Buscar

Marco de Referência em Educação Nutricional e Alimentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marco de Referência em Educação Nutricional e Alimentar servirá de base para a revisão do Guia Alimentar da População Brasileira, publicado pelo MDS em 2006
 
Profissionais que lidam com os desafios da educação alimentar no Brasil vão contar com documento oficial para nortear as políticas públicas sobre a alimentação adequada aos brasileiros. Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Educação (MEC) lançaram nessa sexta-feira (30) o Marco de Referência em Educação Nutricional e Alimentar.
O documento foi formulado com o objetivo de consolidar práticas e conceitos da educação alimentar, além de permitir uma atuação multidisciplinar sobre as políticas que promovem o direito a uma alimentação adequada, previsto na Constituição e em tratados internacionais.  
Para a secretaria nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, no momento atual, é importante incentivar o debate sobre o que o brasileiro consome, como a qualidade da alimentação reflete na saúde dos brasileiros e qual é a melhor forma de abordar as questões ligadas à alimentação na elaboração e execução de políticas públicas. “A insegurança alimentar tem muitas faces, que não se restringem à desnutrição ou subnutrição, mas também incluem a obesidade e outras manifestações”, explicou a secretária Maya Takagi.
O primeiro desdobramento do Marco de Referência foi a consolidação do Ideias na Mesa, espaço virtual criado para o debate sobre educação alimentar e nutricional.
O Marco de Referência também servirá de base para a revisão do Guia Alimentar da População Brasileira, publicado pelo MDS em 2006 e atualmente em fase de atualização.

Outros materiais