Buscar

Avaliando das Aulas de 1 - 5 de Física Teórica 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Física Teórica → Avaliando o Aprendizado
Aula 1
	Na figura abaixo, mantendo os corpos A e C fixos, o sentido de deslocamento do corpo B com carga positiva, quando solto da posição mostrada, é:
	 
	Para a esquerda se A negativo e C positivo
	Uma força de intensidade F  atua entre duas cargas q idênticas que estão separadas por uma distância d. Ao dobrarmos a distância de separação das cargas, a intensidade da força eletrostática atuante e a interação entre as cargas será respectivamente:
	 
	F/4 e repulsão
	Uma carga puntiforme Q de 3C é colocada a uma distância d de um ponto P. Nestas condições a intensidade do campo elétrico criado pela carga Q, no ponto P, depende:
	 
	de Q  e  de  d.
	Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque:
	 
	tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores
	Dois objetos, inicialmente neutros, são atritados entre si e imediatamente após a separação, concluímos que:
	 
	Os objetos se eletrizam com cargas de mesmo módulo e sinais opostos.
	Quando duas partículas eletrizadas com cargas simétricas são fixadas em dois pontos de uma mesma região do espaço, verifica-se, nesta região, um campo elétrico resultante que pode ser representado por linhas de força. Sobre essas linhas de força é correto afirmar que se originam na carga:
	 
	positiva e não se podem cruzar entre si
Aula 2
	Considere um condutor Isolado e em equilíbrio com uma carga Q. Ao traçarmos uma superfície gaussiana em seu interior verificamos que:
1. O campo elétrico é nulo;
2. O fluxo do campo elétrico é nulo;
3. O fluxo do campo elétrico não é nulo.
	 
	somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas
	Suponha que exista uma superfície gaussiana fechada, que possui somente quatro cargas em seu interior (Q1, Q2, Q3 e Q4), onde Q1 e Q2 são positiva e Q3 e Q4 são negativa. Sabendo que ambas possuem o mesmo módulo (|Q1|=|Q2|=|Q3|=|Q4|=Q) podemos afirmar que o valor do fluxo do campo elétrico é igual a:
	 
	φ = zero
	Sabendo que o fluxo do campo elétrico é o produto escalar do vetor campo elétrico com o vetor normal da superfície gaussiana, Suponha que em determinada superfície gaussiana o vetor normal a superfície  é  ΔA = ( 1, 0, 0) m2 e o vetor campo elétrico éE = ( 10, 0, 0) N/C. Determine o valor do fluxo do campo elétrico.
	 
	φ=10 N. m2/C 
	Suponha que exista uma superfície gaussiana fechada, cujo o fluxo do campo elétrico é zero, para que isso seja verdade podemos dizer que:
1. Existe a possibilidade de o Campo elétrico ser nulo;
2. Existe a possibilidade de não existir cargas em seu interior;
3. Existe a possibilidade de em seu interior haver cargas elétricas, com a condição de serem dipolos elétricos.
	 
	todas as afirmativas estão corretas
	Analise as afirmações abaixo sobre a lei de Gauss.
I - A lei de Gauss é válida apenas para distribuições de carga simétricas, tais como esferas e cilindros.
II - Se uma superfície gaussiana estiver completamente dentro de um condutor eletrostático, o campo elétrico deve sempre ser zero em todos os pontos dessa superfície.
III - O campo elétrico que passa por uma superfície gaussiana depende apenas da quantidade de carga dentro da superfície, não de seu tamanho ou forma.
É verdade que:
	 
	Apenas II e III são verdadeiras
Aula 3
	Uma esfera metálica encontra-se eletrizada, em equilíbrio eletrostático. Sabe-se que o potencial de um ponto da superfície desta esfera vale 220V e que o raio é de 10 cm. Podemos então concluir que o potencial elétrico no centro da esfera vale:
	 
	220V
	Para mover uma carga elétrica de um ponto A para um ponto B, ambos pertencentes à mesma superfície equipotencial, o trabalho externo necessário é:
	 
	zero
	Uma carga elétrica igual a 20C é deslocada do ponto cujo potencial é 70V, para outro cujo potencial é de 30V. Nessas condições, o trabalho realizado pela força elétrica do campo foi igual a:
	 
	800J
	Nos quatro vértices de um quadrado são fixadas quatro cargas +Q e - Q, alternadamente. Considere o campo elétrico e o potencial no centro do quadrado como E e V, respectivamente. Assinale a opção correta:
	 
	V e E iguais a zero.
	O potencial elétrico produzido por uma esfera sólida isolante de raio R carregada com carga Q ,a uma distância d > R é:
	 
	KQ/d
	A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas) de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02 C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada por traço cheio, na figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de:
 
	 
	0,08 J
Aula 4 
	As unidades de resistência, diferença de potencial e intensidade de corrente elétrica são, respectivamente
	 
	ohm, volt e ampère;
	Uma tensão de 12 volts aplicada a uma resistência de 3,0 ohms produzirá uma corrente de:
	 
	4A
	Dois resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência equivalente é 8 ohms. Sendo a resistência de A quatro vezes maior que a de B, podemos afirmar que a resistência de A, em ohms, é:
	 
	40.
	Consideremos um circuito fechado, com uma bateria cuja força eletromotriz seja igual a 12 V, e com um resistor de 3 ohms. A resistência interna da bateria é de 1 ohm. Se utilizarmos um amperímetro (considere sua resistência interna nula) para medir a corrente que passa pelo circuito, ele indicará
	 
	3 A
	O gráfico a seguir mostra a variação da carga Q que atravessa um condutor em um determinado intervalo de tempo. Com base nos dados colhidos deste gráfico, podemos afirmar que a corrente elétrica que circula no condutor é igual a:
	 
	4 mA
	A primeira lei de Ohm diz que a tensão elétrica é igual ao produto da corrente elétrica com a resistência elétrica. A respeito dos conceitos de tensão, corrente e resistência elétrica, podemos afirmar que
	 
	corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons e é diretamente proporcional à tensão elétrica.
Aula 5
	No Equador geográfico da Terra, o campo magnético terrestre tem sentido do:
	 
	sul para o norte geográfico.
	Quando um ímã em forma de barra é partido ao meio, observa-se que:
	 
	damos origem a dois novos ímãs.
	Considerando as propriedades dos ímãs, assinale a alternativa correta:
	 
	Quando quebramos um ímã em dois pedaços, os pedaços quebrados são também ímãs, cada um deles tendo dois polos magnéticos (norte e sul).
	Um corpo de carga elétrica q e massa m penetra em um campo magnético de intensidade B constante e movimenta-se com velocidade v perpendicularmente a B; a trajetória é circular de raio r. A partir de determinado instante, o corpo passa a descrever uma trajetória de maior raio. O fenômeno pode ser explicado por:
	 
	redução da carga q
	Campo Magnético pode ser entendido de forma qualitativa como a influência que um material magnético exerce ao seu redor. Assim como associamos a influência elétrica, ao campo elétrico, associaremos a influência magnética ao campo magnético,
Levando em conta o exposto anteriormente, determine a intensidade da força magnética que atua sobre a carga positiva de 10C, atravessando o vácuo com velocidade igual 100m/s e que forma um ângulo de 30o com o vetor campo magnético B de intensidade igual a 20T.
	 
	10.000N
	Uma partícula de carga q entra com velocidade V numa região onde existe um campo magnético uniforme B.
No caso em que V e B possuem a mesma direção, podemos afirmar que a partícula:
	 
	não sentirá a ação do campo magnético uniforme B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais