Buscar

Concreto Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concreto Especial
Segundo FIGUEIREDO, os concretos especiais podem ser definidos como: 
“Concretos com características particulares devido à evolução tecnológica: melhorando as deficiências do concreto convencional ou incorporando propriedades não inerentes a este material; Concretos com características particulares para atender necessidade das obras com desenvolvimento de produtos para serem empregados em locais/condições em que o concreto convencional não pode ser aplicado”.
Concreto auto-adensável – (CAA)
O termo concreto auto-adensável (CAA) identifica uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através, de seu peso próprio, não necessitando de tecnologia de adensamento ou vibração externa.
A auto-adensabilidade do concreto fresco oferece uma excelente capacidade de preenchimento dos espaços vazios e o envolvimento das barras de aço, e em outros obstáculos. Isso ocorre, exclusivamente, através da ação da força gravitacional, mantendo uma adequada homogeneidade.
Para um concreto ser considerado um concreto auto-adensável, ele deve apresentar duas propriedades como fluidez, habilidade passante,e a resistência à segregação essas características conferem ao concreto a propriedade de transpor vários obstáculos, preencher todos os espaços da fôrma e evitar a segregação e a exsudação.
A fluidez é a capacidade do concreto auto-adensável escoar preenchendo todos os espaços. Já a habilidade passante, é a propriedade que caracteriza a capacidade do CAA de escoar pela forma, passando por entre as armaduras em obstrução do fluiso ou segregação e a resistência à segregação é a propriedade que caracteriza a capacidade do CAA de se manter coeso ao fluir dentro das formas, passando ou não por obstáculos. 
Algumas vantagens.
Eliminação de necessidade de espalhamento e vibração 
Eliminação das operações de alisamento de superfícies horizontais 
Garantia de excelente acabamento em concreto aparente e ou pré-moldado
Maior produtividade e rapidez na execução da obra 
Redução do custo final da oubra 
Desvantagens 
Não é fácil de ser obtido, precisando de mão de obra especializada.
Tem maior necessidade de controle, durante sua aplicação, do que o concreto convencional. 
Apresenta menor tempo disponível para aplicação em relação ao concreto convencional.
Concreto reforçado com fibras (CRF)
	
	O concreto convencional tem comportamento frágil e com baixa capacidade de deformação antes da rupturas e a resistência à tração é baixa, já as fibra são adicionadas para diminuir essas limitações e podendo aumentar a resistência a tração e a ductilidade.
	As fibras são elementos descontínuos, com comprimento bem maior que a seção transversal, sua s principais características são o módulo de elasticidade e a resistência mecânica.
No concreto simples uma fissura representa uma barreira á propagação de tensões, o que causa uma concentração de tensões na extremidade da fissura que leva uma extensão da fissura, caracterizando um concreto com comportamento frágil.
Quando adicionamos fibra de resistência de módulo adequado o concreto deixa de ter comportamento frágil. Isso ocorre pelo trabalho de ponte de transferência de tensões, exercido pelas fibras, que minimiza a concentração de tensões na extremidade das fissuras, com isso as fissuras propagam-se com menor velocidade, e o concreto passa ter um comportamento dúctil, isto é, apresenta uma capacidade resistente após a fissuração.
Os principais benefícios das fibras ao concreto são: o importante incremento da tenacidade, a ligeira melhora do comportamento à tração, o aumento da resistência à ruptura, o forte incremento da resistência ao impacto ou ao choque, a grande resistência às cargas cíclicas, a resistência elevada a variações de temperatura, o controle da fissuração e ainda o aumento na durabilidade do mesmo.
Concretos compactado com rolo. (CCR)
É um concreto, que pode ser feito com os mesmo matérias que o concreto convencional, mas com suas dosagens diferente, que fazem dele um aspecto muito mais seco que o convencional com isso, possibilita que novas camadas possam ser lançadas após o adensamento da camada anterior, por ser um concreto com características seca seu método de adensamento não pode ser através de vibração, como nos concretos convencionais, o processo de adensamento deve ser feito com compactação e não com vibração.
O CCR mostra-se vantajoso quanto há necessidade de usar grandes volumes de concreto onde não há grandes exigências de resistência à tração e flexão.
Sendo assim, resistente á compressão, que é ideal para construção de barragens, em pista de aeroportos e pavimentação de estradas.

Outros materiais