Buscar

Ética e Legislação em Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Avaliação:  SDE0120_AV2_201407390538      Data: 27/05/2017 10:26:38 (F)       Critério: AV2
	Aluno: 201407390538 - ALEXSANDRA MOREIRA DE SANTANA SANTOS
	Nota Prova: 10,0 de 10,0      Nota Partic.: 0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 710591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 7.498,de 25/06/1986 trata do exercício da enfermagem. Nela dispoem sobre atividades privativas do enfermeiro. Quais são?
		
	
Resposta: CONSULTA DE ENFERMAGEM ,PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM, SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM.
	
Gabarito: Consulta de enfermagem, Cuidados diretos a pacientes graves e Prescrição da assistência de enfermagem.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 205915)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria é enfermeira em um hospital público onde a classe dos médicos se encontra em greve há 3 dias, e o atendimento no hospital está bastante precário, configurando caso de emergência. Mediante a leitura do parágrafo, discorra qual a conduta do enfermeira(o), diante de tal situação ?
		
	
Resposta: A enfermeira não deve recusar em prestar assistencia de enfermagem de sua competencia técnica e científica no caso de emergencia, respaudando -se pelo código de ética e registrando em prontuario os cuidados prestados na ausência do profissional medico.E providenciando a transferencia do individuo caso necessário.
	
Gabarito: Prestar ao cliente serviços que, por sua natureza, são da incumbência de outro profissional, como prescrever medicamentos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 615455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma emergência deu entra um paciente politraumatizado trazido pelo corpo de bombeiros vítima de atropelamento; o mesmo estava estabilizado - protocolo do ATLS - suporte de oxigênio (máscara de venturi - 90% de O2 e monitorização cardíaca, acesso venoso; O mesmo teve piora do quadro e apresentou uma parada cardíaca; Segundo o código de ética está proibido para o profissional de enfermagem;
		
	
	Art. 40 - Negar assistência de Enfermagem em caso de emergência. Art. 41 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 42 - Dar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Assistir o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 40 - Dar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	 
	Art. 42 - Negar assistência de Enfermagem em caso de urgência ou emergência. Art. 43 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
	
	Art. 10 - Negar assistência de Enfermagem em caso de atendimento em equipes profissionais; Art. 11 - Abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência
		
	
	 4a Questão (Ref.: 174609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem. No que diz respeito à composição da comissão de ética de enfermagem, é correto afirmar que deverá ser composta por:
		
	
	a) Enfermeiros somente;
	
	c) Enfermeiros que sejam membros da diretoria nos órgãos de classe;
	
	b) Enfermeiros e técnicos somente;
	 
	e) Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, prepostos do estabelecimento em que atuam profissionalmente.
	
	d) Somente enfermeiros que exerçam cargos de direção, chefia e gerência de enfermagem;
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 719376)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao papel do enfermeiro na hemoterapia e transplante de medula óssea é INCORRETO afirmar que:
		
	
	explicar o procedimento aos clientes.
	
	realizar atividades educativas aos clientes.
	
	esclarecer sobre a terapia.
	 
	desvalorizar os medos e aflições dos clientes.
	
	responder as dúvidas dos clientes.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 634332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	Deve administrar medicações aprovadas pelo programa de saúde da família - tuberculose e hanseníase
	
	Quando não conste a assinatura do responsável;
	 
	Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
	
	Por não concordar com o tratamento prescrito para o paciente.
	
	nenhumas das anteriores
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 114016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional, ¿Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas através da educação de doadores receptores, familiares e comunidade em geral, objetivando a saúde e segurança dos mesmos¿. A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?
		
	
	somente aos receptores
	
	à família e comunidade em geral
	 
	aos doadores, receptores, família e comunidade em geral
	
	somente aos doadores
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 701541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Resolução COFEN nº 304, de 22 de julho de 2005 - Dispõe sobre a atuação da(o) enfermeira(o) na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Para Normatizar sua atuação o Enfermeiro:
		
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Criminal, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	 
	Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro deverá estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário.
	
	Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro não precisa estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, basta ter 03 meses de experiência.
	
	O Enfermeiro desenvolverá as atividades específicas em Instituições de baixa complexidade que estejam em consonância com o artigo 5º da Lei 11.105/2005.
	
	O Enfermeiro não precisa, obrigatoriamente, fazer parte da Comissão Interna de Biossegurança.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 187913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre segredo profissional.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima contemplam o segredo profissional, previsto pelos profissionais de Enfermagem.
	
	Não manter o anonimato da pessoa sempre que o seu caso for usado em situações de ensino, investigação ou controle da qualidadedos cuidados prestados ao paciente/cliente, em qualquer situação.
	
	Divulgar informações confidenciais que lhe fora revelado, acerca do indivíduo e família só nas situações previstas na lei, devendo, para tal efeito, recorrer a aconselhamento deontológico e jurídico.
	 
	Manter em sigilo a informação pertinente só com aqueles que estão implicados no plano terapêutico, usando como critérios orientadores o bem-estar, a segurança física, emocional e social do indivíduo e família, assim como os seus direitos.
	
	Não considerar confidencial toda a informação acerca do destinatário de cuidados e da família, qualquer que seja a fonte para o segredo profissional.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 186609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político. A Enfermagem Brasileira, face às transformações sócio-culturais , científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código dos Profissionais de Enfermagem. Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.
	 
	Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência
	
	É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
	
	Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
	
	Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais