Buscar

CPC 00 capítulo 4 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CPC 00 capítulo 4 – Estrutura Conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis: texto remanescente
Este capítulo inicia falando sobre o principio da continuidade o qual fala que as demonstrações são elaboradas com base na continuação da atividade. Tal princípio expressa que a entidade não pretende liquidar ou reduzir as operações.
O capítulo também fala sobre os elementos das demonstrações, que são os elementos relacionados à posição financeira e relacionados ao desempenho.
 Os elementos relacionados à mensuração da posição financeira são os ativos (que são recursos controlados, resultados de eventos passados do qual se espera benefícios econômicos futuros), os passivos (que são obrigações presentes, derivados de eventos passados, cuja liquidação resulte na saída de recursos) e o patrimônio líquido (que é o resultado da subtração do ativo pelo passivo, claro que já sabemos que é bem mais que isso e eu vou falar um pouco mais posteriormente).
 Percebam que as definições do ativo e passivo são sobre suas características básicas, mas existem outros critérios a serem observados no momento de mensurá-los, portanto a expectativa de que futuros benefícios econômicos entrem ou saiam da entidade deve ser suficientemente certa para que seja reconhecido.
Lembrando que deve ser observada a essência subjacente e a realidade econômica para enquadrar um item em um dos três elementos.
Voltando um pouco no ativo, o beneficio futuro é o seu potencial em contribuir para o fluxo de caixa e seus equivalentes. Muitos ativos têm forma física, porém não é um critério essencial, assim como o direito de propriedade também não é.
Os ativos normalmente é obtido por compra ou produção, porém existem outras formas que consegui-los, como a doação.
No caso dos passivos
Os elementos relacionados a mensuração do desempenho são as receitas e as despesas

Outros materiais