Portifólio Conceição e Vera. Notícia.
2 pág.

Portifólio Conceição e Vera. Notícia.


DisciplinaProdução da Notícia2 materiais26 seguidores
Pré-visualização1 página
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PROFESSORA FAZ USO DE APLICATIVO NA INCLUSÃO DE ALUNO EM ESCOLA PÚBLICA
MARIA Da Conceição RU:1192690
Vera Lúcia RU:1155972
Polo \u2013 Ipatinga/MG
Data:28/08/2017
 
Fonte: Imagens do Google
Aplicativo Livox auxilia aluno com necessidades especiais com dificuldades na fala e na aprendizagem em uma Escola Estadual de Ipatinga, Minas Gerais.
Com o crescimento da informatização dos serviços disponível á sociedade atual, cada vez mais se veem as necessidades e a importância da inclusão digital na escola, na sala de aula e na vida cotidiana dos educandos. Ao fazer uso desses dispositivos tecnológicos, eles devem ser aprimorados e acessíveis de meios onde a tecnologia da informação e comunicação se direcionem e relacione completamente para realmente fazer valer a inclusão.
É fundamental e muito importante que os programas de inclusão digital visam aprimorar e ampliar o acesso às tecnologias fornecendo condições de beneficiar os deficientes.
Pensando nessa hipótese, a professora Cátia para auxiliar seu aluno Gustavo Enrique de 8 anos do 3º ano com paralisia cerebral e dificuldades na fala e escrita, na sua disciplina de matemática, observou que Gustavo precisava de uma atenção mais que especial na sua inclusão. 
Então procurou o apoio da escola, da pedagoga, dos colegas de classe de Gustavo, do seu acompanhante em sala de aula, e resolveu presenteá-lo com um tablet incluindo um aplicativo de alternativa na comunicação o (Livox), para que Gustavo pudesse se desenvolver melhor sua aprendizagem e interagir melhor com seus amigos e familiares.
Através desse aplicativo, a professora Cátia percebe que Gustavo está desenvolvendo melhor uma autonomia na fala e aprendendo escrever com mais facilidade desenhando na tela do tablet.
\u201cO Livox é um aplicativo que liberdade de voz alta permite que qualquer pessoa com qualquer deficiência que impeça o processo da fala, como o autismo, paralisia cerebral, sequelas do AVC, dificuldades de audição, problemas de visão, tenha autonomia na comunicação\u201d
Por ser um aplicativo muito qualificado e eficiente Gustavo consegue desenvolver com precisão as atividades escolares, pois o livox tem características evoluídas em algoritmos inteligentes que se ajustam a vários graus de dificuldades motoras, auditiva, visual e cognitiva. Conta com um designe simples e diversas funções fáceis de executar, fala vários idiomas com facilidades de direcionar além de disponibilizar de doze mil símbolos e um repertório de frases e expressões variados comum para dia a dia de Gustavo.
Tem como objetivos de atingir o desenvolvimento cognitivo de Gustavo de modo a superar suas dificuldades de comunicação, na fala, na leitura, na escrita, auxilia nos conceitos complexos da matemática, converte texto em voz alta e interagi com facilidade em perguntas e respostas de Sim ou Não.
A professora fazendo o uso desse aplicativo consegui desenvolver com criatividades sua disciplina de forma mais prática de ensino aprendizagem, tornando a vida e o desenvolvimento da coordenação motora e cognitivo de Gustavo com habilidades e segurança em seu desenvolvimento no aprendizado.
Com o aplicativo livox, Gustavo pode relatar suas emoções, comunicar se melhor com seus colegas de classe, sua família, indicar o que quer fazer, expor suas necessidades, selecionar desenhos, filmes, áudios, textos, jogos educativos, músicas lúdicas e outras atividades do cotidiano.
As vantagens desse aplicativo se da pelas atividades que são ativadas pela seleção de figuras, textos, vídeos, idiomas e possui uma facilidade enorme de uso e configuração no tablet, além de contribuir com uma qualidade de vida segura e eficaz para o deficiente no meio social e digital.
Suas desvantagens vem com a desigualdade social do nosso pais. Pois se a escola ficar só na inclusão social, os alunos já mais terão acesso a inclusão digital na sala de aula e dizer que verdadeiramente está incluído na sociedade educacional de forma que poderá usufruir de um aplicativo como o livox por exemplo, que é muito caro, e com os benefícios tecnológicos de alta precisão para atender as demandas da escola e solucionar os problemas de aprendizagens dos deficientes.
Nem todas as famílias tem condições de comprar um tablet e colocar um aplicativo desse que possa auxiliar seu filho na escola e de outras formas pois, nem todos são gratuitos disponibilizados para as pessoas de condições financeiras carentes.