Buscar

mapeamento 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
O diagrama abaixo é relativo a um mapeamento de um processo simples. De acordo com conhecimentos obtidos sobre notações (ou linguagens) referente a mapeamento de processos, pode-se afirmar que:

I- O ponto nº 1 refere-se a um caminho natural do processo, enquanto o ponto 2 significa o fim desta etapa.
II- O ponto 3 significa a necessidade de um relatório para que o processo avance e o Ponto 1 refere-se a uma condição de decisão.
III- O ponto 2 refere-se a um conector de rotina, enquanto o ponto 3 significa que algum documento deve ser gerado para sequência do processo.
IV- O ponto 2 significa um conector de rotina enquanto o ponto 1 refere-se a uma condição de desvio inerente ao processo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	( ) I e III estão corretas;
	B	( ) II e III estão corretas;
Você acertou!
O exemplo acima é relativo a um fluxograma simples, no qual se observa alguns itens que são essenciais a compreensão de um mapa de processos. No caso específico deste exercício, a alternativa “b” é a correta:
O ponto 1 significa uma condição de decisão (normalmente com duas possíveis respostas: sim ou não).
O ponto 2 expressa uma circunstância em que se tem uma referência para “quebra do fluxograma”, ou seja, o processo deve iniciar em outra posição conforme indicado no círculo “A”. Este recurso é utilizado para evitar cruzamentos (intersecções) de linhas.
Quanto ao ponto 3, é um símbolo que significa que existe algum documento (relatório por exemplo) que deve ser utilizado como um “input” (entrada) para sequência do processo.
	C	( ) Somente I está correta;
	D	( ) II e IV estão corretas;
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Conforme já comprovado por estudos, o mapeamento do fluxo de valor é de grande importância para o sucesso de qualquer empresa. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que cita corretamente os itens que devem ser levados em conta na elaboração de um mapa de fluxo de valor:
Nota: 20.0
	A	( ) Visão do cliente, visão da administração, visão de vendas e fluxo logístico.
	B	( ) Visão do cliente, visão dos processos e visão dos fluxos de materiais e informações.
Você acertou!
O conhecimento das visões que ocorrem no fluxo de valor é essencial no entendimento desta técnica, que envolve cliente, processos e fluxos de materiais e informações, portanto alternativa “b”. As demais alternativas estão incompletas ou possuem itens sem relação com o mapeamento do fluxo de valor.
	C	( ) Visão do fornecedor, da produção e do cliente.
	D	( ) Fluxo de materiais do processo até o cliente
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Sabemos que o software é a parte lógica de um sistema de informação. É ele que comanda o processamento do sistema por meio do hardware e das redes de dados. Podemos dizer que tudo o que ocorre em um sistema computacional está previamente descrito nas linhas de código do software. Os softwares são desenvolvidos para suprir necessidades – ou aplicações – específicas, por isso eles são chamados de softwares aplicativos, ou simplesmente ‘aplicativos’. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica:
Camada 1 (Interface de usuário)
Camada 2 (Código)
Camada 3 (Banco de Dados)
 
São elas a camada de interface de usuário. De acordo com nossos estudos, relacione os conceitos a seguir e depois marque a alternativa de acordo com a sequência obtida:
( ) Gráfico apresentado em um tablet
( ) Cálculo do imposto sobre serviços de uma nota fiscal
( ) Consulta no cadastro de clientes
( ) Inclusão de um produto no cadastro de estoque
( ) Cálculo do somatório de vendas do mês
Nota: 20.0
	A	1-2-3-3-2
Você acertou!
O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica: a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados. A interface de usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas-texto, janelas e formulários. A camada de código representa o software em si. São as linhas de código que compõem o programa e determinam a sua lógica de execução. A camada de banco de dados é responsável pelo armazenamento e recuperação das informações que são processadas pelo software.
	B	1-3-2-2-3
	C	1-2-1-3-2
	D	2-1-3-3-1
	E	2-2-3-3-1
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Uma empresa não fabrica produtos. A empresa produz e entrega valores. O que o cliente compra e recebe é um valor, e não somente um produto, portanto o que é valor para o cliente? Em resumo, valor é tudo aquilo que o cliente está disposto a pagar, o resto é desperdício (Silva, 2008). Para se enxergar e distinguir valor em um processo qualquer se faz uso de uma técnica denominada mapeamento do fluxo de valor. No que diz respeito ao mapeamento do fluxo de valor, pode-se afirmar que:
I- É uma técnica exclusiva para redução de custos.
II- É uma ferramenta para mapear fluxos produtivos e identificar desperdícios.
III- É uma ferramenta utilizada para mapear os fluxos de valores financeiros de uma empresa.
IV- É uma ferramenta da produção enxuta.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	( ) I e II estão corretas
	B	( ) II e III estão corretas
	C	( ) IV está correta
	D	( ) II e IV estão corretas
Você acertou!
O mapeamento do fluxo de valor não é uma técnica exclusiva para redução de custos tão pouco uma técnica referente a valores financeiros de uma empresa, embora tenha impacto nestes itens. A essência é identificar dentro do fluxo produtivo o que agrega e não agrega valor ao cliente dentro da filosofia da produção enxuta.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Muitos benefícios tangíveis e intangíveis são advindos da integração de sistemas de informações, desta forma, relacione a coluna 1 com suas respectivas características (Coluna 2) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 COLUNA 1
1 - BENEFÍCIOS TANGÍVEIS
 2 - BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS
 COLUNA 2
( ) Redução de pessoal
 ( ) Aumento de produtividade
 ( ) Aprimoramento dos processos
 ( ) Padronização de processos
Nota: 20.0
	A	2 – 1 – 2 – 1
	B	1 – 1 – 2 – 2 
Você acertou!
BENEFÍCIOS TANGÍVEIS: Redução de pessoal, Aumento de produtividade. BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS: Aprimoramento dos processos, padronização de processos (veja item 5.2 p. 86-87).
	C	2 – 2 – 1 – 1 
	D	1 – 2 – 1 – 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais