Buscar

Etica Alex Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408877475)
	A deontologia médica foi a pioneira das deontologias e se fundamenta em leis. Marque entre as afirmativas abaixo a resposta correta:
		
	
	Constituição Brasileira.
	
	Lei natural.
	
	Codigo Cívil Brasileiro.
	
	Lei Jurídica.
	
	Lei natural e Lei juridica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408877416)
	Ao longo dos séculos, com o progresso do conhecimento, houve uma organização do trabalho e, assim, surgiram as profissões. Desde os tempos mais remotos, o homem desenvolveu suas atividades.
		
	
	Em função de necessidades sociais e indviduais.
	
	Em função das necessidades sociais.
	
	Em função de necessidades religiosas.
	
	Em função de necessidades individuais.
	
	Em função das necessidades pessoais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408877906)
	A Associação Brasielira de Enfermagem possui as seguintes finalidades?
		
	
	Promover integração representativa da Enfermagem para os enfermeiros, na defesa dos interesses da profissão.
	
	Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional apenas dos enfermeiros em nosso país.
	
	Promover o desenvolvimento técnico, empírico e profissional dos integrantes de Enfermagem do país.
	
	Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes.
	
	Congregar os enfermeiros e incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408412859)
	Seguem algumas informações sobre as quatro principais entidades de classe da área da enfermagem. Identifique e marque a competencia correspondente a ABEn:
		
	
	É uma entidade disciplinadora do exercício profissional da enfermagem de âmbito nacional
	
	É um orgão de entidade trabalhista, social, de luta em defesa e representação legal da classe
	
	É um orgão executivo de âmbito regional e atua na fiscalização do exercício profissional da enfermagem
	
	É uma entidade com finalidade cultural e cientifica da enfermagem
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408356829)
	Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	Pode revelar o Segredo: 3º. Quando o bem da terceira pessoa o exige: nos casos de servícias (maus tratos) ou castigo a menores (caso ocorrido na emergência).
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408356821)
	Podemos dizer em qualquer um dos casos, para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	A privacidade e a intimidade são direitos inalienáveis e a(o) enfermeira(o) tem obrigação de considerar como confidencial todas as informações que possui sobre seu cliente.
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	O enfermeiro defronta-se com situações que pode revelar o segredo, outras que é obrigado a quebrar o segredo, e outras que é impedido de revelar, por ser tratar de funcionário antigo do hospital.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408355325)
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentes de ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408355330)
	Os enfermeiros informam as autoridades competentes que a mulher foi vítima de maus-tratos. Questionados acerca de uma criança que dá entrada no serviço de urgência com marcas evidentes de agressões físicas, e as pessoas que a acompanham negam qualquer agressão, o que se pode verificar, é que uma grande percentagem dos enfermeiros informam as autoridades competentes que a criança foi vítima de maus-tratos. Perante a situação limite do segredo profissional, em que um indivíduo que recorre ao serviço de urgência, com ferimentos, confessa que matou uma pessoa, e pede para não divulgar, a maioria dos enfermeiros informam as autoridades competentes que o indivíduo matou uma pessoa. Constatamos também que os enfermeiros do sexo masculino, com habilitações superiores (licenciatura), com mais habilitações profissionais, casados e que têm menos anos de profissão, consultam a ordem dos Enfermeirospreviamente à quebra de sigilo profissional. Dos deveres para com outras profissões Como membro da equipa de saúde, o enfermeiro assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional.
		
	
	O enfermeiro não deve em hipótese alguma integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços e revelando o segredo profissional.
	
	Trabalhar em articulação e complementaridade com alguns profissionais de saúde para a melhoria, e controle do segredo profissional.Assim, compartilhando com outro paciente o segredo profissional.
	
	Atuar em diversas áreas de competência e reconhecer a especificidade das outras profissões de saúde, respeitando os limites impostos pela área de competência de cada uma delas.Assim, revelando o segredo.
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o segredo profissional.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços. Assim, mantendo em sigilo o segredo que lhe fora revelado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408878007)
	Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 dispõe sobre a consulta de Enfermagem, sendo atividade privativa do Enfermeiro, utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade. São partes integrantes da consulta de enfermagem, EXCETO:
		
	
	Implementação da assistência de Enfermagem.
	
	Diagnóstico Médico.
	
	Prescrição de Enfermagem.
	
	Diagnóstico de Enfermagem.
	
	Historico de Enfermagem (entrevista, anamnese e exame fisico).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408877990)
	O Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 que dispõe sobre a consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, seja em instituição pública ou privada, a consulta de enfermagem deve ser:
		
	
	Livremente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Incentivada por toda equipe de enfermagem.
	
	Exclusivamente de algumas especilidades da assistência de enfermagem.
	
	Empiricamente realizado pelo enfermeiro.

Outros materiais