Buscar

Trabalho Resíduos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alunos:
Andressa
clara
leila
luis 
taise
tamires
tatiane
Resíduos Biológicos 
Grupo A (Infectantes):
 resíduos com a possível presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção. 
São subdivididos em A1, A2, A3, A4 e A5.
Resíduos do Grupo A
A1 : Resíduos com suspeita ou certeza de contaminação biológica, por exemplo: 
- Culturas e estoques de microrganismos, meios de cultura; 
- Vacinas vencidas ou inutilizadas;
- Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.
Resíduos do Grupo A
A2 :
Carcaças, peças anatômicas , vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processo de experimentação com inoculação de microorganismos.
Resíduos do Grupo A
A3 :
Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor cientifico ou legal e não tenha sido requisitado pelo paciente ou seus familiares.
Resíduos do Grupo A
A4 :
Kits de linhas artesanais, endovenosas e dialisadores; sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções; recipientes e materiais resultantes do processo de assistência á saúde, que não contenham sangue ou líquidos corpóreos na forma livre, entre outros similares.
Resíduos do Grupo A
A5 :
Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais pérfuro cortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais.
Descarte correto de resíduos biológicos
Confira, a seguir, como devem ser descartados os principair tipos de resíduo biológico e lixo hospitalar:
• Frascos de vacinas com prazo de validade expirado, com conteúdo não utilizado, vazios ou com restos do produto devem ser encaminhados às Secretarias de Saúde que fizeram a distribuição, mantidos em recipientes com tampa resistentes a perfurações, rupturas e vazamentos e com identificação do conteúdo. O mesmo vale para agulhas e seringas;
• Agulhas, lâminas de bisturi, frascos e ampolas de medicamentos (resíduos perfurocortantes): devem ser descartados em coletores específicos, de cor amarela;
• Algodão, gazes, luvas de procedimentos, esparadrapos e ataduras devem ser descartados em lixeiras revestidas com sacos brancos.
GRUPO C
REJEITOS RADIOATIVOS
Rejeitos radioativos
São os materiais que contêm radionuclídeos em quantidades especificadas pelas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Exemplo: Resíduos de exames de medicina nuclear, radioterapia, raio x,  etc..
Acomodação: Devem ser acondicionados em recipientes blindados para evitar vazamento radioativo
10
Produtores de lixo radioativo?
Usinas nucleares;
Laboratórios médicos;
Centros de pesquisas;
Indústrias;
Agricultura. 
Como descartar o lixo radioativo
Por emitir grande carga de radiação, o armazenamento do resíduo radioativo deve ser muito cauteloso.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), exige que o lixo nuclear seja embalado e armazenado de forma isolada até que ele não ofereça mais riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
Não existe, ainda, um método que seja 100% eficiente e seguro para lidar com os rejeitos radioativos.
“O recolhimento e armazenamento de rejeitos radioativos é, de acordo com a Lei 10.308/2001, uma atividade de responsabilidade legal exclusiva da CNEN que atende às instalações que geram rejeitos radioativos que necessitam de destinação apropriada.”(CNEN, 2017)
Como descartar o lixo radioativo
Classificação dos resíduos por nível de radioatividade:
Baixa radioatividade: ferramentas, luvas, roupas de proteção e materiais médicos 
Média radioatividade: peças de reatores e rejeitos químicos de processos de mineração e enriquecimento de urânio.
Os rejeitos classificados com nível baixo e médio são guardados em depósitos provisórios ou permanentes, como tambores e tonéis lacrados ou tanques de aço inoxidável, revestidos de concreto. Nesses locais, o lixo nuclear deve ficar isolado por períodos que variam de 50 a 300 anos.
Alta radioatividade: restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio. Devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas. Em seguida, toda a estrutura é cercada por várias barreiras de aço, chumbo e concreto. Nesse caso, o lixo deve ficar isolado por tempo indeterminado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais