Estado, mas não integram a administração direta e nem a indireta.
Defina Terceiro Setor e sua importância.
Terceiro setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos. A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade. 
O terceiro setor é mantido com iniciativas privadas e até mesmo incentivos do Governo, com repasse de verbas públicas. As entidade do terceiro setor têm como objetivo principal melhorar qualidade de vida dos necessitados, sejam ele crianças, adultos, animais, meio ambiente, e etc.
Qual a diferença entre Associação e Fundação. Cite 2 diferenças.
As associações são constituídas por um grupo de pessoas que objetivam um determinado fim não lucrativo, podendo ser social, educacional, assistencial, ambiental, entre outros. São caracterizadas por não distribuir ou dividir entre os integrantes os resultados financeiros. As associações são regidas por um estatuto social, podendo haver ou não capital no ato da sua constituição. As rendas provenientes da atividade desenvolvida são destinadas a finalidade descrita em seu estatuto. 
Diferenças: 
Constituída por pessoas. 
Pode (ou não) ter patrimônio inicial. 
As fundações privadas são entidades de direito privado com fim altruístico, dotadas de personalidade jurídica. Elas são administradas segundo as determinações de seus fundamentos e criadas por vontade de um instituidor, que pode ser pessoa física ou jurídica capaz de designar um patrimônio no ato da sua constituição.
Diferenças: 
Constituída por patrimônio, aprovado previamente pelo Ministério Público. 
O patrimônio é condição para sua criação. 
O que é OSCIP? Qual a Lei que a define. Cite 2 características. O que é o Termo de Pareceria.
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas. 
A lei que regula as OSCIPs é a nº 9.790, de 23 março de 1999. Esta lei traz a possibilidade das pessoas jurídicas (grupos de pessoas ou profissionais) de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas, pelo Poder Público, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs e poderem com ele relacionar-se por meio de parceria, desde que os seus objetivos sociais e as normas estatutárias atendam os requisitos da lei.
Características: 
Finalidade não lucrativa: não distribuir o lucro entre os membros, a renda deve ser revertida em prol dosobjetivos da entidade.
Pessoas jurídicas de direito privado que tenham pelo menos um dos objetivos do art. 3°: promoção da assistência social, promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, promoção do voluntariado, entre outros. 
Termo de Parceria: A lei 9.790/99 divide-se em dois temas: a criação do título de OSCIP e a criação do Termo de Parceria. O Termo de Parceria é uma metodologia nova de relacionamento entre o poder público e a sociedade civil, criada pela lei das OSCIPS e que, tecnicamente, é um híbrido entre o contrato administrativo e o convênio. A intenção da criação do termo de parceria é claramente identificada como um ajuste de contas entre o terceiro setor e o setor público, resgatando a transparência nas relações entre os dois e, também, a adequação instrumental que permita um relacionamento mais razoável, baseado em resultados sem esquecer da forma e do formalismo. [Neste sentido a Lei 9.790/99 criou uma forma de repasse que pretende ser um veículo legítimo e adequado ao repasse de verbas públicas para entidades de direito privado. As principais características do Termo de Parceria são a preocupação com a eficácia e o resultado, em contrapartida à eficiência, ou método, sendo essa última regra dos convênios. Termos de Parceria podem ser celebrados em períodos de mais de um ano, maiores do que o exercício fiscal e até do que o período de troca de governos.]
O que é OS? Cite 2 características. O que é o contrato de gestão? 
 4 tipos de entidades do terceiro setor:
- Sistema S (serviço social autônomo)
- OS
- OSCIP
- Entidades de apoio
 Organizações Sociais (OS): Regidas pela L9637. As OS são criadas por particulares, sem necessidade de lei, sem fins lucrativos, e atuam ao lado do poder público executando serviços públicos não exclusivos do Estado (que o particular pode prestar sem necessidade de delegação do Estado), como saúde, educação e previdência. São entidades formadas por pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos. Essa qualificação não é um direito ou opção, mas elas são qualificadas de acordo com determinados critérios de conveniência e aprovação do Poder Público, regulamentadas pela lei nº 9637/98. Essas organizações podem ser de saúde, culturais, ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção ao meio ambiente, atividades que são desenvolvidas pelo Poder Público. 
Contrato de Gestão: O contrato de gestão foi idealizado no direito francês como meio de controle administrativo ou tutela sobre as suas empresas estatais. Mas, antes disso, o contrato de gestão já era utilizado como meio de vincular a programas governamentais determinadas empresas privadas que recebiam algum tipo de auxílio por parte do Estado. Mais recentemente, os contratos de gestão passaram a ser celebrados com os próprios da Administração Direta, portanto, com entes sem personalidade jurídica própria; são os chamados centros de responsabilidade que se comprometem, por meio do contrato de gestão, a atingir determinados objetivos institucionais, fixados em consonância com programa de qualidade proposto pelo órgão interessado e aprovado pela autoridade competente, em troca, também, de maior autonomia de gestão.
O que é captação de recursos e cite 3 fontes de financiamento.
Captação de Recursos: Toda organização da sociedade civil (ou “ONG”, no mais popular) precisa de recursos para se manter. Tirando os institutos corporativos, ou as fundações familiares, que têm orçamento próprio garantido, a grande maioria das demais ONGs efetivamente necessita desenvolver uma estratégica específica paratrazer recursos – principalmente dinheiro – para que ela seja capaz de cumprir a sua missão e ter impacto real na sociedade. E é essa estratégia que chamamos de captação de recursos.
De forma geral, as principais fontes de financiamento destinadas especificamente para as ações do setor habitacional são: 
 Governos Municipais 
 devem possuir recursos próprios 
 devem incrementar a arrecadação 
 Governos Estaduais 
 programas de companhias de habitação 
 Governo Federal recursos não o s não onerosos – OGU 
 recursos onerosos – FGTS 
 Relação entre Estado, Mercado e Sociedade
Terceiro Setor e Mercado - o Terceiro Setor é um conjunto de iniciativas individuais para abraçar os interesses coletivos, democratizando o debate dos problemas sociais.
O setor privado não é capaz de suprir todas as necessidades enunciadas, uma vez que interesses coletivos usualmente não correspondem a investimentos lucrativos. O mercado depende, dos trabalhos do Terceiro Setor. Somente ele lida com o desenvolvimento do ser humano, que é o consumidor dos seus produtos e serviços.
Estado e Mercado - Estado é capaz de promover a equalização de oportunidades educacionais e de acesso à saúde. O Estado é capaz de orientar a produção e o investimento privados, que devem crescer de forma permanente, em condições de valorização do ambiente. O Estado é capaz de oferecer segurança de vida a todos, através de um sistema de previdência e de assistência social.
O mercado é capaz de produzir alimentos em quantidade suficiente com qualidade cada vez melhor. A iniciativa privada é capaz de produzir bens de consumo para atender às mais diferentes demandas da sociedade. O mercado é capaz de realizar investimentos vultosos e com alta densidade tecnológica. A iniciativa privada é capaz de distribuir bens e serviços, capilarizando o comércio.
Estado fazedor de políticas públicas e o terceiro setor vai suprir os que o estado não atende, o primeiro arrecada do segundo setor os impostos com produção, o segundo com o terceiro ganha com impostos arrecadados através do primeiro setor.
1 setor Estado, 2 setor Iniciativa privada com fins lucrativos, 3 setor Iniciativa privada sem fins lucrativos.
Cite os 2 títulos de certificados concedidos pelo poder público para registro das instituições do 3º setor.
CEBAS – Certificado Entidade Beneficiente de Assitência Social
CNAS – Conselho Nacinal de Asistência Social
Disserte em até 10 linhas sobre o trabalho do seu grupo apresentado no seminário (Fundação, Associação, Organização Social, OSCIP’s ou Instituição Religiosa)
Nosso grupo fez sobre a Fundação, SOS Mata Atlantica, A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG criada em 1986 cuja missão é a de defender a mata atlântica, conservando os patrimônios naturais e histórico, buscando um desenvolvimento sustentável que possa preservar a fauna e flora. Trata-se de uma ONG privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. A organização atua em 3 frentes: proteção e recuperação das Florestas, proteção do Mar e busca da qualidade de vida nas Cidades. A atuação da SOS Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania.
Recebe doações de diversas pessoas físicas e empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal, e através de pessoas que se filiam à causa.
Neste trabalho, explicamos a definição de uma Fundação, as Fundações fazem parte do que, comumente, se denomina Terceiro Setor (o Primeiro setor é o Estado e o Segundo setor a iniciativa privada). O Terceiro Setor recebe várias denominações, sendo as mais usuais Setor Solidário, Setor Coletivo e Setor Independente. É por excelência, um setor solidário, onde alguns velam por muitos, onde o individual dá lugar ao coletivo, e recebe a denominação de Setor Independente por se mostrar equidistante do poder estatal e do poder econômico, gerador de riquezas. As entidades jurídicas não governamentais, sem finalidade lucrativa, como é o caso das Fundações, que tem como objetivo o bem da coletividade, inserem-se neste setor.
O que é o marco regulatório do 3º Setor e sua importância.
Marco Regulatório, a nova legislação cria novas regras para a assinatura de contratos entre o setor público e as organizações não governamentais. Seu intuito é não só aprimorar a execução de programas, projetos e atividades de interesse público feitas pelas associações e entidades sem fins lucrativos mas, sobretudo, dar transparência ampla às transferências de recursos da União e de outras esferas federativas, por meio de convênios, contratos de repasse, termos de parceria ou instrumentos congêneres, para essas organizações da sociedade civil. A construção e a implementação da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil simbolizam a importância da sociedade organizada para a criação e o desenvolvimento de novas tecnologias sociais e para a formulação e execução das políticas públicas. O que pretendemos com esse trabalho é fortalecer e fomentar as iniciativas de solidariedade do povo brasileiro, construindo um novo patamar de cidadania no país.

Outros materiais