Buscar

Resumo de História do Direito para AV1 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
PROFESSOR SAMUEL – PRIMEIRO SEMESTRE
SIMULADO EM SALA DE AULA
SÃO JOSÉ 22/09/2016 APLICADO EM AULA – REFORÇO PARA AV1
Sobre os sistemas jurídicos, assinale a alternativa INCORRETA
Comon Law é o direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante atos legislativos ou executivos (correta)
Nos Sistemas de Comon Law, o direito é criado ou aperfeiçoado pelos juízes: uma decisão a ser tomada num caso, depende das decisões adotadas para casos anteriores e afeta o direito a ser aplicado a casos futuros (correta)
O sistema romano-germânico é o sistema jurídico mais disseminado no mundo, baseado no direito romano, tal como interpretado pelos glosadores a partir do século XI e sistematizado pelo fenômeno da codificação do direito, a partir do século XVIII (revolução francesa) (correta)
Os principais sistemas jurídicos vigentes hoje no mundo são o sistema romano germânico (civil law) e o sistema anglo-saxão (comon Law), e eles contrastam historicamente pelo imperativo da escrita do segundo, e pela permanência da tradição oral no primeiro.
A letra d está errado porque: O Civil Law é imperativo da escrita
 O Comon Law tem a permanência da tradição oral
Sobre o Direito aplicado no Brasil Colônia, assinale a alternativa CORRETA.
As Ordenações Filipinas foram um grande avanço na humanização do Direito Penal, abolindo algumas penas cruéis, como esquartejamento de pessoa viva e a marca de ferro quente. (errada, não foi abolido as penas cruéis)
As Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas eram divididas em 5 livros, tratando dos mais variados temas jurídicos, como Direito Civil, Comercial e Organização Judiciária. Previam a igualdade da lei para todos, vedando a discriminação. (errada – não previam a igualdade da lei para todos)
Ficou evidente nas Ordenações Afonsinas e Manuelinas de que o princípio de isonomia (de igualdade) previsto na Constituição Brasileira de 1988 (art.5º caput) de que todos são iguais perante a lei, estava longe. Apenas nas Filipinas é que houve a incorporação deste princípio. (errado, nas três ordenações não havia o principio de igualdade)
Sesmaria foi um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas a produção agrícola. O Estado, recém-formado e sem capacidade para organizar a produção de alimentos, decide legar a particulares essa função. (correta)
Carta Foral era um documento da Coroa Portuguesa pelo qual fazia a concessão de uma capitania a um capitão donatário. A Coroa tinha particular interesse nos forais porque estes funcionavam como fontes de renda. Esse documento estabelecia os limites geográficos da capitania e proibia o comércio das suas terras, aceitando a transferência territorial apenas por hereditariedade, regulamentava os limites das capitanias, dava jurisdição civil e criminal sobre a área da capitania. (errada. O correto é CARTA DE DOAÇÃO)
Portugal foi o primeiro país europeu a lançar-se as Grandes Navegações, procurando metais preciosos, produtos agrícolas, mão de obra e novos mercados. Dentre as razões que favoreceram a expansão marítima portuguesa. Não podemos apontar.
Posição Geográfica Favorável (sim, era favorável, era a Costa do Atlántico)
Situação interna de conflito político (não pode ser apontada como uma razão para as grandes navegações)
Conhecimento das Navegações (sim, tinham conhecimento)
Criação precoce do Estado Nacional Português (sim, república de Avis)
Aliança entre os reis e a burguesia (sim)
Considere o texto. A árvore de pau-brasil era frondosa, com folhas de um verde acinzentado quase metálico e belas flores amarelas. Havia exemplares extraordinários, tão grossos que três homens não poderiam abraçá-los. O tronco vermelho ferruginoso chegava a ter, algumas vezes, 30 metros (...) Náufragos, Degredados e Traficantes. Eduardo Bueno 
Em 1550, segundo o pastor francês Jean de Lery, em um único depósito havia cem mil toras. 
Sobre essa riqueza, neste período da História do Brasil, podemos afirmar:
 O extrativismo foi rigidamente controlado para evitar o esgotamento da madeira (errado. O extrativismo foi até o final do sec.XVI)
Provocou intenso povoamento e colonização, já que demandava muita mão-de-obra (errado)
O litoral brasileiro não era ainda alvo de traficantes e corsários franceses e de outras nacionalidades(piratas), já que a madeira não tinha valor comercial (errado)
Explorado com mão-de-obra indígena, através do escambo(troca), gerou feitorias ao longo da costa; seu intenso extrativismo levou ao esgotamento da madeira. (correta)
 Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo: 
I Como Portugal não tinha interesse em usar recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus(obrigação) da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias. 
II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 1553). 
III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente. 
IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura(1 cultura = cana de açúcar), mão-de-obra escrava, entre outros. 
Assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
a) Apenas a alternativa II está incorreta
b) Apenas a alternativa IV está incorreta
c) Apenas a alternativa II e III estão corretas
d) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
e) Todas as alternativas estão corretas
Sobre o Brasil Colônia, assinale a alternativa correta:
Em 1534 a coroa portuguesa cria o sistema centralizado de administração, as capitanias hereditárias, para dividir o território brasileiro. O sistema fracassou e foi extinto em 1759 (por marques de pombal) (está errada porque era um sistema descentralizado)
 Em 1548 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, que era uma representação do rei portugues no Brasil, com a função de administrar a colônia, junto com os respectivos cargos: Ouvidor mor (responsável pelas finanças), Provedor-Mor (responsável pela Justiça) e Capitão Mor (responsável pela defesa do território). (está errada porque: Ouvidor Mor (era responsável pela justiça, Provedor mor (pelas finanças) .
Em meados do século XVII começam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais. O centro econômico desloca-se para a região sudeste. A mão-de-obra das minas, assim como nos engenhos, continua sendo a indígena (errado, eram os escravos). A Coroa portuguesa cria uma série de impostos e taxas para lucrar com a exploração do ouro no Brasil. Entre os principais impostos, estava o quinto.
No aspecto produtivo, o país conheceu no período dois grandes ciclos econômicos, o ciclo do açúcar e o ciclo da mineração, sendo que cada um deles iria moldar de certa forma o processo de ocupação das regiões do pais. O caso do açúcar foi responsável pela ocupação da região sudeste, e o caso dos metais preciosos, pela ocupação das regiões do nordeste brasileiro e demais localidades no interior do pais. (errado : o correto é : Nordeste= açúcar e Sudeste = Mineração)
 Nenhuma das anteriores
Analise a seguinte alternativa e assinale V, se estiver verdadeira e F se estiver falsa.
( F ) A primeira constituição brasileira foi outorgada pelo imperador D.Pedro I em 1824 e vigorou até o final do período imperial, tendo sido seu texto original aprovado integralmente pela Assembléia Constituinte de 1823 (errado, não foi aprovado. Ele fez uma sozinho. Não foi aceito. Ele fecha a Assembléia Constituinte)
A expansão da agroindústria açucareira atingiu proporções assombrosas a partir do final do século XVI. Essa expansão não era simples.Exigia um grande investimento, que deveria cobrir os gastos em instalações pra o processamento da cana e na compra de mão de obra importada da África. Considerando o texto acima e os aspectos marcantes do processo de colonização do Brasil, julgue o item seguinte:
( V ) Em decorrência da peculiaridade da extração de ouro e diamante (ciclo da mineração), provocou a ampliação da utilização de mão de obra escrava, com o surgimento de classes médias e o aparecimento de cidades.
Sobre as características da constituição imperial brasileira de 1824, assinale a alternativa CORRETAS:
A Constituição , quanto ao modo de elaboração, foi outorgada, pois houve representação popular na sua criação. (errada, não teve participação popular)
O Poder Moderador, chave política do Império do Brasil, era exercido pelo Imperador. Entretanto, em circunstancias excepcionais, algumas atribuições poderiam ser delegadas a seus ministros (errada, todas as atribuições eram exclusivas do Imperador).Somente no executivo podiam.
Os poderes instituídos pela Carta de 1824 eram harmônicos e independentes entre si. (errado, não eram, os quatro poderes dependiam do poder moderador)
A constituição de 1824 restringia o voto apenas a uma parcela pequena da população brasileira, podendo exercer este direito cívico apenas homens maiores de 21 anos e que comprovassem renda (errado, eram homens maiores de 25 anos )
Durante as discussões da Constituinte ficou manifesta a intenção da maioria dos deputados de limitar o sentido do liberalismo e de distingui-lo das reivindicações democratizantes. Todos se diziam liberais, mas ao mesmo tempo se confessavam antidemocratas e antirrevolucionários. As ideias revolucionárias provocavam desagrado entre os constituintes. A conciliação da liberdade com a ordem seria o preceito básico desses liberais que se inspiravam em Benjamim Constant e Jean Baptiste Say. Em outras palavras: conciliar a liberdade com a ordem existente, isto é, manter a estrutura escravista de produção, cercear as pretensões democratizantes. 
(Costa, Emília Viotti da. Da Monarquia a República: Momentos decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987)
A Constituição de 1824 foi uma peça jurídica importante para conciliar liberdade e ordem. Qual característica, presente nessa constituição, corrobora tal ideia?
Deputados e senadores eram eleitos pelo voto indireto e os candidatos e eleitores deveriam comprovar renda mínima para exercer esses respectivos direitos.
Foi organizada em três poderes: executivo, legislativo e judiciário, como forma de controlar as influencias portuguesas (errado, eram 4 poderes: executivo, legislativo, judiciário e moderador)
Restringiu o direito de voto a nobres, militares, letrados e clero e por isso teve curva vigência. (errado, não foi restringido o direito a voto a eles)
Teve caráter federativo como forma de assegurar os interesses políticos das elites regionais, como comtrapartida ao poder do imperador. (errado, era a favor não contra)

Outros materiais