Buscar

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503515517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Administradores e executivos de todas as organizações estão sendo desafiados por barreiras tecnológicas, como por exemplo, a onipresente falta de conectividade nos sistemas, a hibridização de tecnologias e os padrões internacionais crescentemente restritivos de ..........................., que requerem estratégias de negócio consistentes e integradas". Com base na afirmativa marque a opção a completa corretamente.
		
	
	perda da qualidade de produtos e serviços
	
	não uso de produtos e serviços
	
	qualidade de pessoas
	
	qualidade de equipamentos
	 
	qualidade de produtos e serviços
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503515648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que o BSC (Balanced Scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta.
		
	
	Em organizações descentralizadas ou dispersas geograficamente, a utilização do BSC restringe-se a contextos específicos, uma vez que, se ele foi empregado indiscriminadamente, pode inibir o alinhamento e a sinergia.
	 
	As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.
	
	A metodologia do BSC fundamenta-se em cinco perspectivas para a medição e a gestão estratégica do desempenho da organização, a saber: perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos, perspectiva do cliente, perspectiva do fornecedor e perspectiva de aprendizagem e crescimento.
	
	De acordo com a perspectiva dos processos de negócios internos, a organização deve estabelecer prioridades para o desenvolvimento de um clima propício à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
	
	No processo de comunicação da estratégia organizacional, o BSC é pouco eficiente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504077844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre noções básicas de governança de TI. Marque as assertivas verdadeiras.
		
	 
	A respeito de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir: Entre os fatores motivadores da governança de TI incluem-se o ambiente de negócio, a integração tecnológica, a segurança da informação, a dependência do negócio em relação à TI e os marcos de regulação.
	 
	A responsabilidade da governança de TI é do CIO(Chief Information Officers).
	 
	O principal objetivo da governança de TI é garantir o alinhamento da TI com o negócio.
	 
	A dependência do negócio em relação a TI é caracterizada pela estratégia definida pela organização, fábrica, suporte e mudança
	 
	A implementação da estratégia e organização da empresa é especificada pelos arranjos de governança da TI.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504021211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alternativas abaixo, selecione aquela que corretamente apresenta as áreas foco da Governança de TI na visão do COBIT.
		
	
	Alinhamento Estratégico, Medições de Perdas, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Requisitos e Condições de Mercado.
	
	Aquisições Estratégicas, Composição de Valor, Gerenciamento de Benefícios, Gerenciamento de Recursos e Modificações de Desempenho.
	 
	Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Recursos e Medições de Desempenho.
	
	Planejamento Estratégico, Valores de Ativos, Gerenciamento de Pessoas, Agregação de Componentes e Medições de Custos.
	
	Alinhamento de Desempenho, Associação de Valores e Benefícios, Gerenciamento de Decisões, Gerenciamento de Perda de Recursos e Medições de Riscos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503515525)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A adoção de uma modalidade centralizada é indicada quando a decisão está delimitada a pequena quantidade de funções com capacidade para tal. Uma modalidade descentralizada tem reflexo em um número maior de configurações, mas descentraliza o poder e dificulta o alinhamento; é típica da organização divisional e/ou de gerentes de linha. A modalidade federativa e suas várias configurações se relacionam com os aspectos da decisão, balanceado entre a alta gerência e a estrutura divisional e/ou de gerência de linha". Leia o trecho e marque a opção correta que indica sobre o nível decisório da empresa referente a segundda forma da modalidade que está sendo citada (modalidade descentralizada ):
		
	
	Nível Tático
	
	Níveis de Desenvolvimento
	 
	Nível Operacional
	 
	Nível Estratégico
	
	Nível Intermediário

Outros materiais