Buscar

RESENHA CRÍTICA

Prévia do material em texto

Cynthia Pratte Santos
Jéssyca Vieira Nicchio
Liliany Côgo Groner 
Maurício Gomes Muniz
	
	
ATIVIDADE ESTRUTURADA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
	
VILA VELHA
2016
RESENHA CRÍTICA
Fazer a análise dos demonstrativos financeiros de uma empresa é uma forma importante de medir seu desempenho. No entanto, é a partir dos dados calculados no balanço patrimonial e na DRE, que possibilita ter uma visão clara da situação e desempenho de uma empresapermitindo que investidores e parceiros possam avaliar a saúde do negócio. É fundamental que toda empresa mantenha, de maneira regular e clara, o hábito de produzir demonstrativos financeiros periodicamente. Com os números desses levantamentos em mãos, será possível analisar criteriosamente pontos fortes e fracosda organização, corrigir falhas e traçar novos planos.
Abaixo, elencamos dois principais indicadores financeiros e explicamos a sua função.
O índice de liquidez e solvência: têm por objetivo apurar a capacidade de a empresa saldar suas obrigações com terceiros, ou seja, pagar seus passivos.
Índice de liquidez imediata: este índice representa o valor de quanto se dispõe (caixa/banco + aplicações financeiras) imediatamente para saldar as dívidas de curto prazo. 
Índice de liquidez seca: este é uma variante para se avaliar a situação de liquidez da empresa. Confronta o ativo circulante subtraído de seu estoque com o passivo circulante. Esta subtração é uma forma de eliminar riscos de realização desse ativo. Serve para verificar até que ponto uma diminuição nas vendas, afetará a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. 
Índice de liquidez Corrente: compara ativo circulante com passivo circulante. Serve para mostrar quanto á empresa tem de valores disponíveis e realizáveis dentro de um ano, para garantir suas dívidas vencíveis no mesmo período.
Índice de liquidez geral: este índice determina a saúde financeira de longo prazo do empreendimento. Confronta o total de ativos circulante e delongo prazo com o total dos passivos também circulantes e de longo prazo. Pode-se considerar que esse índice representa quanto a empresa possui de ativo circulante + realizável em longo prazo para cada unidade monetária de obrigação total.
Os índices de rentabilidade: evidenciam o quanto renderam os investimentos efetuados pela empresa. A rentabilidade pode ser entendida como o grau de remuneração de um negócio. Este índice é o que mais interessa aos sócios, pois demonstra a remuneração dos recursos aplicados.
Margem líquida: mostra o grau de lucratividade líquida depois de reduzidos os gastos da organização comparativamente a suas vendas liquidas. Revela o sucesso da empresa em termos de lucratividade sobre vendas. É o lucro líquido obtido para cada R$ 1,00 de receitas liquidas.
Giro do ativo: relaciona as receitas geradas pela empresa e o total de investimentos realizados. Mostra o quanto foi vendido para cada R $ 1,00 investido em ativos.
Rentabilidade do ativo: o cálculo da rentabilidade do ativo é importante quando se deseja ter uma ideia da lucratividade do empreendimento como um todo, independente de onde vierem os recursos, somente admitindo as aplicações realizadas.
Rentabilidade do patrimônio Líquido: o objetivo é constatar quanto os sócios lucraram com seu investimento. O patrimônio líquido não é dinheiro da empresa, mas sim dos sócios. Para se mostrar a rentabilidade sobre o capital próprio compara-se o lucro líquido da empresa no exercício pelo seu patrimônio.
Concluímos que, cada índice tem a sua função para determinada tomada de decisão. Como, aumentar as vendas, aumentar ou diminuir os investimentos, baixar os custos, entre outros. Podendo o gestor observar o desempenho da empresa de forma vertical e horizontal para comparar se melhorou ou piorou o grau de investimento ou financiamento da organização.

Outros materiais