Buscar

Disertação sobre os fins justificam os meios.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para se analisar a frase os fins justificam os meios deve ser intendido que qualquer atitude é justificada dependendo do seu objetivo .É de acordo com seu objetivo que você vai traçar os planos de como atingi-los.
Ou seja, quando uma pessoa afirma que os fins justificam os meios isso significa que está disposta a fazer qualquer coisa para conseguir almejar seu objetivo.
Inicialmente essa frase era mais usada no contexto político mas depois foi transposta para as outras áreas da vida, onde pessoas acreditam que tudo é permitido quando você quer fazer alguma coisa importante. Muitas das coisas que são feitas por essas pessoas são consideradas reprováveis no âmbito da ética e moral.
Para ficar mais claro esse e um exemplo de os fins justificam os meios:
Em uma empresa, abre uma vaga no Conselho de Administração. Depois de várias entrevistas, a escolha fica entre dois candidatos: A e B. O candidato A tem uma família para sustentar e aquela vaga vai possibilitar dar uma vida melhor para os seus filhos. No dia da entrevista final, ele esvazia os pneus do candidato B durante a noite, impossibilitando-o de ir à entrevista. Como consequência, o candidato A consegue o emprego.
O candidato A pode dizer que tinha um objetivo bom, que era dar uma vida melhor para os filhos. Neste caso, para ele os fins justificam os meios, porque para conseguir o emprego ele fez algo que é considerado errado para muitas pessoas.

Outros materiais