Buscar

Estudo dirigido completo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO
1°) Cite pelo menos duas descobertas relevantes para o desenvolvimento da biologia celular.
R: A descoberta das leis da hereditariedade por Gregor Mendel. Os experimentos de Pasteur que sepultaram a abiogênese. O desenvolvimento da microscopia eletrônica por Ernst Ruska e a consequente descoberta do vírus TMV por Beijerinck. A elucidação da estrutura do DNA por Watson e Crick.
2°) Quais os constituintes orgânicos e inorgânicos das células ?
R: A célula é constituída por várias substâncias e elas podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais) que constituem moléculas simples e pequenas e são encontradas livres na natureza ou fazendo parte de um organismo, ou podem ser orgânicos (carboidratos, lipídeos, proteínas) que constituem grandes e complexas moléculas que, obrigatoriamente, possuem em sua composição o elemento químico carbono (C) e são encontradas em todos os seres vivos. 
3°) Descreva como se apresenta a taxa de variação da água de acordo com o tipo celular e com a idade.
R: Atividade Metabólica: Geralmente, quanto maior o metabolismo de um tecido, maior a taxa de água nele encontrada. Veja, por exemplo, que nos músculos humanos, que têm uma atividade muito grande, a taxa de àgua é muito maior que nos dentes, cuja atividade metabólica é muito pequena.
A idade: Normalmente, quanto maior a idade menor a taxa de água. Veja, por exemplo, que o encéfalo do embrião tem 92% de água, enquanto no cérebro de um adulto essa taxa cai para 77,8%. Vale lembrar que contribui para isso a atividade metabólica geral, que nos idosos é menor que nos jovens.
4°) Explique o que é uma mistura (solução) homogênea e heterogênea. Cite exemplos.
R: As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção. 
Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.
Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.
5°) Cite e explique as principais propriedades da água.
R: No ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Mesmo a água da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas.
Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas.
Se percebermos na água cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substâncias (líquidos, sólidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou não.
As substâncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominação de soluto. A substância que é capaz de dissolver outras, como a água, é chamada de solvente. A associação do soluto com o solvente é uma solução.
A propriedade que a água tem de atuar como solvente é fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, várias substâncias como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras são transportadas dissolvidas na água.
6°) Descreva quais os tipos de lipídios e suas principais funções.
R: Carotenoides: são pigmentos alaranjados presentes nas células de todas as plantas que participam na fotossíntese, junto com a clorofila, tendo papel acessório. A cenoura, por exemplo, é uma excelente fonte de caroteno e ao ser ingerida por um animal essa substância é precursora da vitamina A, fundamental para a boa visão.
Ceras: presentes nas superfícies das folhas de plantas e do corpo de alguns insetos, as ceras de abelhas e mesmo aquela que há dentro do ouvido humano são outros exemplos desse tipo de lipídeo altamente insolúvel, que evita a perda de água por transpiração. São constituídas por uma molécula de álcool (diferente do glicerol) e 1 ou mais ácidos graxos.
Fosfolipídios: são os principais componentes das membranas das células, é um glicerídeo (um glicerol unido a ácidos graxos) combinado com um fosfato.
glicerídeos.
Esteroides: são compostos por 4 anéis de carbonos interligados, unidos a hidroxilas, oxigênio e cadeias carbônicas. Os hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (progesterona e estrogênio), entre outros hormônios, e o colesterol são exemplos de esteroides.
Funções: os lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.
Os óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho contém ácidos graxos essenciais, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares. Esses lipídios essenciais também auxiliam a absorção das vitaminas A,D,E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.
7°) Diferencie um ácido graxo saturado e insaturado e ligação cis e trans.
R: Ácidos graxos saturados:
Os ácidos graxos saturados são normalmente encontrados em forma sólida, as conhecidas “gorduras”, majoritariamente as de origem animal. A principal característica estrutural dos ácidos graxos saturados é que eles possuem uma cadeia carbônica que apresenta somente ligações simples entre os seus carbonos. Os ácidos graxos saturados são alguns dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como infarto, acidente vascular cerebral ou mesmo câncer, uma vez que seu consumo excessivo pode aumentar significativamente os níveis de colesterol no sangue.
Ácidos graxos insaturados:
Os ácidos graxos insaturados podem ser associados aos óleos, sobretudo aqueles de origem vegetal. A sua principal diferença em relação aos ácidos graxos saturados reside no fato deles possuírem uma ou mais ligações duplas em sua cadeia de carbonos. Quando apresenta somente uma única ligação dupla, chamamos essa substância em questão de ácido graxo monoinsaturado. No caso dessa ligação dupla se repetir mais de uma vez, teremos em vista um ácido graxo polinsaturado. Essa vertente muito específica, por sua vez, não é produzida naturalmente por nosso organismo, o que faz com que a ingestão de alimentos que a contenham seja absolutamente necessária para o seu funcionamento adequado, sobretudo na hora dele realizar tarefas como o transporte de outras gorduras dentro de nosso corpo e a manutenção da integridade das membranas celulares. Outro aspecto importantíssimo é sua alta capacidade anti-inflamatória. Ao contrário da sua vertente saturada, o consumo moderado dos ácidos graxos insaturados também pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol na corrente sanguínea de quem os consome e, por conta disso, sua ingestão cautelosa é capaz de diminuir significativamente a incidência de doenças cardiovasculares.
No isômero cis, os substituintes estão no mesmo lado da dupla ligação ou no mesmo lado do cicloalcano;
No isômero trans, os substituintes estão no lado oposto da dupla ligação ou em lados opostos do cicloalcano.
8°) Defina carboidratos.
R: Os carboidratos, também chamados de açúcares, são uma fonte essencial
de energia para o organismo. Eles são ingeridos pela alimentação, têm sua estrutura destruída pelas enzimas digestivas e são absorvidos no intestino. Os carboidratos podem ser utilizados diretamente pelo organismo ou ser armazenados sob a forma de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo reservas rapidamente mobilizáveis em caso de necessidade. Os carboidratos são divididos em dois grupos: os simples, como a glicose, frutose e sacarose, e os complexos, grupo de diversos carboidratos simples como o amido e a celulose
9°) Descreva os 3 monossacarídeos formadores dos carboidratos. Cite as funções dos
carboidratos.
R: Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.
Existem ainda os chamados gliconjugados, que são compostos formados pela ligação de moléculas de carboidratos a lipídios e proteínas. Quando unidos a proteínas, recebem o nome de glicoproteínas; e quando se unem a lipídios, são chamados de glicolipídios. Essas formas são bastante comuns nas membranas das células onde atuam como receptores e sinalizadores.
10°) Descreva a constituição dos ácidos nucleicos e suas principais funções.
R: Ácidos Nucleicos são os constituintes das moléculas de DNA e RNA, que estão presentes nos genes. O nome deve-se a fato de serem ácidos e por terem sido descobertos no núcleo das células. 
Os ácidos nucleicos são macromoléculas encontradas em todas as células vivas, que constituem os genes, responsáveis pelo armazenamento, transmissão e tradução das informações genéticas. Tais moléculas recebem esse nome devido ao seu caráter ácido e também por terem sido descobertos no núcleo celular, em meados do século XIX.
Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA. Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:
	Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
	Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
	Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.
11°) Quais as macromoléculas constituem as células. Descreva a estrutura de cada uma. Quais os níveis de organização das proteínas. Explique cada um deles.
R: Macromolécula é uma molécula orgânica gigantesca, de elevada massa molecular relativa, constituída de unidades estruturais que se repetem. As substâncias constituídas de macromoléculas são denominadas polímeros e, as unidades estruturais que se repetem de monômeros. 
As quatros classes principais de moléculas orgânicas que constituem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas. Os compostos inorgânicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monómeros.
As proteínas são macromoléculas de acentuado peso molecular, nos seres vivos são vitais no desempenho de funções motoras, de transporte, hormonais, estruturais e imunológicas.
Existem dois tipos de proteínas as compostas e as proteínas simples, as proteínas compostas fornecem por hidrólise aminoácidos e prostéticos, as proteínas simples, por hidrólise, libertam aminoácidos.
Os glícidos são compostos orgânicos à base de hidrogênio, oxigênio e carbono que tem como finalidade disponibilizar energia, são responsáveis pela rigidez dos tecidos, são concebidos pelas células vegetais através da quimiossíntese e da fotossíntese.
Os lípidos são triglicerídeos que por hidrólise produzem ácidos gordos e outras substâncias como o glicerol, possuem características comuns tal como a sua insolubilidade em água e a sua solubilidade em solventes orgânicos. É um grupo de moléculas muito heterogêneo, sendo compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio, no entanto pode integrar azoto, fósforo, ou outros elementos. Têm como funções essências a energética, estrutural e reserva. 
12°) O que são proteínas fibrosas. Dê exemplos.
R: As proteínas fibrosas são moléculas altamente alongadas em que são compostas quase exclusivamente pela sua estrutura secundária. Muitas proteínas fibrosas, como as presentes na pele, tendões e ossos, funcionam como matérias estruturais que têm um papel protetivo, conectivo e de suporte nos organismos vivos. 
Exemplos: Queratina, colágeno, etc...
13°) O que são proteínas globulares. Dê exemplos.
R: As proteínas globulares são formadas por cadeias polipeptídicas que se dobram adquirindo a forma esférica ou globular. Tais proteínas, em sua maioria, são solúveis em água.
Exemplos: enzimas, transportadores como a hemoglobina, proteínas de membranas, etc…
14°) Quais as propriedades das enzimas ? 
	R: Catalisadores biológicos extremamente eficientes 
	Apresentam alto grau de especificidade
	São produtos naturais
	São altamente eficientes, acelerando a velocidade das reações químicas em sistema biológico.
	Não são tóxicas
	Atuam em condições favoráveis de pH, temperatura
	Estão quase sempre das célula, compartimentalizadas
	São fundamentais para processo as bioquímicos celulares
15°) Apresente a estrutura geral dos aminoácidos.
R: Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste  num  grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado (Cα). Podem ser encontrados 20 diferentes aminoácidos em proteínas. 
16°) De acordo com as características de seu grupo R, os aminoácidos podem ser classificados em pelo menos quatro classes. Quais são essas classes?
R: Os aminoácidos são classificados em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele) e um grupo R. O grupo R é responsável pela diferenciação dos aminoácidos. 
Função: Os aminoácidos são usados para a síntese de proteínas.
17°) Quais as funções das biomembranas ? Explique.
R: A Biomembrana tem a função de desempenhar um papel essencial na organização topográficas do meio interno, delimitando duas zonas principais: o núcleo, citoplasma e ainda as zonas internas do retículo endoplasmático e do complexo de Golgi (semelhantes, topologicamente à zona extracelular.
Funções básicas da membrana: Atua como se fosse um “portão” ou uma “barreira” que: 
	Protege a célula; 
	Regula a entrada de substâncias necessárias à célula; 
	Regula a saída de substâncias desnecessárias à célula. Devido a isso, diz-se que ela possui capacidade seletiva. 
18. Em relação à membrana plasmática, quais características adicionais ela apresenta?
R: A membrana
plasmática é responsável pela manutenção da homeostase do meio intracelular, que difere do meio extracelular. Pela absorção de nutrientes e recepção de sinalização química do meio extracelular.
Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das moléculas que entram e o impedimento da entrada de substâncias indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Por ser o componente celular mais externo e possuir receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como hormônio.
É a responsável pela individualização das células, separando os meios intra e extracelular. Desta forma, também, promove o controle da entrada e saída de substâncias do interior da célula. Entretanto, mesmo com uma estrutura que permite a passagem de diversos materiais através dela, existe uma seleção de tais materiais. A esta seleção dá-se o nome de permeabilidade seletiva.
A permeabilidade seletiva confere à célula, entre outras funções, a manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. O controle da passagem de substâncias só é possível em virtude de constituição. É formada por duas camadas fluidas e contínuas compostas por lipídios, onde estão inseridas moléculas de proteína. 
19. Qual a constituição das biomembranas? Faça um desenho esquemático indicando os seus constituintes.
R: As biomembranas se constituem em fluidos bidimensionais, constituídos por uma bicamada lipídica, com espessura média de 5 nm, e proteínas associadas. A unidade e coesão das bicamadas lipídicas são mantidas graças às interações hidrofóbicas entre os lipídeos que constituem as biomembranas. 
20°) Qual a importância dos lipídeos das biomembranas? Explique, relacionando com as funções dos mesmos.
R: A biomembrana é lipoproteica, ou seja, é constituída por seu maior parte de proteína e lipídios. os lipídeos que são encontrados na membrana são os fosfolipídeos e colesterol. Os fosfolipídeos estão disposto em duas camadas (bicamada lipídica) que serve para fazer permeabilidade seletiva no meio intracelular (principalmente), separar meio intra do meio extra celular. Já o colesterol vai interferir diretamente na fluidez da membrana, quanto mais colesterol menos fluida a membrana, e quanto menos colesterol mais fluida a membrana. os dois, fosfolipídeos e colesterol são formados por ácidos graxos
21. Quais os tipos de proteínas de membranas ?
R: Tipos de Proteínas da membrana:
	Proteínas de adesão: em células adjacentes, as proteínas da membrana podem aderir umas às outras.
Proteínas que facilitam o transporte de substâncias entre células.
	Proteínas de reconhecimento: determinadas glicoproteínas atuam na membrana como um verdadeiro “selo marcador”, sendo identificadas especificamente por outras células.
Proteínas receptoras de membrana.
	Proteínas de transporte: podem desempenhar papel na difusão facilitada, formando um canal por onde passam algumas substâncias, ou no transporte ativo, em que há gasto de energia fornecida pela substância ATP. O ATP (adenosina trifosfato) é uma molécula derivada de nucleotídeo que armazena a energia liberada nos processos bioenergéticos que ocorrem nas células (respiração aeróbia, por exemplo). Toda vez que é necessária 
	Energia para a realização de uma atividade celular (transporte ativo, por exemplo) ela é fornecida por moléculas de ATP.
	Proteínas de ação enzimática: uma ou mais proteínas podem atuar isoladamente como enzima na membrana ou em conjunto, como se fossem parte de uma “linha de montagem” de uma determinada via metabólica.
Proteínas com função de ancoragem para o citoesqueleto.
22. Qual a função das proteínas nas biomembranas?
R: As proteínas da membrana plasmática exercem grandes variedades de funções: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.
23. Fale sobre os carboidratos de membranas, dando informações sobre localização e função dos mesmos.
Além de lipídeos e proteínas, podemos encontrar quantidades significativas de carboidratos. Estes, por sua vez, se localizam na superfície externa da membrana e atuam como locais de reconhecimento para outras células e moléculas. Os carboidratos associados à membrana devem estar covalentemente ligados a lipídeos e proteínas. 
Glicolipídeos: consistem em um carboidrato covalentemente ligado a um lipídeo. As unidades carboidrato dos glicolipídeos frequentemente se estendem para fora da membrana plasmática, onde atuam na sinalização a fim de promover o reconhecimento essencial para as interações celulares. Por exemplo, o carboidrato de alguns glicolipídeos, em células cancerosas, sofre alterações de modo que estas acabam por favorecer o reconhecimento das células afetadas por parte dos leucócitos que, dessa forma, direcionam o seu ataque. 
Glicoproteínas: consistem em um carboidrato covalentemente ligado a uma proteína. Os carboidratos associados são cadeias de oligossacarídeos, geralmente não excedendo um tamanho de quinze unidades monossacarídeas. As glicoproteínas possibilitam que a célula seja reconhecida por outras células e proteínas. 
ESTUDO DIRIGIDO
Aluno: Diego Santos Ferreira
Disciplina: Biologia Celular
Turma:3004

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais