Buscar

A IMPORTANCIA DO ADMINISTRADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTANCIA DO ADMINISTRADOR
Gilson Miranda Ferreira
INTRODUÇÃO
De acordo com Ferreira (1999, p.53), o termo administração, do latim administratione, aborda em seu sentido mais amplo o seguinte significado: ação de administrar, gestão de negócios públicos ou particulares; enquanto administrador, do latim administratore, define a pessoa que tem cargo de administração de bens e serviços públicos ou particulares. Os administradores são aqueles que possuem curso superior de Administração. 
Enquanto Ciência, Fayol (1989) define administração como sendo um conjunto de operações de toda a empresa dividida em seis grupos: técnicas; comerciais; financeiras; de segurança; de contabilidade e administrativas. Estes seis grupos existem em qualquer empresa, independente do seu porte. Ele define administrar como: 
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e tração o programa de ação. Organizar é construir um duplo organismo, material e social, da empresa. Comandar é dirigir o pessoal. Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços. Controlar é velar para que tudo corra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas (FAYOL, 1989, p. 26)
Segundo Chiavenato (2007 p.3) "A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.". Então a Administração significa um processo para a tomada de decisões que devem resultar em ações que promovam a melhoria nas empresas. Todo este processo, segundo Maximiano (2004 p. 34), "(...) compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (...), execução e controle".
A administração é muito abordada nos dias atuais, num sistema onde o comércio é forte em arrecadação e as concorrências são acirradamente diretas, os grupos/organizações não só necessitam como são dependentes de sistemas de gerenciamento, onde o administrador deve mantê-las em condições de constante crescimento, buscando ferramentas e meios de se manterem vivos no mercado. E que sejam capazes de lidar melhor com a habilidade administrativa fazendo a diferença em suas empresas rumo ao topo do sucesso. Empiricamente todos nós possuímos habilidade administrativa, desde o nascimento administramos nossas mães com nossos choros, os amigos ao brincar com os nossos brinquedos, na função decoordenar as demais funções através do gestor ou administrador.
A competitividade de mercado ao longo do século enfrenta um ambiente crescente e competitivo, os grupos se viram pressionados a buscar estratégicas rapidamente para sobrevivência das empresas. O alvo passou a ser diretamente a satisfação do cliente e a capacidade dos administradores de promoverem essa satisfação, agregando valores aos produtos ofertados, melhoria nos processos organizacionais e formação dos profissionais.Segundo Harrington, (1993), os processos e não as pessoas são a chave para um desempenho sem falhas.  Uma empresa é formada por um conjunto de processos inter-relacionados. Logo o aumento da eficiência da empresa deve ser obtido em função da compreensão e melhoria dos mesmos.
O administrador deve buscar ir além do planejamento, organização e controle, utilizando a totalidade desses sentidos e mantendo o equilíbrio necessário em suas decisões em momentos que podem ser cruciais para empresa. Na constituição da empresa, os sócios visam claramente obter lucro mediante o fornecimento de bens ou prestação de serviços. Mas, nem todas as empresas conseguem colher o lucro desejado, algumas vão à falência. O objetivo do administrador é ter grande importância em guiar a empresa rumo ao sucesso almejado.
Deve se profissionalizar, ser capacitado e dotado de conhecimento, habilidades e atitudes que o encaminhará ao objetivo da empresa, tendo a capacidade de administrar em alto nível, para que a empresa cresça e se desenvolva. Atualmente, os administradores enfrentam uma grande concorrência, sendo este seu maior obstáculo profissional, e ao passar dos anos será ainda maior, porque a sociedade exige muito de seus provedores. A busca na qualidade de vida de uma empresa requer uma formação adequada de seu administrador, que seja suficiente para conduzir a empresa ao crescimento, com a tarefa de fazerem ser competitivas com o mercado e preocupando-se com a sustentabilidade em todos os níveis e setores de suas atividades.
DESENVOLVIMENTO
O Papel do Administrador na Empresa
A função da Administração de uma empresa é de se responsabilizar pelo planejamento e execução de estratégias, que visam no auxílio da empresa a alcançar seus objetivos e metas pré-estabelecidas. Essa importância se dá no contexto atravessado pela economia mundial, onde envolve operações e diálogos com outras empresas em outros países, gerando uma globalização do comércio. Essa amplitude comercial abrange as competências do administrador, tornando-se uma figura inegável e indispensável para o sucesso da sociedade.Uma empresa que busca diminuir os seus custos de produção e/ou fornecimento,maximizando seus lucros, ela passa a caminhar para a solução dos problemas de qualquer empreendedor, tendo lucros cada vez maiores, grandes patrimônios, uma empresa cada vez mais forte e bem-sucedida. 
O mundo empresarial é uma guerra intensa e competitiva, onde o mais importante é alcançar uma posição de sucesso, o topo, não se esquecendo que é necessário ficar atento na empresa concorrente, que buscará de todos os meios ter um negócio sustentável, lucrativo e que seja melhor do que a sua empresa. Uma equipe de qualidade pode se tornar o diferencial entre o sucesso e o fracasso.
Com as mudanças que aconteceram, os avanços tecnológicos, e as mudanças culturais e sociais que tivemos na economia, no meio ambiente, fizeram que mercado se consolidar numa influência nunca existente, o consumismo tomou novos rumos, o profissionalismo explodiu devido à concorrência, exigindo uma demanda de profissionais cada vez mais bem informados e produtor de conhecimento, para satisfazer uma melhoria contínua.
O administrador atualmente deve possuir característica global, aliar os conhecimentos da ciência da administração, para atingir bons resultados. Ser um profissional competente, conhecer a organização, as forças e fraquezas do seu grupo e supervalorizar o planejamento financeiro e estratégico, utilizando-se as tomadas de decisão para solução de problemas e estar abertamente disposto a criar, inovar e arriscar. 
O administrador deve sempre estar em busca de conhecimento técnico e até mesmo jurídico, para poder desempenhar seu papel com eficiência, tornando-se cada vez mais necessário nos dias atuais. Tendo em vista que sua atuação deve seguir os princípios fundamentais que informa o Código Civil de 2002: solidariedade, boa-fé, praticidade, operosidade, socialização e integridade.
FAYOL, H. Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1989
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando Processos Empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993
CHIAVENATO, Idalberto. Administração teoria, processo e prática. 4 ed. São Paulo. Elsevier. 2007.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 6.ed. São Paulo: Atlas. 2004.

Outros materiais