Buscar

direito canonico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como já vimos, o Direito Canônico consiste no Direito da comunidade religiosa, onde emanou-se no Período Medieval (apartir do séc III) sendo seu apogeu no século XII e XIII e sua decadência a partir do século XIV. A igreja como centralização de poder na Idade Média, quis difundir-se predominando-se sua essencia ecumênica e dentro do Direito não poderia ser diferente, fora criado o direito canônico. Sendo assim, este direito sofreu certo domínio mesmo dentro do direito privado referente ao casamento e divorcio, por exemplo, era de competência dos tribunais eclesiasticos e não dos laicos resolver estes conflitos a partir do século VIII. Consequentemente, “tal direito está na base de numerosas disposições do direito civil moderno” GILISSEN, John. 1997. 
O direito canonico foi o pioneiro durante algum tempo na idade média sendo o único escrito, assim por anteceder o direito laico da Europa Oidental em algumas questãoes como a escrita e a o estabelicimento de uma ciência do direito (canônico), ele serviu como influência na formulação e desenvolvimento deste. Consequentemente ocorreu a separação do Estado com Igreja advinda do Reforma e laicação dos Estados no século XVI, onde o poder do direito canonico limita-se cada vez mais a questões religiosas. 
Mesmo depois de séculos o direito canônico ainda está bem vivo, tanto em influências em matérias no direito privado, como falamos anteriormente como em relaçãoes entre menbros da igreja cristã, tendo estes submetidos voluntariarmente a este direito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais