Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Tatiana Constancio Silva
COMPETÊNCIA
1. COMPETÊNCIA INTERNACIONAL 
1.1. Competência Internacional Concorrente – Arts 21 e 22. CPC 
Nesses casos, a competência do Brasil concorre com a de autoridade judiciária estrangeira, ou seja, a ação pode ser proposta perante a autoridade judiciária brasileira ou em outro país.
Art. 21.  Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que:
I - o réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil;
II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigação;
III - o fundamento seja fato ocorrido ou ato praticado no Brasil.
Parágrafo único.  Para o fim do disposto no inciso I, considera-se domiciliada no Brasil a pessoa jurídica estrangeira que nele tiver agência, filial ou sucursal.
Art. 22.  Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações:
I - de alimentos, quando:
a) o credor tiver domicílio ou residência no Brasil;
b) o réu mantiver vínculos no Brasil, tais como posse ou propriedade de bens, recebimento de renda ou obtenção de benefícios econômicos;
II - decorrentes de relações de consumo, quando o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil;
III - em que as partes, expressa ou tacitamente, se submeterem à jurisdição nacional.
1.2 Competência Internacional Exclusiva – Art. 23 CPC 
Já nessas hipóteses, APENAS o Brasil possui competência, ou seja, a demanda só poderá ser proposta perante a autoridade judiciária brasileira.
Art. 23.  Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra:
I - conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil;
II - em matéria de sucessão hereditária, proceder à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domicílio fora do território nacional;
III - em divórcio, separação judicial ou dissolução de união estável, proceder à partilha de bens situados no Brasil, ainda que o titular seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domicílio fora do território nacional.
Art. 24.  A ação proposta perante tribunal estrangeiro não induz litispendência e não obsta a que a autoridade judiciária brasileira conheça da mesma causa e das que lhe são conexas, ressalvadas as disposições em contrário de tratados internacionais e acordos bilaterais em vigor no Brasil.
Parágrafo único.  A pendência de causa perante a jurisdição brasileira não impede a homologação de sentença judicial estrangeira quando exigida para produzir efeitos no Brasil.
2. COMPETÊNCIA INTERNA 
As regras de competência são determinadas no momento da propositura da demanda por força do Princípio da perpetuatio jurisdicionis, exposto no art. do CPC. 
2.1 Critérios internos de fixação da competência:
2.1 Critérios internos de fixação da competência
2.1.2 Critérios absolutos – visam a proteção do Interesse Público, não podem ser derrogados pela vontade das partes (art.62 CPC); caso violados geram incompetência absoluta do juízo, que pode ser reconhecida de ofício pelo Juiz, a qualquer tempo e grau de jurisdição. 
2.1.2 Critérios relativos - visam a proteção de interesses privados; podem ser derrogados (art. 63 CPC), caso violados geram incompetência relativa, que não pode ser verificada de ofício, deve ser arguída pelo Réu na contestação, no prazo de quinze dias .
Nos critérios relativos encontram-se os fixados pelo valor da causa e pelo lugar (territorial). Há , no entanto, com relação aos JEF’s, exceção no que tange o valor da causa, visto que no âmbito Federal o valor da causa é critério absoluto de fixação, se a causa tiver como valor menos de 60 salários mínimos, ela obrigatoriamente vai para os JEF’s, como preconiza a lei n° 10.259/01. 
Outra observação, é a respeito do art. 47 do CPC, que traz o foro da situação da coisa, no entanto nos parágrafos do dispositivo determinam critério territorial absoluto. 
Art. 47.  Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.
§ 1o O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
§ 2o A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta.
No CPC os critérios territoriais estão previstos nos arts 46 a 53 e na a L.9.099 no art. 4°. Ainda temos critério territorial previsto em outras legislações extravagantes (art 58,II da L 8245, art 2º da L 7347 e art 101, I, da L 8078).
Incompetência absoluta: Arguível em preliminar de contestação. Todavia, é reconhecível de ofício e, portanto, arguível a qualquer tempo e grau de jurisdição através de simples petição.
Incompetência relativa: Não pode ser reconhecida de ofício. Arguível em preliminar de contestação, que deve ser oferecida dentro do prazo legal, sob pena de prorrogação de competência. 
Art. 64.  A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.
§ 1o A incompetência absoluta pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício.
§ 2o Após manifestação da parte contrária, o juiz decidirá imediatamente a alegação de incompetência.
§ 3o Caso a alegação de incompetência seja acolhida, os autos serão remetidos ao juízo competente.
§ 4o Salvo decisão judicial em sentido contrário, conservar-se-ão os efeitos de decisão proferida pelo juízo incompetente até que outra seja proferida, se for o caso, pelo juízo competente.
Art. 65.  Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação.
Parágrafo único.  A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
 
3.Causas legais de modificação da competência (art 54 do CPC):
a) Conexão-art 55 do CPC
Art. 55.  Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
§ 1o Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.
b) Continência-art 56 do CPC
Art. 56.  Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.
Art. 57.  Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.
Caso verificado que os processos estão separados, não seja caso de continência que acarrete a extinção nos termos do artigo 57 e haja risco de decisões contraditórias, o Juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinará a reunião no juízo prevento (art 58), sendo que o juízo se torna prevento pelo registro ou distribuição da petição inicial.
Tatiana Constancio Silva
http://lattes.cnpq.br/7568953422099207

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais